A Xuxa completa 60 anos nesta segunda-feira, dos quais 44 são de carreira. A eterna rainha dos baixinhos começou sua carreira como modelo, mas foi como apresentadora que construiu seu legado. Ao longo de sua história, Xuxa quebrou recordes, fez sucesso internacionalmente e foi parte da vida de milhões de crianças e adolescentes.
E não dá para falar da trajetória da Xuxa sem mencionar seus looks icônicos. O visual da apresentadora condizia com o seu público: peças lúdicas, chamativas, coloridas e muito características do seu tempo. Ao mesmo tempo, as produções eram muito fashionistas, já que não caíam no caricato, mesmo que fossem um pouco fantasiosas.
A bota branca se tornou a maior marca registrada da Xuxa, já que era a mais usada por ela e suas paquitas. No entanto, ela abusava de botas de todas as cores, quase sempre acima do joelho. Por conta disso, a rainha dos baixinhos assinou algumas linhas de sapatos que incluíam sandálias, tamancos e, é claro, botas.
O uniforme das paquitas também foi outro marco no vestuário dos programas da Xuxa. Ele sofreu alterações ao longo dos anos, mas sempre remetia ao uniforme do soldadinho de chumbo. A própria Xuxa usava algumas variações desse uniforme, mas de uma forma que se destacava dos outros.
O shape das roupas da Xuxa era muito característico. Ela usava peças com ombreiras enormes e a cintura bem marcada, às vezes com corpete, com cinto, com tops peplum ou só com um short ou calça bem justos. Essa combinação resultava em uma imagem que destacava a parte de cima do seu corpo, o que faz sentido considerando os closes nos programas.
Acessórios eram os melhores amigos da apresentadora. Ela abusava de pulseiras, cordões e anéis. Mix de acessórios muito coloridos e chamativos eram frequentes em seus looks, o que ajudava a construir a figura lúdica e divertida que ela era na TV.
Algo que não dá para ficar de fora quando se fala da imagem de moda da Xuxa é o cabelo. Ela sempre usou muitos penteados diferentes — carregados de scrunchies, presilhas e enfeites —, além de múltiplas perucas, das super realistas às mais caricatas para representar algum personagem. Xuxa já contou diversas vezes que essa era uma das partes que mais amava, pois sempre gostou de se fantasiar.
É inegável que Xuxa é além da rainha dos baixinhos, rainha dos looks. Seu vestuário foi uma parte muito expressiva da sua carreira e faz parte do imaginário do público até hoje. É quase impossível usar uma bota branca sem ser chamada de paquita, ou lembrar da infância sem pensar em alguma peça assinada por ela que tivemos.
Nessa junção de nostalgia e moda que é tão atual, Xuxa ocupa um lugar central que nos influencia até hoje. Viva a rainha dos baixinhos!