É oficial: a base matte está saindo de cena no universo da beauté para dar espaço ao acabamento acetinado. A tendência já dava sinais em produções de red carpet e editoriais, porém, com a chegada das semanas de moda, o efeito glow se firmou e garantiu maquiagens leves e com correções pontuais. Depois da longa fase do contour e produtos matte, nos libertamos de transformações radicais na make para entrar no mood mais fresh e o melhor de tudo, prático!
Mas se você quer fugir da oleosidade e acha que a base iluminada irá ressaltar o problema, calma! É importante diferenciar sebo e hidratação. As fórmulas acetinadas são enriquecidas com ingredientes e partículas iluminadoras que hidratam e garantem aquele glow à pele. Claro que em clima tropical o efeito matte ainda tem o seu espaço, principalmente por manter tudo no lugar por mais tempo, mas isso não significa que não podemos apostar na maquiagem radiante. O truque é equilibrar, aplique um primer que controle a oleosidade ao longo do dia, vá nos corretivos sequinhos e finalize com uma camada de pó na zona T. Pode acreditar, o resultado é natural e radiante. Por isso, separamos algumas inspirações para apostar na base acetinada, já:
O efeito acetinado coordenado com o bronzer é a cara do verão. A Hello Flawless, da Benefit, é oil-free, possui FPS 25 e permite uma cobertura leve com um glow poderoso. Ela é ideal para peles maduras.
A make do dia a dia é garantida com a base acetinada. A cobertura é na medida certa e o resultado é fresh na pele. Se você quiser só homogeneizar com acabamento transparente e natural, vai na Waterblend, da Make Up For Ever, com cobertura baixa e efeito hidratante.
A base acetinada ganha um ponto bônus: ela é confortável na pele! Como a cobertura é mais natural, a fórmula é fácil de espalhar e não pesa ao longo do dia. A Naked Skin, da Urban Decay, segue a linha e possui partículas de difusão de luz, o efeito é semi-matte, ou seja, ela ilumina na medida certa e não deixa o efeito pegajoso na pele, sabe?
O efeito molhado da base acetinada deixa o iluminador ainda mais evidente e ressalta os pontos de luz da pele. A Waterweight, da MAC, tem uma cobertura fluida e fácil de aplicar.
O resultado da make fica a cara do verão coordenada com tons vibrantes. A base Re(marc), da Marc Jacobs, é poderosa porque consegue camuflar diversas imperfeições com um acabamento super leve.
As bases de acabamento acetinado são indicadas para pele madura. Elas ajudam a hidratar e não acumulam nas rugas e linhas de expressão. A Mineralize, da MAC, é indicada para peles normais e secas e possui um resultado super natural.
Truque: vale pingar algumas gotinhas de iluminador na própria base e aplicar por todo o rosto. A dica funciona super em makes mais elaboradas e ainda potencializa o iluminado. Se você não abre mão do glow, vale o teste na Sheer Glow, da NARS, com partículas radiantes.
A cobertura suave é ideal para os dias mais quentes, ela é mais confortável e prática. De opção nacional, a base líquida da Océane é aposta certeira, ela possui embalagem em conta gota e possui FPS 40.
Dica dos backstages da semana de moda: aplique a base acetinada por alguns pontos do rosto em pontos que precisam de maior cobertura e esfume bem com um pincel duo fiber. As em bastão, como a Chubby In The Nude, da Clinique, são ideais para a técnica e ainda cabem em qualquer nécessaire.
Todas as bases acetinadas para testar estão aqui:
Mas também separamos essas outras opções que valem o teste: