Delineados gráficos, boca degradê, cristais coloridos nos olhos…. Essas e outras tendências de maquiagem vêm e vão, conforme a estação e o clima nas passarelas e nas ruas. Mas quando falamos de clássicos da maquiagem, daqueles que nunca saem de moda, imediatamente o olho esfumado vem à mente, seja ele feito com sombras ou lápis de olhos.
Embora seja simples de fazer, o esfumado clássico pode apresentar uma certa dificuldade já que demanda tempo, coordenação, pincéis e diversas sombras para ser criado, o que acaba afastando algumas pessoas de tentar criar o look. No entanto, existe um outro tipo de esfumado, muito mais fácil de criar, e que requer apenas um bom lápis de olhos para um efeito incrível. Quer saber como? Vem com a gente!
escolhendo um bom lápis de olhos
Se você quer arrasar no esfumado, o primeiro passo é escolher um bom lápis de olhos do tipo kohl (também conhecido como kajal). Esse tipo de produto é mais macio, fácil de manipular e de esfumar, além de ter uma super durabilidade. Mas para garantir essas características, é preciso apostar em um lápis de boa qualidade, como esses que a gente selecionou:
arrasando no traço
Com o lápis bem apontado, faça um traço rente aos cílios superiores. Não precisa se preocupar em deixar o traço perfeito: você vai esfumá-lo logo em seguida!
Aqui, uma dica que faz toda a diferença: se você quer um esfumado menos intenso, destacando mais o final dos olhos, faça o traço a partir da linha dos cílios no CENTRO dos olhos. Já se quiser um resultado mais intenso, pode começar o traço no canto interno dos olhos, e traçar toda a linha até o final.
hora de esfumar
Agora, com um pincel ou mesmo com os dedos (eu sempre faço com os dedos!) basta “borrar” o traço suavemente, fazendo movimentos leves em direção ao final dos olhos. Importante: como o lápis seca rápido, e depois que seca fica difícil de manipular, é melhor fazer o traço em um olho e esfumá-lo em seguida, e só depois fazer no outro ok?
Se quiser optar por um pincel, aposte em um de cerdas curtas, que conseguem esfumar apenas o traço, sem espalhar muito o lápis pela pálpebra!
fechando o contorno
Essa etapa faz toda a diferença: com o mesmo lápis, você pode “sujar” a raiz dos cílios inferiores, apenas na parte mais externa dos olhos, e esfumar logo em seguida. Não precisa se preocupar em fazer um traço, basta encostar o lápis de olhos na região e pressionar levemente, para depositar o pigmento, e depois esfumar. Ao fazer isso, você “fecha” o sombreado, dando um efeito mais intenso e acentuado o formato amendoado dos olhos. Não precisa passar o lápis na linha d’água, mas sim na raiz dos cílios ok?
adicionando cor ou brilho
Essa etapa pode ser feita se você tiver mais tempo, ou se quiser dar um toque diferente ao visual. Depois de criar o esfumado, adicione uma sombra colorida apenas no centro da pálpebra móvel superior, de forma mais concentrada. Outra opção é apostar em uma sombra metalizada, com textura em gel, que deixa o look super glamuroso e moderno!
Como você já vai ter criado o esfumado, os olhos já estarão mais definidos e impactantes, e a sombra será apenas um toque divertido ao look. Vale testar!