A tendência office siren, corporate girl ou simplesmente CLTcore, como você quiser chamar, começou como reflexo da nossa volta à rotina (e ao escritório) pós-pandemia, viralizou com a imagem clássica de Gisele Bündchen em cena de "O Diabo Veste Prada", se confirmou em muitas passarelas, de Miu Miu a Saint Laurent, e finalmente chegou às lojas de departamento e aos nosso looks de trabalho - e lazer também. Ou vai dizer que você não comprou um blazerzinho, uma camisa social ou uma calça de alfaiataria sequer nos últimos meses ou ano?
Somos todas um pouco vítimas da moda. Eu, pelo menos, me rendi a muitas peças tradicionalmente ligadas a essa "estética de escritório".

Embora vendida em muitas redes sociais como algo novo, essa energia corporativa e, até certo ponto, pode-se dizer, "masculizada" não é uma novidade na moda. Rapidamente, a gente pode citar a revolução de Coco Chanel e o seu tailleur de tweed na década de 1920 e a tendência do Power Dressing nos anos 80. Isso sem contar a era Girlboss que varreu a internet e os looks de muitas mulheres recentemente, nos anos 2010.

Hoje, de carona na reverberação dessa tendência, vamos nos inspirar em alguns dos melhores looks de trabalho de personagens icônicas de séries e filmes.

Comecei por um dos looks de trabalho mais icônicos da televisão, na minha opinião. Eu me lembro da primeira vez que assisti a esse episódio de "Friends" e vi a Rachel com essa camisa social ombro a ombro e gravata. Simplesmente sofisticada e muito cool!

Impossível não colocar a nossa amada Andrea Sachs nessa lista. Apesar de trabalhar em uma revista de moda, a personagem de Anne Hathaway ainda tem lampejos de looks formais, mas com um toque a mais de estilo. Aqui, além da gola exuberante para fora do cardigã, vale anotar a dica do colar de pérola, que está super em alta atualmente.
Leia mais: Salvei mais de 13 ideias de como usar pérolas em looks estilosos

Este look de "O Diabo Veste Prada" é subestimado, mas é uma ótima inspiração de looks de trabalho para quem precisa de produções mais formais. O decote canoa é elegante pra qualquer ocasião e a estampa de poá é uma forma inteligente de sair das cores sólidas básicas.

Mais um look da Rachel Green, claro. A blusa de gola alta sem mangas é uma boa opção para os dias de calor e, quando combinada à saia midi, compõe um visual sofisticado para o trabalho.

A Olivia Pope de "Scandal" é uma super inspiração para quem busca looks de trabalho formais. Aqui, a personagem de Kerry Washington mostra como o look monocromático é infalível para alcançar um visual chique.

Poucos lembram, mas a Maxine Shaw, da sitcom "Living Single" de 1993, dava show quando o assunto era bom humor e looks de trabalho estilosos, sem deixar de lado a formalidade. No visual acima, ela usava calça de alfaiataria com suspensório e, em vez de camisa social fechada, a peça aberta com uma regata por baixo.

Rachel Zane, a personagem de Meghan Markle em "Suits", é outra que, embora a série tenha acabado, continua inspirando quem precisa trabalhar com roupas mais formais. A boa ideia que ela traz aqui é substituir a camisa por um cardigã; boa dica, principalmente na meia-estação!

Taí um look que poderia facilmente ter saído das passarelas da Saint Laurent, só que em uma versão mais formal para o trabalho.

De todas as personagens de "Sex and the City", a Miranda talvez seja a que tem o guarda-roupa mais formal e, por isso, merece estar na lista. Esse look com terno, tênis e meia de cano alto é tão retrô quanto é Geração Z, e, em alguns ambientes mais informais, pode funcionar como look de trabalho.

Agora, se você realmente não pode sair muito do dress code rígido, que tal "temperar" o seu look de trabalho com um broche impactante ou um sapato com a cor tendência da temporada?

Olivia Pope nos lembra de outra peça clássica e cool, que merece estar mais presente nos seus looks de trabalho na meia-estação e no inverno. Estamos falando do trench coat.

Claro que antes da lista acabar, temos outro visual da Rachel Green. Dessa vez, a personagem de Jennifer Aniston apostou no terninho que, em vez da calça, tem uma minissaia. Não é para qualquer escritório, mas se o seu permite, vá em frente.

E as coloridas não precisam apostar apenas em uma paleta sóbria, não. Mais uma vez, Olivia Pope mostra que escolhendo uma modelagem mais modesta, como um vestido midi, é possível ousar nas cores.
Gostou das ideias de looks de trabalho mais formais que as personagens estilosas das séries e filmes usaram?