Até alguns anos atrás, quando se pensava nos óculos de sol do momento, a fórmula era certeira: pequenos e, na maioria das vezes, amendoados ou retangulares. O eyewear, assim como a moda no geral, se inspirava na estética dos anos 90 e isso resultava em peças que nossas mães teriam usado. Depois, vieram os óculos esportivos, conectados ao athleisure, que dominavam o street style, e trouxeram as peças de performance para os looks do dia a dia.
No entanto, agora o cenário parece estar mudando. As it girls têm usado os modelos típicos dos anos 2000: maiores, ovais e levemente curvados. Eles são o que no passado chamávamos de “óculos abelhão”, por lembrar os olhos do inseto. Por isso, há quem ame e quem ainda torça o nariz, mas o fato é que eles têm tudo para se popularizar ainda mais nos próximos meses.

Usado por celebridades como Kendall Jenner, Emily Ratajkowski e Mona Tougaard, os óculos grandes se tornaram quase um uniforme das modelos off duty, que aproveitam para esconder o rosto sem perder o estilo — algo que é muito a cara dos anos 2000.

Mas não são só os modelos ovais que estão em alta. Os mega óculos aparecem também em outras versões, mais retangulares, quase como uma máscara. Miley Cyrus e Jenna Ortega são algumas celebs que apostaram nessa versão.

Outro indicativo desse retorno foi o lançamento da Ray-Ban: o mega balorama é um óculos inspirado no icônico modelo de 1967 com um design maior, que cobre boa parte do rosto. Essa versão foi lançada oficialmente em março deste ano e entrou, inclusive, na coleção do A$AP Rocky para a marca. Além disso, ele ainda foi usado por Lewis Hamilton durante o Austrian Grand Prix.
Nas ruas, os óculos de sol do momento aparecem tanto com as lentes escuras clássicas, perfeitas para colocar no rosto nos dias corridos, quanto em versões mais criativas, através de armações coloridas e lentes mais claras. Seja como for, ao que tudo indica, o futuro terá óculos cada vez maiores.
