É dado a largada para o primeiro dia de SPFW N54. A 54° edição da maior semana de moda da América Latina traz 43 desfiles presenciais e 5 online, que acontecem a partir de hoje (quarta-feira, dia 16) até domingo, 20 de novembro. A novidade do festival fica por conta de quatro marcas estreantes: Greg Joey, do estilista Lucas Danuello, Heloisa Faria, Maurício Duarte e Buzina, marca da designer portuguesa Vera Fernandes - além do mega-desfile em comemoração aos 50 anos da Ellus.
As apresentações acontecem em São Paulo no Komplexo Templo, no Shopping Iguatemi e em locações externas que ocupam locais emblemáticos da cidade. Acompanhe a cobertura completa dos quatro dias por aqui! Confira:
Patrícia Viera
Patrícia Viera ficou responsável por abrir o São Paulo Fashion Week diretamente do Iguatemi SP. A marca da designer especialista em peças de couro apostou no metalizado e abusou do uso de pastilhas, brilhos e aplicações. Com a beleza assinada por Celso Kamura, a passarela foi dominada por cintilantes em uma paleta de cores que caminhou entre os dourados, prateados misturando estampas e cores. O destaque se deu pela combinação de padronagens feitas a laser no couro que garantiu a riqueza de detalhes e peças desejo.
Meninos Rei
Com suas estampas características e sempre muita ancestralidade, Meninos Rei foi a primeira marca a desfilar no Komplexo Templo e levou um verdadeiro show de dança à passarela. Deborah Secco e Jojo Todynho foram algum dos nomes que apareceram em roupas com estampas étnicas dos pés à cabeça em tons neons com muita descontração e animação.
Soul Básico
A marca fundada por Zeh Henrique Domingues em 2019 teve sua estreia presencial hoje no Komplexo Templo. A coleção O Sentir Oceânico foi inspirada no conceito criado pelo biógrafo francês Romain Rolland e mais tarde estudado por Freud, que busca reconhecer a essência de união dos seres humanos, para que, juntos, pudéssemos prosperar. Pensando em compreender que a unidade é a nossa maior potência, o designer trouxe peças masculinas desconstruídas, com modelagens recortadas e estruturadas, com o uso de amarrações e que apareceram em tons terrosos, azuis e sobretudo no branco, passando uma sensação de paz e serenidade.
Greg Joey
A apresentação de estreia do estilista paulista Lucas Danuello foi em clima de anos 70 e 80. Com camisetas estampadas oversized e peças de alfaiataria, a coleção buscou inspiração em filmes de terror que se tornaram clássicos cult, além da trazer a reflexão entre o feio e o bonito, com peças com silhuetas estruturadas, ombros maxi e fendas.
Walério Araújo
Da vanguarda do SPFW, Walério Araújo surpreendeu mais uma vez. Caveiras mexicanas e muito body-con com transparência e bordados iconoclásticos marcaram o desfile gótico ousado com designs volumosos, brilhantes e praticamente nus. Walério trouxe quase 60 looks em tons sombrios que flertavam com o fúcsia e o rosa pink.
Bold Strap
Bold Strap fechou o primeiro dia de SPFW N54 em um desfile eletrizante e sensual, com unhas imensas, plumas, cintos e recortes em um clima alienígena e mantendo sua essência fetichista. O estilista Pedro Andrade transformou a passarela em uma praia com areia rosa, e saindo de sua zona de conforto, apostou em cores vivas, em vestidos fluídos e claro, em bodys de látex. A maquiagem também chamou atenção, já que os modelos apareceram caracterizadas de criaturas não-humanas.