Os Produtos Capilares Que Vão Salvar Os Seus Fios

por Lara Lincoln

Shampoo, máscara, condicionador, leave-in e reparador de pontas, desse passo a passo a gente entende bem, não é? Cuidar do cabelo já faz parte da nossa rotina de beleza e é quase impossível resistir às novidades de beauté da categoria. Mas a atenção não é a toa: diariamente os nossos fios são expostos a ações externas que danificam a sua estrutura e causam as temidas pontas duplas, quedas, porosidade e ressecamento.

E é exatamente aí que os produtos com fórmulas poderosas entram. Eles são enriquecidos com vitaminas, óleos e nutrientes que agem profundamente na cutícula capilar e criam uma camada protetora que sela as escamas abertas responsáveis pelo efeito opaco e frizado dos fios. Mas antes de apostar em uma máscara ou shampoo para chamar de seu, é importante entender as necessidades do seu cabelo para criar o cronograma ideal. Basicamente, a hidratação repõe água e é indicada para todos os tipos de fios, já a nutrição devolve óleo, ajuda na definição e elimina o frizz - o cuidado é favorito entre as cacheadas - e, por último, a reconstrução, responsável por repor massa, ou seja, eliminar a elasticidade, porosidade e ainda fortalecer. Identificou o que você precisa? Agora fica fácil apostar em produtos que vão salvar os seus fios

Gizele Oliveira
Foto: Gizele Oliveira
shampoos

Antes de tudo, escolha um bom shampoo! O produto é um dos primeiros passos nos cuidados e precisa ser específico para a sua necessidade. Nada de apostar em shampoos reconstrutores se o que você precisa é uma leve  hidratação, o resultado pode ficar muito pesado. Fórmulas enriquecidas com óleo são ótimas opções porque nutrem profundamente. 

condicionador

No condicionador segue a mesma ideia: aposte no que você realmente precisa e aplique a quantidade certa - nada de exagerar e achar que os fios ficarão mais hidratados, viu? Vale o teste na linha Amarula, da Amend, enriquecida com vitamina E E e agentes termoprotetores. 

máscaras

Vale criar um cronograma capilar - uma agenda com os cuidados para os fios - que combine hidratação, nutrição e reconstrução. Assim, os fios ficam fortes, alinhados e com o volume controlado. Se precisar de um cuidado potente, pode ir sem medo na máscara Complete Repair, da Amend, ou Force Relax, da L'Oréal, que hidrata e garante volume na medida certa. 

leave in

Nada de deixar o leave in de lado. Esse produto possui agentes que criam uma camada protetora e protegem os fios de ações externas como calor do secador, chapinha, babyliss, sol, vento e pisicina. Alguns são ideais para garantir definição, principalmente para os cachos, que precisam de técnicas de finalização, como a fitagem. 

spray finalizador

O spray finalizador é ideal para controlar o frizz ao longo do dia. Uma boa aposta é o Anti Humidity, da Lee Stafford, que funciona como um "guarda chuva" e mantem a umidade longe dos fios. Ou seja? Nada de frizz e fios armados.

texturizador

Ama messy hair? Então não dá para deixar de lado o spray de sal. A fórmula texturizadora é ideal para garantir volume e corpo aos fios. O mais legal é que existem produtos que unem texturização + cuidados, como Amo Sol, da Yenzah, com filtro solar e água de coco. 

óleo

Por fim, óleos capilares! Esse produto é o protagonista da umectação e o responsável pela nutrição dos fios. Além de selar as cutículas abertas, devolver brilho e óleo às madeixas, ele também é ideal para definir os cachos. 

Você também vai gostar