Se aventurar em um mundo estampado pode ser um tanto quanto complicado para quem está acostumada a se manter na segurança dos looks básicos e peças lisas. Mas, usar estampas é mais fácil do que parece e, acredite, um caminho sem volta. E, se você ainda está dando os primeiros passos nessa jornada dos looks estampados, esse post é especialmente para você.
Pedimos socorro à stylist e produtora de moda Raíza Pecego, vulgo rainha das padronagens, e desvendamos os segredos de uma especialista para usar estampas sem errar no look. Acompanhe abaixo as dicas de quem entende do assunto:
Logo de cara, vamos a uma explosão colorida: oncinha com tons vibrantes de vermelho, azul e amarelo. O mantra é: "todo tipo de informação vem para somar", nas palavras da própria Zazá, que ainda acrescenta: "pra mim, se vestir é carregar consigo um pouco da forma como você vê o mundo, por isso adoro me inspirar em cores, formas e texturas."
Se você não é fã de cores, não tem problema. Isso não é motivo para não investir em um mix n'match dos bons. "Acho que uma forma gostosa de brincar e usar estampas é entender a afinidade entre as cores delas", explica, "quando o assunto é o clássico preto&branco, dá para misturar várias padronagens criativas que saem total do óbvio."
E se misturar estampas não é a sua e combinar prints com cores fortes também não faz o seu estilo, a solução está aqui. "Quando estou em um mood mais básico, gosto de trazer destaque para uma só peça forte", aconselha a stylist, "minha dica é investir em acessórios estampados, que consigam entrar em vários tipos de looks e propostas. Acho, inclusive, que isso te ajuda a começar a ousar mais nas produções."
Segundo a especialista em usar estampas, "outra dica legal é misturar padronagens que, apesar de terem a mesma paleta, possuem escalas e formatos completamente diferentes."
Acho que se vestir é isso, só tem graça se você se diverte fazendo e se sente confiante com o resultado final.
Uma boa ideia também é encontrar a estampa que mais tem a ver com a sua personalidade e torná-la seu básico. "Costumo dizer que o animal print é quase jeans pra mim, um grande curingão", conta, "um look completo na mesma estampa pode ficar chique e estiloso ao mesmo tempo, e você ainda consegue combinar com literalmente qualquer cor de acessório!"
Tem estampas muito parecidas, mas não idênticas no guarda-roupa e morre de medo de usá-las? Apenas pare e veja essa produção acima da Zazá. "Quis brincar criando uma grande mistura e aproveitei que o tom de fundo delas era parecido. Acabou que o resultado foi esse match perfeito!"
Por fim, vamos dar uma chance ao tie dye? "Eu amo tirar essa estampa do lugar comum e combiná-la com uma padronagem ainda mais colorida e divertida", diz, "é uma proposta excelente e nada óbvia para a técnica de tingimento."