Se aventurar em um mundo estampado pode ser um tanto quanto complicado para quem está acostumada a se manter na segurança dos looks básicos e peças lisas. Mas, usar estampas é mais fácil do que parece e, acredite, um caminho sem volta. E, se você ainda está dando os primeiros passos nessa jornada dos looks estampados, esse post é especialmente para você.
Pedimos socorro à stylist e produtora de moda Raíza Pecego, vulgo rainha das padronagens, e desvendamos os segredos de uma especialista para usar estampas sem errar no look. Acompanhe abaixo as dicas de quem entende do assunto:

Logo de cara, vamos a uma explosão colorida: oncinha com tons vibrantes de vermelho, azul e amarelo. O mantra é: "todo tipo de informação vem para somar", nas palavras da própria Zazá, que ainda acrescenta: "pra mim, se vestir é carregar consigo um pouco da forma como você vê o mundo, por isso adoro me inspirar em cores, formas e texturas."

Se você não é fã de cores, não tem problema. Isso não é motivo para não investir em um mix n'match dos bons. "Acho que uma forma gostosa de brincar e usar estampas é entender a afinidade entre as cores delas", explica, "quando o assunto é o clássico preto&branco, dá para misturar várias padronagens criativas que saem total do óbvio."

E se misturar estampas não é a sua e combinar prints com cores fortes também não faz o seu estilo, a solução está aqui. "Quando estou em um mood mais básico, gosto de trazer destaque para uma só peça forte", aconselha a stylist, "minha dica é investir em acessórios estampados, que consigam entrar em vários tipos de looks e propostas. Acho, inclusive, que isso te ajuda a começar a ousar mais nas produções."

Segundo a especialista em usar estampas, "outra dica legal é misturar padronagens que, apesar de terem a mesma paleta, possuem escalas e formatos completamente diferentes."
Acho que se vestir é isso, só tem graça se você se diverte fazendo e se sente confiante com o resultado final.

Uma boa ideia também é encontrar a estampa que mais tem a ver com a sua personalidade e torná-la seu básico. "Costumo dizer que o animal print é quase jeans pra mim, um grande curingão", conta, "um look completo na mesma estampa pode ficar chique e estiloso ao mesmo tempo, e você ainda consegue combinar com literalmente qualquer cor de acessório!"

Tem estampas muito parecidas, mas não idênticas no guarda-roupa e morre de medo de usá-las? Apenas pare e veja essa produção acima da Zazá. "Quis brincar criando uma grande mistura e aproveitei que o tom de fundo delas era parecido. Acabou que o resultado foi esse match perfeito!"

Por fim, vamos dar uma chance ao tie dye? "Eu amo tirar essa estampa do lugar comum e combiná-la com uma padronagem ainda mais colorida e divertida", diz, "é uma proposta excelente e nada óbvia para a técnica de tingimento."
Gostou? Então assine a nossa newsletter e seja a primeira a receber as novidades e descontos exclusivos do Steal The Look
Por que a moda dos anos 60 está voltando com tudo entre as fashionistas?
Vem saber todas as apostas da moda dos anos 60 que estão voltando com tudo nessa temporada.
Os Looks de Verão que Estamos Apaixonadas
Vem saber todos os looks de verão que estamos desejando usar em 2021.