Pabllo Vittar revela os seus truques de beleza e o papel da moda na sua identidade

por Inaê Ribeiro

Foi na adolescência que Phabullo Rodrigues da Silva começou a imitar performances de cantoras das quais era fã até que, no fim de 2015 e já como drag, a sua carreira ganhou impulso graças ao clipe Open Bar, sua versão para Lean On. O sucesso foi tão grande que Pabllo Vittar foi convidada para fazer parte da banda fixa do programa de televisão Amor&Sexo. Essa exposição em rede nacional fez com que a artista conquistasse lugar nas paradas de sucesso e ganhasse o mundo.

Hoje, Pabllo Vittar é símbolo da comunidade LGBTQIAPN+ e diva Pop, sendo uma daquelas celebridades que a gente queria muito ser amiga para descobrir todos os truques de beleza e moda. Afinal, a cantora, que é parceira da Adidas, está sempre com a make impecável e desfilando looks incríveis, dos shows ao street style. Por isso dá para imaginar a realização que foi ter alguns minutinhos com Pabllo para uma entrevista, que você confere a seguir.

Pabllo Vittar - looks-metalicos - Pabllo Vittar - inverno - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Pabllo Vittar (Reprodução/ Instagram)


a moda como ferramenta de identidade

A moda tem um papel fundamental na expressão social. Ela gera símbolos com os quais indivíduos se identificam, criando verdadeiras comunidades e um sentimento de pertencimento. Essa importância na construção da identidade também é evidente para Pabllo Vittar, já que drag é uma forma de arte e, sobretudo, de expressão. “Drag é sobre essa construção de visual, de imagem. Quando nos vestimos, queremos passar uma mensagem e eu sempre quero passá-la com o look certo. Afinal, quando estamos com uma roupa que gostamos, nos sentimos mais confiantes e vitoriosas", reflete Pabllo que ainda acrescenta que "a moda tem esse papel transformador que é fundamental nos dias de hoje, então quando vou me preparar para começar uma turnê nova ou fazer um trabalho, um shooting, penso na mensagem que quero passar”. Logo em seguida ao nosso papo, a cantora fotografaria os looks da sua festa de Halloween e só de entender como ela pensa moda, ficamos ainda mais curiosas para ver o resultado dessas fotos.

a moda, ao mesmo tempo em que ela é libertadora, ela é também muito opressora.

Pabllo Vittar - looks-neon - Pabllo Vittar - inverno - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Pabllo Vittar (Reprodução/ Instagram)

Pabllo também compreende a dualidade da moda. "Eu diria que a moda, ao mesmo tempo em que é libertadora, ela é também muito opressora e a gente aprende esse tipo de coisa. Mas estamos aí para quebrar barreiras e mostrar que ela é pra todo mundo, que independentemente de corpo ou de tamanho, a moda é pra todo mundo”.

“Eu gosto muito de poder me vestir do jeito que eu gosto. Desde pequeno eu sempre sofri muito preconceito pela forma como eu me vestia, que fugia muito desse padrão do que é esperado para um menino usar, mas hoje, com o meu trabalho, eu consigo perceber o avanço nesse sentido. É sempre importante falar, né? Vamos ser nós mesmos, quem a gente quiser ser, a vida é tão curtinha para a gente ficar se encaixando em caixinha”, compartilhou.

Pabllo Vittar - show-trio-eletrico - Pabllo Vittar - inverno - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Pabllo Vittar (Reprodução/ Instagram)

pabllo artista x pabllo pessoa

Esse poder da moda abre a possibilidade de Pabllo mudar o seu estilo entre a artista e a pessoa. “Quando eu desmontada, eu sou um Pabllo mais sportwear com um tênis no pé e uma blusa mais solta, mas quando eu montada, gosto de ousar mais, acho que pede, né? Para mim, depois que me monto, parece que me sinto mais poderosa, assim invisto mais em cores e texturas. Gosto de mexer com volume também, sempre trago isso nos meus looks”, conta. 

depois que me monto, parece que me sinto mais poderosa.

A construção da imagem, pessoal ou artística, sempre é feita com base em referências e para Pabllo Vittar, elas vêm das ruas. “Gosto muito de acompanhar o street style, ver o que a galera usando nas festas. Além disso, eu sou muito fã das minhas amigas, tenho várias super estilosas”, dividiu a cantora que faz questão de reforçar o poder da cultura brasileira. "Tem gente que é muito neurado em acompanhar só coisas europeias, americanas, e acho isso muito acultural, decolonial. Precisamos mostrar que aqui também tem uma galera que faz uma moda e um styling muito massa, então estou sempre de olho neles. No fim, a gente acaba virando referência”.

Pabllo Vittar - tenis-collab - Pabllo Vittar - inverno - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Pabllo Vittar (Reprodução/ Instagram)

a parceria com a adidas

Quando falamos de looks é comum vermos Pabllo desfilando peças da Adidas e a mesma afirma que a label caminha com ela o tempo todo. “A Adidas é uma marca que eu amo muito e me identifico também. Tem um papel importante tanto na construção da minha imagem visual de artista, como pessoal, pois quando as pessoas veem a marca, elas já associam ao meu nome e eu acho isso muito legal”, conta Pabllo que ainda relembra a sua collab com a Adidas, “ter lançado o meu tênis foi um sonho realizado! Quando vieram com a proposta, eu fiquei muito feliz porque eu amo criar e eu amo performar também."

Pabllo Vittar - adidas-sport - Pabllo Vittar - inverno - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Pabllo Vittar (Reprodução/ Instagram)

Em meio a spoilers das novidades que vêm por aí, Pabllo ressalta a relevância do seu trabalho com a Adidas para a comunidade LGBTQIAPN+. Para a intérprete de K.O., é uma alegria comunicar essa mensagem de diversidade e pluralidade com a marca para tantas pessoas e, principalmente, para os jovens. “Eu acho isso lindo na Adidas, me orgulho muito de vestir a camisa da marca”.

Pabllo Vittar - maquiagem-beleza - Pabllo Vittar - inverno - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Pabllo Vittar (Reprodução/ Instagram)

os truques de beleza

E já que estávamos no maior bate-papo com Pabllo Vittar, dona de makes impecáveis, por que não descobrir o que tem em seu nécessaire? “Tem muita coisa, mas principalmente hidratantes, séruns e produtos específicos para determinadas áreas, como lip balm e creme para área dos olhos”. A cantora disse o quanto a rotina de cuidado com a pele é importante para ela, já que trabalha com maquiagem, “é como se eu tivesse um quadro perfeito para pintar. Se eu não estiver com a pele boa, não dá".

Mas nem só de produtinhos vive a cantora, ela dividiu também um truque de beleza que nós amamos: passar gelo no rosto. “Ah, uma dica que eu amo é passar um gelinho antes da make, isso fecha os poros e a maquiagem dura mais. Quando você acordar e estiver com olhinho inchado, passa o gelinho que você vai se sentir 30 vezes melhor!" Se é Pabllo Vittar que está dizendo, a gente não discute. Só anota o recado!

Pabllo Vittar - looks-croche - Pabllo Vittar - inverno - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Pabllo Vittar (Reprodução/ Instagram)

o legado deixado

No país que mais mata pessoas LGBTQIAPN+ no mundo, ser a potência que é e ter a relevância que Pabllo Vittar tem é emocionante. A cantora faz parte da vida de muitas famílias brasileiras e entende o quanto isso é poderoso. “Eu acho isso muito lindo [fazer parte da vida das famílias brasileiras] porque naturaliza o ser humano como ele é, seja gay, hétero, cis... Ao estarmos na casa das pessoas, além de levar essa humanização, a gente leva também informação para que cada vez mais pais de famílias LGBT abracem seus filhos, parentes e irmãos, porque tem mesmo essa quebra de disruptura”, diz.

Pabllo Vittar - show - Pabllo Vittar - inverno - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Pabllo Vittar (Reprodução/ Instagram)

Isso faz parte do legado da cantora e, pensando na campanha Pride que a Adidas realizou durante o mês de junho cujo lema era Let Love Be Your Legacy (em português, deixe o amor ser o seu legado), nós perguntamos o que ela quer deixar para as gerações futuras. Sempre bem-humorada, disse em meio a risos que, daqui alguns anos, quando as pessoas pensarem em Pabllo Vittar, ela quer que venha à mente: uma grande safadona

Além da brincadeira, a artista reforçou que deseja que as pessoas lembrem da sua bondade. “Eu quero que as pessoas lembrem da bondade, dessa empatia, de saber que a gente é um grande coletivo, que uma formiguinha só não faz nada sozinha. Então, acho que o legado que eu quero deixar é a união, mostrar que temos que ser unidos, tem que ser um coletivo senão a gente não anda para frente. Acho que um legado de bondade, de uma Pabllo foda!”

Pabllo, nós sonhamos em te ver crescer mais e mais, desfrutando novos caminhos e abrindo portas. E de uma coisa temos certeza: o seu legado de bondade já está construído dentro de nós. 

Você também vai gostar