Todo final de semana de moda nós revisitamos todos os desfiles, detectamos os elementos e moods que se repetem, e escolhemos os nossos favoritos. Afinal, além da informação, nós fazemos questão de trazer o nosso olhar e dividir com você as tendências de inverno, no caso dessa temporada, que realmente fazem sentido e que conseguiremos incluir no nosso dia a dia.
Ontem (05), a Louis Vuitton encerrou a Paris Fashion Week depois de mais de uma semana de apresentações. A seguir, você confere as trends que apostamos que vão dar o que falar no outono-inverno 2024:
trench coat
Utilitário, elegante e atemporal, o trench coat apareceu de inúmeros jeitos na semana de moda de Paris. Redesenhado ou fiel ao tradicional, esse casaco prático para o dia a dia esteve nas passarelas de Christian Dior, Acne Studios, Coperni, Stella McCartney, Balenciaga, Courrèges e Vetements.
Embora seja uma peça geralmente comprida e com muita cara de inverno, pode despreocupar e garantir o seu, pois o trench coat não costuma ser um casaco pesado, muito quente, mas sim perfeito para os dias de chuva - a maioria é impermeável ou resistente a água.
boho chic
Nós obcecamos sobre os anos 90, passamos por uma ressurgência dos anos 2000, ensaiamos o retorno dos 2010's, caímos de volta nos anos 80 e agora, querida leitora, parece que quem está de passagem marcada para o topo das tendências é os 70's. A década deu origem a um dos estilos mais celebrados, o boho chic, que se mostrou (com mais ou menos força, a depender do designer) nas passarelas de Stella McCartney, Chloé e Ann Demeulemeester.
Elementos como as franjas, o couro, os babados fluidos, os óculos tipo aviador, tudo isso permeia esse universo boho que deve voltar repaginado, mais moderno e muito feminino. Não tema, você não sairá caricata de casa com essa tendência de inverno.
óculos
Depois do surto dos óculos de grau fake, devido a estética office siren e também ao librariancore, os óculos de sol tomaram as coleções de inverno 2024. De Balenciaga a Miu Miu, esse acessório apareceu no styling desfilado. Às vezes mais futuristas, com lentes espelhadas ou à la Matrix, e às vezes mais 70's, com lentes coloridas e modelagem aviador. Escolha o que mais combina com o seu estilo e vá fundo!
transparência
A mensagem é clara: free the nipple e todo o resto que você quiser mostrar. A transparência esteve presente em inúmeras passarelas nessa Paris Fashion Week, em vestidos, blusas, saias e até calças. Não houve uma peça de roupa que não pudesse ser see-through nesse outono-inverno 2024.
Aprendemos com Saint Laurent, Valentino, Chloé, Courrèges, Louis Vuitton, Mugler, Christian Dior, Marine Serre, Giambattista Valli e Cecilie Bahnsen como incorporar essa tendência de inverno, apostando na transparência total, sem pudores, ou mais localizada e discreta.
xadrez
Eu imagino que você esperava encontrar aqui outra estampa, a de oncinha. Afinal, essa animal print tem varrido as redes sociais e as lojas de fast fashion por conta da estética Mob Wife. Mas não, cara leitora, as coleções desfiladas na semana de moda de Paris, embora tenham tido motivos animais nas criações, preferiram dar destaque ao xadrez. Chanel, Chloé, Rabanne, Schiaparelli, Vivienne Westwood, Loewe, Dries Van Noten, Balenciaga, Acne Studios e Balmain são nomes que trouxeram a pattern de alguma forma.
Atemporal e fácil de combinar, essa estampa é a cara do inverno e cai como uma luva às produções mais quentinhas que a estação pede. Pode desengavetar a sua camisa e aquele casaco porque é a vez do xadrez!
vermelho
O vermelho está no seu último suspiro, na minha opinião. Depois de três temporadas sendo uma das cores mais usadas pelos diretores criativos, ele definitivamente perdeu força entre as tendências de inverno, mas não desapareceu e por isso está aqui. De Stella McCartney a Off-White, passando por Marine Serre, Isabel Marant, Givenchy, Nina Ricci, Saint Laurent, Mugler, Balmain, Giambattista Valli, Hermès e Vetements, o tom deu as caras nas passarelas.
A boa notícia? A essa altura, você provavelmente já investiu em alguma peça na cor tendência, então use sem moderação no inverno sabendo que "está na moda".
cabeça coberta
Chapéus, gorros, balaclavas, capuz, todo e qualquer tipo de adereço para cobrir a cabeça foi usado na Paris Fashion Week. Enquanto Christian Dior, Chanel e Issey Miyake apostaram em modelos de chapéus mais clássicos, Schiaparelli e Louis Vuitton trouxeram propostas mais cubistas e inusitadas.
Já para Stella McCartney e Rick Owens, o gorro evoluiu para proteger do frio a cabeça toda e em Courrèges, o capuz ficou chique. É um cardápio variado de opções para você escolher aquela que mais conversa com o seu guarda-roupa e estilo de vida.
look todo preto
Essa é talvez uma das tendências de inverno mais democráticas e fáceis de copiar. O look todo preto reinou absoluto em Valentino, após tantas temporadas coloridas, além de ter sido visto em Rick Owens, Vetements, Balmain, Nina Ricci, Courrèges, Mugler, Cecilie Bahnsen, Givenchy, Issey Miyake, Isabel Marant, Acne Studios, Dries Van Noten, Hermès e Miu Miu. Ufa! Muitas marcas, né?
O segredo para o visual não ficar desinteressante sendo monocromático e all black é brincar com proporções e, principalmente, texturas que dão profundidade ao look. Experimente e encontre a combinação que te faz se sentir bem!
bege
Na esteira dos tons sóbrios na semana de moda de Paris, precisamos falar do bege. Dos 50 tons de bege, na verdade. A cor neutra conquistou espaço na cartela de Christian Dior, Saint Laurent, Schiaparelli, Stella McCatney, Acne Studios, Miu Miu, Victoria Beckham, Alexander McQueen, Courrèges, Cecilie Bahnsen e Louis Vuitton.
No dia a dia, é uma ótima cor para variar outros tons básicos, como os clássicos preto, branco e marinho, e uma alternativa mais leve e muito chique para looks de trabalho.
É evidente que essas são apenas algumas das tendências de inverno que cruzaram as passarelas da semana de moda de Paris. Há outros elementos e detalhes que também devem ganhar espaço no desejo coletivo nos próximos meses, mas essas são as nossas apostas hoje. Qual é a sua favorita?