Que cada pele possui as suas necessidades específicas, a gente já sabe. E é exatamente por isso que precisamos nos atentar à rotina de cuidados e escolher os produtos ideais para limpar, hidratar e proteger. Mas não para por aí: a maquiagem também entra nesse cenário, afinal, já aconteceu de você investir naquele best seller indicado por todos os experts em beleza e ele não funcionar direito na hora da make? Pois é, isso não significa que o produto não atende às promessas, mas sim, que a fórmula se adapta melhor a outro tipo de pele.
Ou seja, antes de escolher a próxima base, corretivo, primer, iluminador e todos os produtos que entram em contato com o rosto, é importante ler as especificações, resenhas e swatches para apostar em um que fique no lugar o dia todo e garanta o acabamento perfeito no beauty look. Para facilitar a missão, separamos os poderosos do universo da beleza e os colocamos lado a lado para comparar suas características e como eles se comportam em tipos de pele com necessidades opostas, oleosa e seca. Quer saber o veredito? Então continua por aqui:
Resultado: O primer The Porefessional, da Benefit, é um dos melhores na categoria. Ele minimiza visivelmente a aparência dos poros, possui acabamento suave e disfarça manchinhas e vermelhidão. Na pele mista e oleosa ele melhora os poros dilatados, porém, não controla a produção de sebo ao longo do dia. Já na pele seca e normal, é ideal para homogeneizar e garantir o acabamento confortável.
Resultado: O Prep + Primer Natural Radiance, da MAC, funciona super bem em peles normais e secas. A fórmula é enriquecida com vitaminas E e C, antioxidantes e cafeína responsável por acalmar a vermelhidão da pele. O diferencial fica por conta do pó iluminador que reflete brilho quando aplicado no rosto. Ele melhora a aparência dos poros na pele oleosa, porém, as partículas iluminadoras podem não agradar quem sofre com a oleosidade.
Resultado: Uma das bases mais famosas entre quem tem a pele mista e oleosa, a Studio Fix, da MAC, possui cobertura média/alta e acabamento bem sequinho com um leve glow. Ela controla a produção de sebo, porém, a pele pode precisar de alguns retoques com o pó na zona T depois de algumas horas. Se você tem o rosto seco ou normal, existem outras opções da própria MAC que podem funcionar melhor, como a Studio Waterweight, que não marca linhas de expressão e é ideal para pele madura.
Resultado: No time dos bb creams, o da Latika é a melhor opção nacional. Ele possui ingredientes hidratantes que controlam a oleosidade e também ajudam a clarear manchinhas. Porém, mesmo com ação hidratante, o produto é mais indicado para pele oleosa. Ele é bem sequinho e com efeito matte instantâneo, ou seja, durante o dia você vai precisar retocar a make com uma leve camada de pó.
Resultado: O Radiant Creammy Concealer é um dos produtos mais versáteis possíveis. Ele se adapta a todos os tipos de pele e possui vantagens para diversas necessidades. Na pele oleosa, ele não acumula nas linhas de expressão, na seca, o efeito hidratante e iluminador fica confortável e não craquela.
Resultado: O Colorstay, da Revlon, é ideal para a pele normal a seca. Ele possui diversos ativos hidratantes que camuflam as olheiras e eliminam aquele ar de cansaço, sabe? O acabamento é radiante e confortável. Mas, se você sofre com oleosidade, vale dar uma chance para o Colorstay finalizando com uma camada de pó para selar.
Resultado: Ta aí uma excelente opção de pó matificante para pele oleosa, o Stay Matte, da Clinique. Com textura ultra leve, o produto é transparente e ideal para retoques ao longo do dia que não pesam na pele. Ou seja, o Stay Matte - como o nome já sugere - é indicado para rosto misto e oleoso. Já na pele seca, ele não é tão indispensável e pode ser substituído por fórmulas com partículas iluminadoras.
Resultado: Na contramão do Stay Matte, o Poudre De Riz, da Bourjois, é um produto multiuso que pode ser usado como pó, iluminador, blush e sombra. Ele funciona para o acabamento na pele, porém, não tem como objetivo controlar a oleosidade. No rosto normal e seco, o Poudre garante o glow e pode ser usado por toda a maquiagem.
Resultado: Os sticks da Vult, são febres de beauté e merecem espaço no nécessaire. Como a fórmula é bem cremosa e fácil de espalhar, fica super confortável na pele seca e normal. Porém, isso não significa que quem sofre com oleosidade precisa evitar, viu? É só aplicar um pó matificante por cima para selar e evitar brilho excessivo ao longo do dia.
Resultado: Mais um versátil para conta! O Chubby Stick, da Clinique, atende às necessidades dos diferentes tipos de pele. Nas secas e normais, ele é ótimo porque é confortável e fácil de esfumar, mas também funciona bem na pele mista e oleosa porque possui acabamento sequinho que não piora a oleosidade ao longo do dia.
Resultado: Se você acha que iluminadores líquidos e cremosos são específicos da pele seca, está enganada! O High Beam, da Benefit, prova que se adapta às diferentes necessidades. Ele é fácil de espalhar, não craquela na pele seca e também seca depois de aplicado, ou seja, nada daquele efeito glossy iluminado que incomoda quem tem a pele muito oleosa.