Plantas em casa: como identificar pragas e combatê-las

por The Look Stealers

O hábito de cultivar plantas em casa floresceu no início da pandemia e não há previsão para ir embora. Só de março a setembro do ano passado, o aumento de pesquisas no Google por tipos de plantas cresceu mais de 100%! Com isso, também surgiram as dúvidas de como identificar e combater as pragas mais comuns, que atacam as verdinhas até mesmo dentro de casa. 

Por isso, chamamos a especialista em plantas e nossa colaboradora Luiza Fiorito para montar um guia explicando quais são as três pragas mais comuns e como acabar com elas - antes que elas acabem com a saúda das suas plantas em casa

plantas em casa - plantas em casa - plantas em casa - plantas em casa - plantas em casa - https://stealthelook.com.br
Foto: @urbanjungleblog (Instagram)


_formigas

Sim, as formigas representam um dos maiores perigos para as plantas em casa. "Elas aparecem em solos que estão com deficiência de nutrientes", explica, "então, antes de combater as formigas, o melhor é prevenir que suas plantas sejam atacadas simplesmente adubando de forma correta."

Mas, se você não adubou e as formigas atacaram, calma porque existe uma saída. Segundo Fiorito, a melhor maneira de combatê-las é "usando talco. É isso mesmo, polvilhar talco na terra não ataca sua planta e ajuda a afastar as formigas dali." 

_pulgões

O que são os pulgões? São bichinhos amarelos ou pretos que sugam a seiva das plantas e conseguimos ver a olho nu nas folhas e terra. Para acabar com essa praga, a "primeira coisa a fazer é dar um banho nas plantas em casa. Passe água e também um cotonete ou um papel toalha, eliminando manualmente cada um dos pulgões."

E mais, o tratamento contra essa praga não acaba na limpeza. É preciso passar óleo de neem, uma substância que extermina os pulgões. De acordo com a nossa especialista, "borrife no início da manhã ou no fim do dia, nunca no sol a pino", explica, "uma lavada e uma borrifada e, em 72 horas, você não terá mais essa peste infernizando suas plantinhas."

plantas em casa - plantas em casa - plantas em casa - plantas em casa - plantas em casa - https://stealthelook.com.br
Foto: @jessoliverbaggett (Instagram)

_cocholilhas

Suas plantas em casa está com pontos brancos? Podem ser cocholilhas, uma peste que suga as verdinhas. Para exterminá-las, é simples: "aplique óleo mineral nela ou óleo de neem, e separe a planta doente das demais em um local com mais ventilação, pois a falta de respiro e excesso de umidade são as causas mais comuns no surgimento dessa praga."

bônus:

Dessa vez, o bônus é uma receita caseira infalível para cuidar das plantas em casa e afastar as pragas. "Você vai precisar de água, folha de tomate, sabão de coco e pimenta", lista Fiorito, "pegue todos esses ingredientes e bata no liquidificador." O objetivo é que a mistura fique homogênea para você borrifar nas plantas que estão doentes - e também nas saudáveis, mas que ficaram muito próximas das doentinhas. 

É importante lembrar de nunca borrifar esse remédio caseiro sob sol forte, sempre escolhendo os horários do comecinho da manhã ou fim da tarde. "Se na primeira borrifada, não eliminar as pragas, repita o processo na semana seguinte e fique de olho, pois sua planta dá sinais", alerta a especialista, "e lembre-se sempre de adubar regularmente suas plantas. As principais causas de pragas são a falta de nutrientes nos solos."

STEAL THE LOOK ON instagram

Deixe um Comentário
Você também vai gostar