Eu era obcecada por acessórios há alguns anos. Tinha até um painel de cortiça com inúmeros acessórios estilosos, como brincos, colares e broches, pinados em exposição para complementar o meu look todos os dias assim como prateleiras de bolsas e caixas de lenços e chapéus. No entanto, com o tempo, o meu interesse esfriou e dá para dizer que o interesse da moda, no sentido da indústria de (micro)tendências, também (um pouco).
Se a gente parar para analisar as passarelas mais recentes, muitas se destacaram pela ausência em diversos looks de brincos e colares, como nas coleções primavera-verão 23 de Loewe e Proenza Schouler ou Louis Vuitton e Valentino em seus shows de primavera-verão 24.
Da mesma forma, é possível apontar que tendências como o quite luxury e o Brasilcore - que tem sim acessórios envolvidos, mas de forma mais pontual e menos protagonista - também construíram caminho para o foco estar mais nas peças de roupa e calçados.
Claro que isso não é uma regra e o desejo tem voltado com força desde o ano passado. Muitas outras marcas ganharam os holofotes justamente por eles, os acessórios estilosos, lúdicos e marcantes. Schiaparelli, Sandy Liang, Jacquemus e a própria Loewe em outros momentos são prova viva disso.
E, recentemente, tendências como o coquettecore, com seus laços e detalhes hiper femininos, têm reforçado o comeback dos acessórios estilosos.
Hoje, quero falar sobre isso: os acessórios que prometem bombar em 2024. Prepara o papel e a caneta para anotar as apostas aqui e garanta aqueles itens que mais conversam com o seu estilo para usar muito ao longo do ano.
Para começar, os laços. A celebração da feminilidade e o orgulhoso resgate da doçura da infância se encontra exatamente nos acessórios para cabelos, brincos, colares e outros detalhes com laço.
As flores, na mesma onda coquette, também se consagram como aposta de tendência de acessórios para 2024. No ano passado, elas se tornaram febre em chokers, mas este ano chegam também em brincos, colares, anéis e broches nas roupas.
Tudo ou nada. Se vivemos um período com muito pouco ou nada de acessórios estilosos no look, agora quando eles vêm, vêm oversized. Grandes, pesados e marcantes como vimos, por exemplo, em Prabal Gurung na última temporada.
Mais do que complemento, os acessórios também podem ser "o" look em 2024. A ideia da "joia de vestir" que Balmain e Schiaparelli trouxeram em seus últimos desfiles já se vê traduzida para o dia a dia com a invasão de correntes e outros itens no look de praia agora no verão. E pode apostar que continuaremos vendo os acessórios como roupa!
Exagere nos colares, se quiser, seja no mix ou em várias voltas. É isso que Ralph Lauren, Emporio Armani e Burberry, pelo menos, pediram em suas passarelas de primavera-verão 24 e já está começando a ganhar força no street style e nas redes sociais.
Os brincos super compridos de franjas também devem viver um momento em 2024. Depois da alta costura de Valentino e do prét-à-porter de Ralph Lauren, eles vão conquistar os nossos porta-bijoux.
Por fim, a minha aposta final fica com os braceletes após a aparição em inúmeras passarelas como Loewe, Blumarine, Tory Burch, Tom Ford e mais. No verão, eles adornam os braços e dão um up até mesmo no look de regata branca e no inverno dão mais charme às mangas.