O pole dance é uma forma de dança que se tornou popular em todo o mundo nos últimos anos. A dança é realizada em um poste vertical, onde o dançarino usa sua força e habilidade para realizar movimentos acrobáticos, giros e poses. Além de ser uma forma de exercício físico, o pole dance também é considerado uma forma de arte e expressão corporal.
Existem diferentes estilos de pole dance, desde os mais acrobáticos até os mais sensuais, mas todos eles requerem força, flexibilidade e técnica. É uma atividade desafiadora que pode ajudar a melhorar a forma física, aumentar a autoconfiança e proporcionar uma sensação de empoderamento. Além disso, muitas pessoas consideram o pole dance como uma forma divertida e criativa de se expressar e de se conectar com outras pessoas que compartilham a mesma paixão pela dança.
A Giovana Tavares, do nosso time de design, contou um pouco mais sobre sua experiência nesta modalidade
quando você começou a ter vontade de treinar pole?
Desde criança eu sempre gostei muito de esportes que envolvem flexibilidade, como dança e “acrobacias”, então comecei me aventurando na ginástica rítmica, mas, com o tempo, acabei tendo contato com o pole esportivo, o que mudou minha visão completamente.
Acho que a maioria das pessoas que nunca teve contato tem uma ideia meio superficial, tanto que, até hoje, quando comento que pratico, algumas pessoas ainda lançam alguns olhares duvidosos, mas, a partir do momento que parei para assistir algumas apresentações, fiquei encantada com o tanto de força e graciosidade que era transmitido em cada movimento.
o que te motivou?
Além da vontade gigante de testar - originada de noites assistindo diversas competições de pole -, ficava impressionada com o poder que exalava daquela barra. Precisava de pelo menos um contato, até que encontrei um estúdio que ficava DO LADO da minha casa, tão perto que nem acreditei, e no dia seguinte já estava lá.
Atualmente, me sinto extremamente motivada por enxergar toda a minha evolução, por meio dos vídeos que costumo gravar durante as aulas. A diferença de uma aula para a outra é muito perceptível!
quantas vezes na semana você treina?
Quando comecei, treinava 2 vezes na semana, e a cada treino me impressionava com o tanto de evolução que conseguia ver. Na minha primeira aula eu não sabia nem subir na barra, enquanto na segunda eu já tava praticando movimentos lindíssimos! Continuei com essa frequência por cerca de 5 meses até me mudar de cidade e passar 1 ano sem praticar, e fez muita falta!
Hoje, felizmente, também encontrei um estúdio muito pertinho de onde moro e finalmente voltei aos treinos, dessa vez apenas aos sábados, mas nada que me atrapalhe! Cada aula é uma evolução, e independente do tempo que você fica sem praticar, a memória muscular permanece, e em questão de 2 aulinhas (até seu corpo se acostumar novamente) você já vai estar a todo vapor!
hoje, quais benefícios você acha que essa atividade agrega no seu dia a dia?
Nunca me senti tão forte, segura, confiante e destemida como me sinto desde que comecei o pole. A força física que você desenvolve é impressionante, além da flexibilidade e resistência. Além disso, o contato com pessoas incríveis, o ambiente feito para você se sentir confortável e a felicidade ao realizar cada movimento novo aumenta a autoestima de uma forma surreal!
como é a sua rotina de treinos?
Sempre fui obcecada por ter uma rotina saudável e ativa, então, resolvi criar uma conta para começar a compartilhar um pouquinho no Instagram (@giointofit). No geral, adoro combinar o pole com a musculação, o que está me ajudando bastante a desenvolver força.
Quando comecei no pole me achava a pessoa mais fraquinha do mundo, já que nunca tinha feito musculação antes, mas garanto que não impede nada!
uma dica para quem quer começar o pole
Não desista! A primeira aula pode ser bem frustrante, já que não chegamos com uma noção do quão difícil é se segurar na barra, mas não se assuste, porque também não temos noção do quanto e do quão rápido podemos melhorar!
Outra coisa que também não sabia é que no dia seguinte eu iria ficar TODA ROXA. Juro que me assustei, mas é 100% normal. Nas primeiras semanas as manchinhas roxas vão te acompanhar, devido ao atrito com a barra, mas depois de um tempinho seu corpo se acostuma e fica bem mais raro de acontecer!