Por que é tão difícil aceitar elogios?

por Aline Santos

Se quando alguém elogia a sua roupa e você logo dispara "ah, foi 20 reais na promoção!", sinto em te dizer, mas bem vinda ao clube das mulheres que não sabem aceitar elogios - inclusive, do qual faço parte desde que me conheço por gente. Mas afinal, por que é tão difícil para nós receber um elogio de outra pessoa e mesmo quando ele vem da sua melhor amiga? Para te introduzir melhor ao assunto, vou contar sobre a minha própria experiência com essa minha falta de recepção ao enaltecimento e já adianto que não faço isso por mal ou para querer ganhar ainda mais "biscoito"

Sempre percebo que algumas crianças agradecem quando um adulto elogia a sua boneca, roupa ou sapato, elas mal sabem falar direito mas dizem "obrigada!", e eu no auge dos meus 28 anos ainda não aprendi a reagir quando alguém me dá um elogio e na maioria das  vezes me faço de louca e finjo que não é comigo - mesmo quando ele vem do meu namorado. Quando falam que o meu cabelo está bonito, logo começo a responder dizendo que está ressecado ou que a raiz está enorme, mas nunca aceito e agradeço como qualquer criança de hoje em dia. Seria isso um problema na minha educação desde a infância e hoje essas mini pessoas já crescem aprendendo sobre auto confiança? Fiquei refletindo e talvez essa pode ser uma das muitas respostas para a minha dificuldade em aceitar elogios.

Ali Santos - aceitar elogios - elogios - inverno - street style - https://stealthelook.com.br
Foto: Ali Santos (Steal The Look Team)


Preciso me abrir e ser sincera em dizer que muitas vezes achei que a outra pessoa estaria me elogiando só por interesse em algo ou porque ela gostava muito de mim como amiga e nunca me achava merecedora do ato de admiração. E isso diz muito sobre a minha baixa auto confiança e falta de amor próprio. Sempre fiquei pensando que se eu simplesmente agradecesse, eu poderia ser vista como uma pessoa arrogante e que se acha - eu sei, isso é maluco, mas creio que muitas mulheres vão concordar e até se identificar.

Elogiar estranhos na fila da farmácia? Até parece crime!

Outra coisa que percebi conversando com a minha editora chefe foi que nós, mulheres brasileiras não temos o costume de elogiar as nossas próprias amigas no dia a dia e isso geralmente só acontece quando estamos bêbadas no banheiro da balada. Elogiar estranhos na fila da farmácia? Até parece crime! Quantas vezes você não se deparou com alguma mulher mega estilosa na fila do banco e não pensou "que blusa linda!", mas isso ficou apenas no seu pensamento? Nos Estados Unidos, onde a Catha mora,  isso acontece de maneiras diferentes e quando alguém gosta de algo que você está usando, ela vai te elogiar independente de te conhecer ou não. É da cultura deles enaltecer a outra pessoa - e sem esperar nada em troca. Então será que talvez esse meu impasse em aceitar elogios seja mais cultural do que da minha própria criação? Ainda estou descobrindo, mas comecei a notar a diferença que faz quando eu agradeço. Isso mostra um passo à frente para o caminho da auto aceitação e no final acabo me sentindo bem e ninguém me julgará por dizer um simples "obrigada".

Eu sempre passo um batom antes de entrar em call e quando alguém fala "nossa a Ali está uma gata", eu logo me auto saboto e respondo dizendo que estou com uma olheira enorme...

Quando entrei no Steal The Look, eu me vi em um lugar totalmente diferente dos outros que eu já havia frequentado - mas preciso dizer que ainda sim, isso é raro por aqui e talvez conte muito o fato das minhas chefes já terem vivido em outras culturas. A equipe, as chefes e todo o time de mulheres incríveis até parecem que estão ali para levantar a sua auto estima, ainda mais agora nesses momentos de vídeo chamada. Eu sempre passo um batom ou um delineado antes de entrar em call e quando alguém fala "nossa a Ali está uma gata", eu logo me auto saboto e respondo dizendo que estou com uma olheira enorme porque tive uma noite mal dormida ou que elas não conseguem ver, mas nasceu uma espinha interna gigante na minha testa. Então, qual o sentido de me arrumar para o call se eu não vou aceitar elogios das minhas colegas de trabalho? 

De onde eu vim, interior de São Paulo, e os lugares que frequentei por toda a minha vida, desde a adolescência na escola até os trabalhos na fase adulta, não é comum as pessoas elogiarem umas às outras - por mais que uma delas esteja usando a jaqueta mais linda do universo. Mas isso não é por mal ou qualquer outra coisa negativa e sim por vergonha ou por achar que "ok, ela já sabe que está linda".

Dar e receber elogios é lindo, custa zero reais e você ainda ajuda a levantar a auto estima de uma pessoa.

Mas afinal, o que eu aprendi depois que comecei a reavaliar tudo isso? Dar e receber elogios é lindo, custa zero reais e você ainda ajuda a levantar a auto estima de uma pessoa - mesmo que essa pessoa seja você! Aceitar elogios não é feio e não vai fazer de você uma mulher metida, só vai te fazer enxergar o quanto você realmente é linda e precisa entender isso. Auto aceitação, confiança e amor próprio é a chave para o sucesso em todas as áreas da sua vida.

STEAL THE LOOK ON instagram

Deixe um Comentário
Você também vai gostar