Por quê nos sentimos tão exaustos após uma reunião por videochamadas? E como lidar com isso

por Giulia Coronato

Se pensarmos em tendências da quarentena, uma das mais relevantes que logo vem em nossa mente, definitivamente são as videochamadas. Para aqueles que tiveram o privilégio de continuar trabalhando de casa durante a pandemia, as reuniões via call se tornaram indispensáveis e no momento, você já deve ter perdido a conta de quantas videoconferências via Zoom ou Google Meets você já participou de Março até agora. 

Não é dúvida para ninguém de que as videochamadas vão fazer parte de nosso novo normal e cada vez mais vamos nos questionar qual a necessidade de um encontro presencial. Seja especificamente para o trabalho com colegas, nos fins de semana com amigos, quando você está se exercitando ou até mesmo em um date. Aplicativos como o Zoom, se tornaram uma ferramenta e tanto durante esses últimos meses e definitivamente será uma tecnologia que fará parte de nossa rotina. 

Assim como toda nova tecnologia, as videochamadas tem seus prós e contras e ao mesmo tempo que nos beneficia em diversos aspectos, pode nos prejudicar em outros. Quem nunca saiu de uma reunião via Zoom extremamente exausta? O cansaço após um call é real e especialistas e médicos criaram um termo específico para a típica sensação: "Zoom fatigue". 

Mas por quê nos sentimos assim?

It girls - Videochamadas - Zoom - Inverno - Em casa - https://stealthelook.com.br


A "fadiga do Zoom", se formos traduzir diretamente, acontece graças a diversos fatores ligados ao home office e a nova rotina de trabalho que fomos obrigados a nos adaptar. Após um período de tempo de constantes videochamadas a exaustão mental realmente começa a aparecer e por quê não nos sentíamos assim com reuniões e encontros presenciais? Porque a interação online é extremamente diferente da interação offline. 

Durante uma reunião no Zoom ou outro aplicativo de videoconferência, você precisa se concentrar em vários colegas ao mesmo tempo e cada pessoa em uma chamada tem um plano de fundo completamente diferente, o que também acaba chamando a atenção de nosso subconsciente. Além disso, durante as reuniões nos sentimos forçados a se concentrar mesmo sem ter uma colaboração constante. Portanto, mesmo se você não estiver falando ou estiver presente em uma reunião, você se esforçará para permanecer acessível e focado, pois sua câmera está ligada e você se sente observada. Isso, combinado com o cansaço dos olhos, de estarem constantemente encarando uma tela, causa uma exaustão física e mental, nunca antes experimentada pela maioria das pessoas. 

Outros fatores que colaboram diretamente com a "fadiga do Zoom" são aspectos típicos do home office, provavelmente seu atual local de trabalho possua distrações que normalmente não estavam presentes anteriormente no ambiente de trabalho, como cachorros latindo, crianças procurando pelo controle remoto ou colegas de quarto entrando na sala sem saber que há uma ligação em andamento. Antes, reuniões eram feitas em salas separadas, com silêncio e foco absoluto, hoje, a poluição visual e sonora está constantemente presente na rotina de trabalho, o que satura nossa mente, nos deixando exaustos e fadigados. 

Após um período de tempo de constantes videochamadas a exaustão mental realmente começa a aparecer e por quê não nos sentíamos assim com reuniões e encontros presenciais? Porque a interação online é extremamente diferente da interação offline.

Embora as vezes termos a vontade de apagar todos os aplicativos de videoconferência de nossa vida, não há como negar, o Zoom e os calls estão aqui para ficar. Então, em vez de nos desconectarmos emocionalmente de nossos colegas, amigos e familiares, temos que achar formas de deixar nossa relação com as videochamadas mais saudáveis e tranquilas. Acredite, é possível! 

Com base num estudo da Universidade Drexel, especializada em neuropsicologia, nós separamos 7 dicas certeiras para enfrentar as reuniões não presenciais de forma mais calma e produtiva, que irão beneficiar você, seu trabalho e suas relações interpessoais. Vem ver: 

-            -            -            -            - https://stealthelook.com.br

É claro que irão existir reuniões mais extensas e aprofundadas, com longa durabilidade, isso é natural e certas vezes, necessário. Mas, cuide para que isso não se torne corriqueiro e comum na rotina de trabalho. Segundo estudos da Universidade Drexel, especializada em neuropsicologia, após uma hora de duração, os participantes de um reunião por videochamadas já perdem mais de 50% do foco e o aproveitamento da reunião cai significadamente. Por isso, tente manter as reuniões o mais ágil e breve possível, sendo clara e objetiva em suas explicações.

-            -            -            -            - https://stealthelook.com.br

Nós sempre estamos falando da importância de acordar, tirar o pijama e se trocar para trabalhar. Mesmo que dentro de casa, o ato de se vestir nos dá a sensação de ter um lugar para ir e colocar uma roupa, levanta o astral, nos deixando muito mais preparadas para o dia de home office que temos pela frente. Além de todos esses fatores que já estamos cansadas de saber, se trocar especialmente para videochamadas pode transforma-lá em uma ocasião, deixando o compromisso muito menos monótono! Tem um call com algum cliente? Se arrume para a reunião, mesmo que seja só da cintura pra cima! Passe um batom vermelho, coloque uma blusa statement, ou até um blazer, por quê não? Estar arrumada nos fornece estrutura e sugere que você está focada e ligada no "modo trabalho".

-            -            -            -            - https://stealthelook.com.br

Tem um dia cheio de calls pela frente? Não emende um no outro! Faça intervalos entre eles, por menor que seja. Cinco, dez, quinze minutos, fazem toda a diferença no nosso cansaço psicológico e podem deixar a rotina de reuniões mais tranquila e menos desgastante. Por isso, certifique-se de fazer pequenas pausas, para usar o banheiro, encher a garrafa de água, tomar um café ou almoçar. Outra ótima dica, é tentar se movimentar um pouco entre reuniões, levante-se e caminhe um pouco, dentro ou fora de casa ou faça alongamentos, isso lhe dará algum tempo para recarregar as energias e partir para outra reunião mais descansada e preparada. 

-            -            -            -            - https://stealthelook.com.br

Entrando no quinto mês de quarentena, a maioria de nós não vê seus colegas de trabalho a cinco meses, e cá entre nós, a convivência faz a maior falta, né? Nós convivemos com nossos co-workers mais do que nossa própria família e perder isso do dia pra noite, foi um choque e tanto. Logo, as videochamadas são a única ferramenta que temos no momento para nos aproximar e fazer a distância dos colegas, um pouco menor. Uma dica que particularmente funciona muito para mim, é entrar no link da reunião alguns minutinhos antes de começar e descontrair com os colegas de trabalho. Colocar o papo em dia, passar um corretivo juntas ou só ter a companhia do outro enquanto finaliza a ata da reunião faz toda a diferença e deixa o call muito mais leve e divertido. 

-            -            -            -            - https://stealthelook.com.br

Terminou a reunião? Não volte correndo à sua lista de to-do do dia! Tire alguns minutos, para relaxar a mente, se alongar, tomar um café ou só ficar em silêncio. Como saímos da uma videochamada exausta, mergulhar de cabeça no trabalho assim que desliga a câmera, não será tão produtivo e pode te deixar mais saturada e estressada ainda, impactando no seu trabalho e nos seus afazeres. 

-            -            -            -            - https://stealthelook.com.br

Para alguns, reuniões por vídeo são mais cansativas do que para outros. E sei que não falo só por mim, quando digo que as vezes tudo o que queremos é ficar sozinha, em companhia do silêncio. É claro que eu reconheço a importância dos calls num momento como esse, mas as vezes a exaustão domina a gente. Por isso, se necessário, negue convites. Te chamaram para um happy hour via zoom e você está super cansada pois passou o dia em reuniões? Diga não! Acredite, tá tudo bem não estar disposta o tempo todo, explique o motivo e negue, todo mundo vai entender. 

-            -            -            -            - https://stealthelook.com.br

Apesar de todos os contras, videochamadas são uma ótima e indispensável ferramenta para conseguirmos manter um home office produtivo e assertivo. Graças à essa tecnologia, conseguimos resolver problemas mais rapidamente, nos aproximar daqueles que estão longe e continuar o fluxo de trabalho da melhor forma possível. Para nós privilegiados que continuamos trabalhando em meio a essa crise da saúde, as videochamadas se tornaram um grande facilitador e com certeza, essa será uma tendência que irá se manter no pós-pandemia. Será que toda reunião precisa mesmo ser presencial? Já vimos que não e o benefícios dos calls serão notados à curto e longo prazo. 

STEAL THE LOOK ON instagram

Deixe um Comentário
Você também vai gostar