STEAL THE LOOK | SHOP - ACESSE!

Por que o MECA Inhotim é o evento cultural mais incrível do mundo?

por Beatriz Borges

Todo ano, mais ou menos durante essa época, o seu Instagram provavelmente começa a ser invadido por fotos de pessoas que aparentemente foram teletransportadas para um mundo paralelo em que todo mundo se ama, encontra-se extremamente feliz e está cercado de cores e paisagens como você nunca viu antes.

meca - festival - publi - 2019 - edicao
Foto: (Reprodução/I Hate Flash)

Se você sabe do que eu to falando é porque provavelmente conhece algumas pessoas que já foram ao MECA Inhotim, e hoje a gente veio te explicar o que realmente acontece durante aqueles 3 dias em que o mundo parece ajustar a saturação da sua tela para o nível máximo de cores.
O MECA é um evento multicultural que mistura shows, palestras, workshops, exposições, entre outras atividades e experiências. Desde 2016, o evento que começou no litoral gaúcho, conta com uma edição anual no Instituto Inhotim, o maior museu de arte contemporânea a céu aberto do mundo. A proposta do festival é ser o "menor maior festival do mundo" de maneira em que ao mesmo tempo que o festival ganhe notoriedade mundial e conte com participações artísticas de peso, ele também segue com um formato intimista e prioriza outras atividades além dos shows, que são melhor aproveitadas com menos pessoas envolvidas. Esse é sem dúvidas um dos (muitos) motivos pelo qual o festival é tão incrível, mas a lista é grande e não para por aí. Vamos voltar um pouco e falar sobre o lugar em que o festival acontece.
O instituto Inhotim. Não é que o festival acontece dentro de um espaço reservado para o MECA enquanto o resto do parque composto por 23 pavilhões e 7 jardins temáticos distribuídos pelos 140 hectares ficam fechados. Não. Inhotim fica aberto para receber o MECA, e o festival se adaptou ao espaço tão especial e ligado à arte, e por isso, o MECA Inhotim traz mais do que apenas música. Durante o dia, palestras e workshops além de visitas guiadas para hackear o melhor da arte em Inhotim acontecem como parte oficial do lineup do festival. O museu fica todo aberto para os grupos que vão ao MECA para que possam explorar o parque e que, sem dúvidas é a junção de arte contemporânea, natureza, cultura e energia mais especial que existe nesse mundo.

meca - festival - publi - looks - moda
Foto: (Reprodução/I Hate Flash)

Durante o dia rola arte, conhecimento, o sol iluminando as cores do museu. Durante a noite, a lua cheia, os coqueiros que ficam ao redor do palco e os shows. E claro, esse é mais um ponto da nossa lista. A curadoria musical do MECA é conhecida por sua veia eclética que resulta em uma seleção não óbvia que traz a tona tesouros do Brasil. A impressão que fica é que todo artista capaz de se conectar com a energia do MECA Inhotim seria a escolha ideal para fazer parte do festival. Caetano Veloso, Elza Soares, Rubel, Pabllo Vittar, Karol Conká, Jorge Ben, Terno Rei, Letrux e Alice Caymmi são só alguns dos nomes que já passaram pelo festival. Esse ano nomes como Pitty, Gilberto Gil, Céu e Duda Beat fazem parte do lineup.

meca - festival - look - publi - moda
Foto: (Reprodução/I Hate Flash)

E por fim… a energia. Um festival que acolhe, o MECA Inhotim promove um encontro entre arte, música, natureza e cultura de uma forma muito verdadeira .O resultado de tudo isso, culmina em um grupo que parece que se conhece de outras vidas. Todo mundo sorrindo, todo mundo determinado em, por pelo menos aqueles 3 dias, dar e receber amor não só do seu grupo de amigos, mas também de estranhos. Um verdadeiro despertar da sensibilidade humana.

MECA - FESTIVAL - publi - looks - moda
Foto: (Reprodução/I Hate Flash)

FOLLOW US ON instagram

Deixe um Comentário
Você também vai gostar