Mudar os fios é uma forma de expressar o nosso verdadeiro eu. Seja adotando um novo corte de cabelo ou adotando a cor tendência do momento, é inegável o poder que as madeixas têm sobre nossa autoestima. As trends capilares estão em constante evolução, mas tem uma que nunca sai dos holofotes: o cabelo preto.
De Cleópatra a Megan Fox, há algo super elegante e sofisticado nos fios escuros que faz com que eles marquem diversas épocas e regiões do mundo todo. Algumas pessoas têm a sorte de nascer com a cor tendência natural, enquanto outras precisam apostar em tinturas para conquistar o visual. Hoje, nos juntamos à Maxton, marca de beleza que lança tendências mundiais, para contar a história do cabelo preto e explicar porque o tom sempre foi desejado e pode ser a sua inspiração na próxima visita ao salão.
O sucesso do cabelo preto é antigo. Em 1200, Cleópatra já tornava os fios escuros, de corte acima dos ombros e franja reta, sua marca registrada (e, posteriormente, um símbolo de beleza e força) ao mesmo tempo em que influenciava as egípcias a apostarem na cor. Para conquistar o visual da Rainha do Egito, elas usavam tinturas naturais ou até mesmo perucas. A partir daí, as tinturas se popularizaram, ganhando novas cores e tecnologias, mas as de tom preto sempre estiveram entre as mais desejadas.
Para além da força de Cleópatra, existem outros fatores culturais e sociais que explicam por que o preto é uma cor tendência para cabelos sempre. Em algumas culturas, o cabelo escuro é associado a simbolismos específicos. Em tradições orientais, por exemplo, este tipo de fio é visto como sinônimo de juventude e beleza. Já na Índia, onde a maioria da população tem cabelo escuro, o preto é valorizado por sua conexão com a herança e identidade cultural. A população preta, por sua vez, também faz parte dessa força, seja com os fios escuros naturais ou com as tranças feitas no tom mais escuro do jumbo.
Séries, filmes e celebridades também contribuem para fomentar o desejo pelas madeixas escuras. Por exemplo, podemos destacar a Branca de Neve e seu “cabelo preto como ébano”, que contrasta com sua pele branca e reforça a força dos fios escuros como suporte na construção de imagem desde personagens delicadas a figuras poderosas.
Outra personagem de desenho que ajudou a popularizar o cabelo preto é Betty Boop, que desde os anos 30 ostenta os fios cuidadosamente penteados e negros, e representa a mulher sedutora, glamourosa e confiante. E sim, as madeixas têm papel fundamental nessa identidade.
Na lista de personagens emblemáticos, encontramos também Wednesday Addams, de "A Família Addams" e “Wandinha’, na sua versão mais recente. Suas tranças escuras se tornaram ícones culturais, que influenciam a estética de diferentes gerações e inspiram os fãs a pintarem os fios ou adotarem perucas.
Como é de se esperar quando falamos sobre tendências, as celebridades também possuem um papel importante no reforço do preto como cor tendência para cabelos. Personalidades como Audrey Hepburn, com seu icônico penteado preto na década de 1950, Cher e suas longas madeixas nos 60's e 70's, e a cantora Lauryn Hill entre as décadas de 80 e 90 foram algumas das primeiras a servirem de inspiração nos salões do mundo todo.
Hoje, Katy Perry, Dua Lipa, Kylie Jenner, Kim Kardashian e Megan Fox são apenas alguns dos nomes que são reconhecidos pelas mechas negras. O tom é tão poderoso que há quem abandone o cabelo claro por um moreno poderoso, como foi o caso da atriz Zoey Deutch no Met Gala de 2021.
Katy Perry, que é naturalmente loira, fez dos fios pretos sua assinatura, assim como Dua Lipa, que até chegou a descolorir os fios, mas rapidamente voltou às origens.
No fim, conseguimos entender o motivo de tanto apreço pela cor tendência, afinal, o cabelo moreno ultraprofundo é ousado, intenso e atemporal. Se você faz parte do grupo que quer adotar esse visual icônico, talvez seja hora de fazer a transformação usando a tintura MAXTON Preto 1.0 Confiante. Fácil de ser usada, você consegue uma mudança na sua casa mesmo.
A tinta, através do poder do hialurônico, trata enquanto pinta, garantindo perfeita cobertura dos fios brancos, uma cor intensa e o brilho reluzente que é tão comum ao cabelo preto. Por aqui, estamos ansiosas para saber qual será a primeira look stealer a adotar a cor tendência e você, também foi influenciada?