Por que parar de reclamar te faz uma pessoa melhor?

por Aline Santos

Eu quase comecei essa pauta reclamando das pessoas que reclamam e é a partir daí, que a gente percebe o quanto isso está enraizado em nossa cultura. Parar de reclamar da demora da atendente, da espessura da fatia de queijo (alô mãe!) ou de qualquer dor na unha parece ser coisa boba, mas te garanto que isso pode trazer grandes mudanças para a sua rotina.

Lembro de uma mulher que morava no mesmo bairro que cresci e toda vez que encontrávamos com ela era só reclamação. Eram minutos eternos só ouvindo coisas ruins e depois que ia embora parece que o peso das insatisfações dela estavam sob nós. Tempos depois a gente até chegava a mudar de calçada pra não ter que parar para ouvir mais meia hora de reclamações. Mas, ela não era a única e sendo sincera nunca foi e nunca será, apenas era uma característica dela conhecida por todos os bairro. A minha família, inclusive, tá longe de ser a mais positiva do mundo - e sim, estou me incluindo nessa. Eu não sabia o quanto era reclamona até começar a namorar um rapaz "good vibes" que um dia me falou: - "que tal só parar de reclamar tanto da sua vida? Isso não vai mudar nada ou, na verdade, pode sim mudar pra pior". No começo, óbvio, fiquei com raiva e achei o cara um babaca por isso, mas depois notei o quanto esse meu jeito totalmente negativo estava impactando nos meus relacionamos com todos em casa, no trabalho, com os amigos e namorado.

- parar de reclamar - parar de reclamar - parar de reclamar - texto reflexão - https://stealthelook.com.br

Cada tipo de pessoa age de uma forma porque muitas delas acreditam que estão em tal situação porque simplesmente deveriam estar.

Percebi que o ato de reclamar fazia parte da minha família toda, mas eles não eram os únicos, é claro. Durante anos trabalhei como cabeleireira e ali tive a certeza de que cada tipo de pessoa age de uma forma porque muitas delas acreditam que estão em tal situação porque simplesmente deveriam estar. Vou explicar: se você estiver em uma fila no mercado e só ficar reclamando para o colega do lado que ela está enorme, que os caixas estão demorando e qualquer outra observação negativa, logo você trará essa energia para o momento e os minutos de espera podem ser ainda maiores na sua percepção. Por outro lado, se você estiver numa fila gigante e com o pensamento positivo de que vai ser rápido, pode acreditar que você nem vai sentir o tempo passar. É comprovado que o nosso pensamento e fala são capazes de atrair energias tanto positivas quanto negativas - e isso não é religião, tá? É ciência!

Durante boa parte da minha vida eu só conseguia ver o lado pessimista das coisas, então era de se esperar que muitas coisas na minha vida não estavam caminhando de forma positiva.

Além dos seus próprios pensamentos e ações estar em contato direto com uma pessoa que só reclama também pode te afetar. Estar perto de alguém que só consegue formar frases negativas vai te esgotar da mesma maneira como se fosse você reclamando e mesmo se identificando ou não com aquilo, automaticamente você será impactada por uma onda de energias negativas. Lembram da mulher do meu bairro que mencionei acima? Então, ela é um exemplo disso. Em contrapartida, se a pessoa reclamona for você preciso te dizer que algumas pessoas, amigos e familiares, podem estar se distanciando por esse motivo. Afinal, quem quer ficar perto de alguém que vive reclamando de tudo? Pois é, por bons anos eu fui essa pessoa que tanto julguei.

Durante boa parte da minha vida eu só conseguia ver o lado pessimista de uma coisa. Se alguém ficava doente eu já achava que ia morrer ou se estivesse participando de um sorteio já tinha bem claro na minha cabeça que não iria ganhar porque eu não tinha sorte. Então, era de se esperar que muitas coisas na minha vida não estavam caminhando de forma positiva. Demorei para entender que parte da culpa era minha - sim, eu sei que não devemos nos culpar por tudo o que acontece, mas nesse caso eu era a responsável por algumas atitudes que poderiam ter sido diferentes. Quando me dei conta de que eu estava me tornando cada vez mais uma pessoa desagradável para os meus amigos, decidi mudar os meus hábitos e pensar duas vezes antes de reclamar sobre qualquer coisa. Comecei a ter mais paciência, ver o lado positivos das coisas e aceitar quando algo não dava certo. O meu papo passou de "ai estou com dor, cansada, triste..." para "nossa olha que legal o que eu fiz". Claro que não foi fácil e ainda hoje me pego em dias ruins reclamando até do barulho da minha respiração, mas tudo bem também. Afinal, ninguém é perfeito todos os dias, né?

Ninguém é perfeito todos os dias...

O que eu quero dizer com essa reflexão é que, por mais difícil e insignificante que pareça, parar de reclamar pode mudar a sua forma de lidar com o mundo e como as pessoas te enxergam. Parar de reclamar pode trazer benefícios para a sua saúde física e mental, mudar um dia meio ruim e reprograma o seu cérebro para ver o lado positivo das coisas. Te garanto uma sensação prazerosa de leveza e sucesso.

Você também vai gostar