Por acaso, você já se perguntou como funcionam as fotos de street style que você vê nas revistas, sites e Instagram? Ou, já reparou que (quase) sempre, quem vemos são as mesmas figurinhas carimbadas? Apesar de pesquisar bastante e conhecer referências no assunto, como o site Stockholm Streetstyle, Le 21ème ou Refinery 29, a dúvida de como era o trabalho por trás daquelas fotos continuava.
Como será que era o dia a dia de fotógrafos renomados, como Tommy Ton, Phil Oh (Street Peeper e Vogue), Garance Doré, Scott Schumman (The Sartorialist) e Bill Cunningham (The New York Times)? Já passamos por esse dilema fashion e uma das últimas entrevistas que mais nos ajudou a compreender o mundo fashion nesse sentido foi a da blogueira Sara Escudero e do seu fotógrafo, Diego.
Em um post no seu blog Collage Vintage, que não gira apenas em torno do seu estilo pessoal, Sara contou como é o dia a dia de reportar os looks de street style durante as semanas de moda. Ela geralmente comparece a todas do circuito, como as fashion weeks de NY, Londres, Milão e Paris, por conta própria e nem sempre assiste a todos os desfiles, mas está sempre pelas ruas de olho.
Recortamos 5 perguntas e respostas, que focam bastante na dinâmica misteriosa do street style – mas, se quiser, aqui você encontra a entrevista completa da blogueira espanhola e do fotógrafo. Confira e descubra como funcionam os bastidores dos cliques mais desejados da temporada:
Canon 5D Mark III com lentes 24-70mm e 85mm.
Normalmente os endereços são disponibilizados pela organização de cada semana de moda. Aqueles desfiles que não conseguimos convite e não sabemos onde serão pelas páginas oficiais, são mais complicados e geralmente os mais concorridos. Nesse caso, o jeito é sair perguntando para os fotógrafos que também estão trabalhando ou rastrear a direção através do Instagram de quem vai.
Como gostamos das fotos mais naturais e espontâneas, preferimos fotografar sem que a pessoa perceba assim captamos melhor o movimento do look. É claro que quando a maioria se dá conta que está sendo fotografada, para e posa. Mas, esses não são os nossos cliques favoritos.
Todas se deixam fotografar, porém cada uma tem um jeito diferente. A Chiara Ferragni, por exemplo, gosta de parar e posar para os fotógrafos, o que é compreensível, já que esse é, de certa forma, seu "ganha-pão". Leandra Medine, por outro lado, raramente para para ser fotografada. A man repeller vai caminhando naturalmente para onde precisa ir enquanto os fotógrafos registram o seu look.
Sim, é bem importante. Dá para perceber isso com a Miroslava Duma, que se destacou muito há alguns anos e hoje é uma street style star. Infelizmente, é cada vez mais difícil que isso aconteça com alguém completamente desconhecido porque a concorrência é grande.
Fonte: Collage Vintage