Precisamos falar sobre as pomadas de cabelo e o risco de cegueira ocular

por Inaê Ribeiro

Há algumas semanas, a internet foi tomada por relatos de pessoas que sofreram cegueira temporária devido ao uso de pomadas de cabelo. O assunto ganhou força após a influenciadora Bielle dividir que ela foi uma das vítimas desses produtos e, desde então, novas histórias surgiram. Apesar da temática ter ganhado força recentemente nas redes sociais,  em março de 2022 já haviam depoimentos de pessoas que tiveram a visão afetada devido ao uso das pomadas de cabelo.

No último ano, mais de 100 pessoas com danos oculares procuraram hospitais após o uso das pomadas, e por isso a Anvisa proibiu a circulação de algumas marcas. Os relatos assustaram muitas mulheres que consomem o produto, então convidamos os oftalmologistas Dra. Liana Tito Francisco e o Dr. Henrique Sidi para esclarecer todas as dúvidas a respeito do assunto.

Bielle Elizabeth - cabelo-trança-mulher-negra - pomadas de cabelo - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Bielle Elizabeth (Reprodução/Instagram)


Todos os relatos possuem algo em comum: a pessoa usou a pomada e, ao ter contato com água, o produto escorreu para os olhos, imediatamente a visão começou a ficar turva e, aos poucos,  foi sumindo. Usadas para fazer tranças ou baby hair, essas pomadas de cabelo são muito utilizadas por mulheres pretas e o motivo dessas reações estão em sua fórmula. 

Segundo a Dra. Liana, “algumas pomadas modeladoras têm em sua composição uma substância que tem provocado lesões corneanas. A córnea é uma estrutura ocular transparente e bastante inervada que recobre a íris. Quando a pomada entra em contato com os olhos, principalmente durante o banho de chuveiro, mar ou piscina, ela provoca ceratites e abrasões: pequenas e grandes lesões corneanas causadas pela toxicidade química das pomadas.”

O Dr. Henrique ainda esclareceu que essas pomadas de cabelo podem lesionar as estruturas externas do olho, causando uma opacidade nas córneas, que é exatamente o que resulta nessa cegueira temporária. Em alguns casos, essa lesão é tão grave que é necessário uma solução drástica, como um transplante de córnea.

Joyjah Estrada e Jasmine Shenice Brown - cabelo-trança-mulher-negra - pomadas de cabelo - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Joyjah Estrada e Jasmine Shenice Brown (Reprodução/Instagram)

os riscos

Essas lesões causadas na córnea, além provocarem muita dor, fotofobia, irritação, edema de conjuntivas e pálpebras, impedindo que você abra os olhos, são também porta de entrada para bactérias e fungos, que podem levar à úlceras de córnea, que quando não são tratadas, levam à cegueira definitiva, explica a Dra. Liana.

@marie_mag_ - cabelo-trança-mulher-negra - pomadas de cabelo - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: @marie_mag_ (Reprodução/Instagram)

os primeiros sintomas

O quadro causado pelas pomadas vai evoluindo aos poucos, mas a Dra. Liana alerta para a vermelhidão, dor e sensação de corpo estranho como primeiros sintomas. Além desses, o Dr. Henrique ainda acrescentou a ardência, coceira, aumento da sensibilidade à claridade e uma sensação de olhos mais secos.

@mcleodmanna - cabelo-trança-mulher-negra - pomadas de cabelo - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: @mcleodmanna (Reprodução/Instagram)

quais pomadas evitar e como identificar quais são seguras?

Existem algumas pomadas que foram proibidas de circular no mercado, no Rio de Janeiro, por exemplo, as produzidas pela Microfarma foram suspendidas, especialmente as: “Cassu Braids” e “Cassulinha”. Além dessas, a Anvisa também proibiu a venda da “Ômegafix”, por causar os meus problemas, e nós deixamos o alerta também para a pomada “Feirão dos Cabelos”, que foi a aplicada pela Bielle.

O importante é que antes de comprar e escolher as suas pomadas de cabelo, ou qualquer outro produto, você deve procurar por aqueles que são liberados e aprovados pela Anvisa, se um cosmético não tiver esse aprovação, não utilize!

@thereshegrows.jpg - cabelo-trança-mulher-negra - pomadas de cabelo - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: @thereshegrows.jpg (Reprodução/Instagram)

o que fazer caso tenha os sintomas

Se você fez uso de um produto, seja ele uma pomada capilar ou qualquer outro cosmético, e teve os sintomas que nós citamos acima, o primeiro cuidado a se ter é lavar os olhos com água limpa e corrente em abundância - o Dr. Henrique recomenda água filtrada ou mineral. Em seguida, os dois oftalmologistas fazem a mesma recomendação: procure por um médico e assistência oftalmológica.

Você também vai gostar