No começo de Junho, nosso grupo do whatsapp da firma (sim, ele existe!) explodiu quando a Manu, nossa co-founder, desabafou despretensiosamente sobre uma questão que, como viríamos a descobrir, era motivo de preocupação para a maioria de nós. O assunto causou rebuliço não apenas entre as look stealers, mas também nas redes sociais do STL, e foi aí que percebemos que a queda capilar e a calvície feminina precisavam entrar na nossa conversa.
Os relatos - tanto nossos quanto de leitoras - eram muito parecidos entre si: enfraquecimento, quebra e a perda de quase uma peruca por banho. E aí, o que fazer? Nosso time entrou em contato com duas vozes importantíssimas quando o quesito é a saúde dos fios e que poderiam tirar todas as nossas dúvidas (que vocês também nos enviaram) sobre o assunto. Dr. Leandro Copetti - nosso cirurgião plástico parceiro, estudioso e incrível - e o Instituto LACES, que está fazendo o maior sucesso em São Paulo, especialmente por conta dos seus tratamentos especializados na saúde dos fios - se disponibilizaram a entrar na conversa e bater um papo rápido, mas super completo e informativo com a gente. Precisamos falar sobre calvície feminina, e começamos AGORA:
Dr. Leandro Copetti: Existem duas grandes divisões na pesquisa do motivo de queda de cabelo e sua evolução para calvície nas mulheres: motivos locais ou motivos sistêmicos. A tração dos folículos em penteados, uso de química e até infecções no couro cabeludo são as causas locais mais comuns, porém menos frequentes e mais fáceis de serem resolvidas (retirar o motivo da agressão ao folículo). Os motivos sistêmicos são os mais comuns e mais difíceis de serem diagnosticados, alguns casos podem ter relação com a variação de níveis hormonais, porém a grande maioria não têm uma razão clara que justifique a queda.
LACES: As causas podem ser inúmeras: Falta de nutrição, ferritina baixa, deficiência de vitaminas e minerais, hormônio em desequilíbrio, queda pós parto, pós cirúrgico, após um desgaste emocional, após doença, stress e até mesmo uma febre muito alta pode ocorrer queda de cabelos.
A calvície feminina pode também estar relacionada a questões hormonais, questões hereditárias, ou momentos de stress.
Dr. Leandro Copetti: A alimentação é essencial para o desenvolvimento saudável do cabelo. O organismo é inteligente, ele sabe que cabelo é algo não essencial para sobreviver, logo, esse será uma das últimas estruturas na qual o organismo vai investir tempo e recurso caso haja alguma privação de nutrientes e vitaminas. Primeiramente, ter uma adequada ingestão de proteínas é essencial, já que o cabelo é feito quase unicamente desse componente (queratina). Em segundo lugar, sabemos que elementos como vitamina A, biotina e ferro têm papel importante na saúde dos fios, porém não são de longe os únicos.
LACES: A Alimentação tem muita relevância, já que os cabelos utilizam o excedente da nutrição para manter os fios saudáveis. Quando temos uma dieta pobre em nutrientes e hábitos não saudáveis (como uma vida sedentária, por exemplo), fica difícil ter um aporte extra, o que resulta em enfraquecimento dos fios, falta de brilho, falta de densidade. As vitaminas fundamentais para ter um cabelo saudável são a Vitamina A, complexo B, C , D, biotina, minerais Zinco, magnésio.
Dr. Leandro Copetti: Depende do problema. Às vezes a boa e velha modificação de hábitos alimentares resolve 100% do problema. O importante é investigar aonde está o problema naquela pessoa naquele momento. Não existe uma fórmula única que possa ser seguida por todas pessoas que estão com queda capilar ou já com a calvície instalada. Existe bastante inovação nos casos que exigem transplante, como a técnica fio a fio, até mesmo realizada por robôs, por exemplo.
LACES: Hoje existem inúmeros tratamentos para queda de cabelos, uns mais invasivos outros menos invasivos. Por exemplo, o PRP "Plasma rica em plaquetas", microagulhamento, mesoterapia são alguns dos tratamentos com excelentes resultados. Mas hoje o que mais se valoriza é o tratamento através do equilíbrio da saúde interna e controle do stress. O equilíbrio do microbioma capilar é algo com muitos estudos e com muita eficiência contra a queda capilar.
Por isso no Laces fazemos um tratamento completo para o equilíbrio dos cabelos, que é o Multivitaminas, que faz desintoxicação do couro cabeludo e fios, equilíbrio do microbioma, com devolução de nutrientes de forma localizada, e cuida de processos inflamatórios, o que ajuda com a queda de cabelos, equilíbrio da oleosidade, dermatite e psoríase.
Dr. Leandro Copetti: Em casa pode ser usado xampús e tratamentos localizados com loções que estimulem o crescimento de cabelos, especialmente se existe alguma doença no couro cabeludo que possa estar contribuindo para a queda. No consultório, abrimos mão de estímulos mais intensos como microagulhamento, drug delivery e fotoestimulação. O microagulhamento é uma técnica aonde se faz estímulo com dermaroller ou aparelho similar do couro cabeludo para estimular a circulação sanguínea da região e o “depósito” de fatores de crescimento. Também é usado como um método de abertura de canais para a administração de ativos, que chamamos de drug delivery, que penetram mais profundamente do que se somente fossem aplicados na pele. e fotoestimulação. A fotoestimulação é quando usamos estímulos de luz (LED, laser, etc) para estimular a circulação sanguínea na pele. Muitas vezes a queda de cabelo está associada a uma diminuição da circulação do couro cabeludo, e esse tratamento foca nesse componente do problema.
Dr. Leandro Copetti: Infelizmente existem muitos casos aonde não se consegue identificar uma causa específica que esteja causando a queda ou até a calvície, chamamos de alopecia androgenética, como o nome diz, tem componente genético importante. Nesses casos, o que fazemos é procurar terapias que funcionem para aquela pessoa afim de retardar ao máximo a evolução e algumas vezes recuperar o crescimento. Porém, são tratamentos que exigem manutenção constante para manter o resultado. Exemplos:Uso de medicamentos tópicos, uso de medicamentos orais, estímulo local do couro cabeludo com medicamentos, plasma rico em plaquetas, microagulhamento, etc
LACES: Se ela esta relacionada ao stress, muitas vezes é bem mais problemático de se cuidar porque não temos controle sobre isso. Porém muitos tratamentos que equilibram o sistema de forma focalizada, devolvendo o equilíbrio local, (com vitaminas, minerais, redução da inflamação, equilíbrio do microbioma) têm um ótimo efeito. Caso a causa também seja o stress, é sempre importante ter um momento de conexão com o eu interior, para avaliar o motivo do stress e controlar as emoções. O famoso "beleza de dentro pra fora" engloba não apenas nutrição e alimentação do organismo, mas também a nutrição com bons pensamentos, que curam a alma.
Dr. Leandro Copetti: Biotina pode ajudar se a falta dessa vitamina for um dos motivos da queda, caso contrário, existe pouca evidência que melhore em pessoas sem esse problema. Colágeno definitivamente não ajuda. Se a falta de proteína for o problema, colágeno seria a fonte mais difícil de conseguir esse aporte à dieta.
LACES: A biotina é fundamental para a formação dos fios e o colágeno para boa saúde externa e espessura da pele do couro cabeludo, por isso é muito importante o equilíbrio destes dois elementos para manter uma boa saúde dos fios. Quanto ás quantidades, é sempre aconselhável consultar um médico para ele poder avaliar sua real necessidade de cada um doa componentes.
Dr. Leandro Copetti: Te respondo com outra pergunta: quantos nadadores ou esportistas aquáticos nas olimpíadas são calvos? A maioria que vi são bem cabeludos e cabeludas. ;-)
LACES: O cloro pode ressecar os fios, mudar as cores dos fios e ate atuar na “quebra” dos cabelos, mas na queda não tem influência.