Quando pensamos nas categorias do Oscar, a maquiagem raramente é lembrada. Afinal, há quem argumente que existem aspectos mais significativos a considerar, como o enredo e a cinematografia. No entanto, ao contrário do que esses acreditam, a maquiagem tem o poder de transformar o universo cinematográfico, tornando-o tangível.
Por exemplo, imagine "Cisne Negro" sem a make intensa de Natalie Portman, ou o "Coringa" sem sua característica maquiagem desgastada. A experiência de assistir a esses filmes não seria a mesma, certo? A maquiagem não só é capaz de nos apresentar a visões inéditas, como também serve para contextualizar épocas ou replicar traços reais. Isso é evidenciado por alguns dos favoritos à categoria de Melhor Maquiagem no Oscar de 2024: “A Sociedade da Neve” e “Oppenheimer”.
Então, para entrar no espírito da premiação, vamos relembrar algumas maquiagens icônicas do cinema. Aqui, relembramos tanto as premiadas quanto aquelas que, mesmo não levando o troféu para casa, ainda assim nos inspiraram.
o grinch (2000)
Um clássico natalino, "O Grinch", chamou a atenção pela sua maquiagem. Interpretado por Jim Carrey – sim, irreconhecível – a primeira vez que a equipe de maquiagem reproduziu o visual no ator, levou cerca de oito horas e meia. O trabalho valeu todo o esforço, já que, no Oscar de 2001, o filme ganhou a categoria de Melhor Maquiagem.
o curioso caso de benjamin button (2008)
Outro filme que até hoje nos impressiona é "O Curioso Caso de Benjamin Button". Estrelado por Brad Pitt, a transformação do ator em um personagem que envelhece ao contrário rendeu o prêmio de Melhor Maquiagem no Oscar de 2009.
the iron lady (2011)
Como falamos, a maquiagem também é crucial quando queremos relatar histórias reais, como foi o caso da transformação da atriz Meryl Streep na ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher no filme "The Iron Lady".
A equipe utilizou próteses faciais, alongamento de cabelo e técnicas meticulosas de maquiagem para capturar as diferentes fases da vida de Thatcher, desde sua juventude até a velhice. O filme levou o prêmio no Oscar de 2012.
guardiões da galáxia (2014)
No filme "Guardiões da Galáxia", a maquiagem desempenha um papel fundamental na construção de vários personagens, mas para nós, é a transformação de Zoe Saldana em Gamora, a guerreira alienígena de pele verde, a mais chocante.
A maquiagem verde por todo o corpo, com os sombreados e contornos, deram a impressão que a personagem é mesmo real. Apesar do excelente trabalho do time de maquiadores, o filme não levou a premiação para casa.
a voz suprema do blues (2020)
Outra maquiagem que se destacou ao representar uma personagem real é a do filme "A Voz Suprema do Blues". A transformação de Viola Davis na icônica cantora de blues Ma Rainey envolveu uma pele super brilhante e suada, que destacava os olhos e lábios, refletindo o estilo marcante e a intensidade emocional da era do jazz dos anos 1920.
Os elementos, juntamente com a escolha de perucas e próteses dentárias, criam uma imagem poderosa e real da considerada "Mãe do Blues" que levou o prêmio de Melhor Maquiagem no Oscar de 2021.
house of gucci (2022)
Ok, talvez tenha um pouco de clubismo por aqui, afinal, somos fãs da Gucci, mas é impossível negar a força da maquiagem no filme "House of Gucci". A caracterização de Lady Gaga como Patrizia Reggiani até hoje nos choca com toda sua naturalidade. O filme, entretanto, não foi premiado no Oscar.
a baleia (2023)
Por fim, para esquentar os tambores para o Oscar de 2024, vamos relembrar o vencedor da categoria de Melhor Maquiagem do ano passado, o filme "A Baleia". A equipe produziu próteses de silicone meticulosamente esculpidas e pintadas para transformar Brendan Fraser no personagem Charlie, um homem recluso que luta contra a obesidade mórbida.
Falando em Oscar, os concorrentes na categoria de Melhor Maquiagem este ano são: "Maestro", "Pobres Criaturas", "Oppenheimer", "A Sociedade da Neve" e "Golda". Quais desses você já assistiu? E qual é o seu favorito?