Quais os cuidados com o sol que devemos ter nesse verão?

por Aline Santos

Você já parou para pensar que o verão está logo aí e os seus cuidados com o sol precisam ser redobrados principalmente na região nos olhos? Pois é, muita gente não sabe, mas essa é a área mais sensível e delicada do nosso rosto e garantir a proteção além da estética é fundamental para a saúde visual.

Desde o começo da pandemia e o uso de máscaras, os olhos se tornaram o foco do rosto e por isso, começamos a deixá-los em mais destaque com o uso de produtos de beleza. Com isso, a tendência prevista pela WGSN se cumpriu e a procura por maquiagens como máscaras de cílios e sombras teve um aumento significativo nos últimos meses - e continua crescendo. 

Mas, os cuidados com o sol nesse verão é um dos temas importantes que você precisa saber para proteger a sua visão e já adiantamos que isso vai muito além do óbvio. Desde a limpeza da área aos acessórios específicos como os óculos escuros que, acredite ou não, trazem muitos benefícios para os olhos. Para te contar quais os cuidados essenciais para a sua saúde visual nessa temporada, nos unimos com a Sunglass Hut e montamos um guia informativo que vai mudar a sua rotina, vem ver:

reprodução pinterest - cuidados com o sol - sunglass hut - verão - street style - https://stealthelook.com.br
Foto: Pinterest (Reprodução)


Um dos principais fatores que contribuem para que os cuidados com o sol sejam assertivos é investir em uma rotina de skincare na área dos olhos. Essa região é muito sensível por ter uma pele mais fina e uma quantidade menor de colágeno. Por conta de todos essas razões, ela pode desidratar com mais facilidade e também está mais propensa a flacidez. Nessa época do ano, os cuidados com os olhos precisam ser redobrados e isso inclui dar uma atenção maior para eles, começando com algumas precauções que garantem a saúde da pele em volta. Por isso, abaixo listamos algumas dicas e truques que podem te ajudar:

_limpeza

Como mencionamos, a região dos olhos é muito sensível e por isso, na hora de fazer a limpeza matinal ou para tirar a maquiagem, opte por demaquilantes sem álcool e sem substâncias químicas (como corante) e de preferência, aplique o produto sob um algodão antes de colocá-lo em contato com a pele. Por se tratar de um local super delicado, não use a força para esfregar - isso pode causar danos momentâneo quanto permanente.

_hidratação

Por ter um tecido mais fino nessa região, a hidratação por toda área dos olho é essencial e ainda mais no verão, onde a exposição no sol é maior e causa o ressecamento da pele. Logo após a limpeza, aplique um sérum indicado por sua dermatologista e em seguida use um creme hidratante específico para os olhos. É importante lembrar que mesmo dentro de casa e usando óculos de sol ou grau, o protetor solar é fundamental.

_truques caseiros

Acordou com a região dos olhos inchados ou quer tirar aquele ar de cansada? A compressa com chá de camomila é uma das mais indicadas para os olhos já que ela possui ação anti-inflamatória e é totalmente natural. Para garantir o resultado esperado, as compressas precisam ficar algumas horas dentro do congelador.

Felicity - cuidados com o sol - sunglass hut - verão - street style - https://stealthelook.com.br
Foto: Felicity (Reprodução)

É impossível falar sobre os cuidados com o sol e não mencionar o uso dos óculos escuros que trazem grandes benefícios para a saúde visual. Eles protegem os olhos com filtros UVA, UVB E UVC e mesmo em dias nublados, são capazes de proteger, além de trazer maior conforto preservando a região contra as ações nocivas dos raios UV. Mas, é necessário dizer que nem todos os óculos possuem essa defesa contra os raios solares e por isso, é preciso estar atenta na hora da compra. Inclusive, se comprado de origem duvidosa em comércios ambulantes, esses óculos sem proteção nas lentes podem causar danos sérios e irreversíveis aumentando também as chances de degeneração macular. Portanto, para curtir os dias de sol é preciso prezar pela qualidade além da estética.

reprodução pinterest - cuidados com o sol - sunglass hut - verão - street style - https://stealthelook.com.br
Foto: Pinterest (Reprodução/Pinterest)

Se você trabalha o dia inteiro na frente do computador ou sente a vista cansada depois de um longo período assistindo a sua série favorita, nós precisamos te dizer que, talvez, a solução dos seus problemas possa ser solucionada com as lentes de filtro azul. A tecnologia blue-light não tem contraindicação e pode ser usada o dia inteiro, seja em lentes transparentes, com grau ou mais escuras e a sua grande vantagem está no bloqueio da luz azul violeta (um dos maiores prejudiciais para a nossa visão que pode causar inflamações ou maiores lesões como a catarata e a degeneração macular). Existem estudos que mostram que a exposição prolongada a luz azul pode acelerar o processo natural de degeneração macular dos olhos, lembrando que a macula contribui com 90% de nossa visão. Além disso, as lentes de filtro azul estão ligadas ao bem-estar e regulam o funcionamento do nosso ciclo circadiano (período biológico de 24 horas) e claro, protege os nossos olhos das horas de uso dos aparelhos eletrônicos.

Mas, afinal, por quê você deveria ter um óculos blue-light?

Cerca de 70% das pessoas não conhecem ainda os prejuízos da luz azul: a exposição dos nossos olhos em contato direto com a luz azul violeta pode causar dores de cabeça, fadiga ocular entre outras doenças sérias. As lentes blue-light possuem a tecnologia capaz de filtrar essa luz azul e impede que ela chegue até a nossa retina, tornando um benefício e tanto para a sua saúde visual, física e psicológica. Inclusive, essa engenharia também está relacionada ao sono, na qual ela é capaz de regular a qualidade e produção do hormônio responsável pelo descanso. 

Onde encontrar os óculos com tecnologia blue-light?

Somos suspeitas, mas quando o assunto é encontrar os óculos perfeitos, de qualidade e estilosos, a Sunglass Hut é a nossa primeira opção. A novidade do momento fica por conta do lançamento da Ray-Ban que traz a tecnologia blue-light filter em uma versão sofisticada, mas sem abrir mão dos designs icônicos da marca. Outro ponto positivo é o conforto, já que as lentes feitas em policarbonato são mais leves e se adaptam sem causar esforços na visão. Também não podemos deixar de mencionar as diversas opções de armação que agradam a todos os estilosos e gostos.

Admita, você não esperava que os cuidados com o sol nesse verão incluíam também uma dica dessas para os seus olhos, né?

Higienização

Nunca higienize seus óculos com álcool, mas sim com água e sabão neutro ou uma composição de 5 partes de água para 1 de agua oxigenada.

STEAL THE LOOK ON instagram

Deixe um Comentário
Você também vai gostar