Quais são as flores comestíveis e como incluí-las em sua alimentação?

por Luiza Fiorito

Que algumas flores podem ser comidas, todo mundo sabe, assim como os vegetais e alguns fungos originários da natureza, as flores comestíveis estão por aí e são mais comuns do que você imagina. E cá entre nós, nada mais lindo do que um prato ou doce florido e colorido, né? Por isso, nós chamamos nossa colaboradora especialista em flores e plantas, Luiza Fiorito, para nos contar um pouco sobre o universo das flores comestíveis e compartilhar algumas receitas.

"Muitas plantas que conhecemos e usamos para enfeitar nossas casas, podem se transformar em comidinhas! Oh Yeah! Porém, calma lá, o recomendado é sempre comprar em supermercados e não em floriculturas, pois muitos produtores de flores ornamentais colocam agrotóxicos que podem fazer mal ao serem ingeridos, o que não vai acontecer se comprarmos direto de um fornecedor que as produz para fins comestíveis. Bom,  agora que já esclarecemos isso, vou contar um pouco quais são elas e passar algumas receitinhas simples e floridas. Vem comigo!":

It girls - flores comestíveis - flores comestíveis - Inverno - Street Style - https://stealthelook.com.br
Foto: Edible Flowers (Reprodução/Getty Images)

_girassol

Além de linda e instagramável, o girassol é comestível até cru! Uma boa dica para inserir a flor na sua alimentação e deixar qualquer prato mais colorido é finalizar uma salada ou um prato frio com pétalas de girassol. Elas são super saborosas e cheia de nutrientes.

_rosa

Acredite se quiser, mas as pétalas de rosas são comestíveis sim! Porém não quer dizer que sejam gostosas rs. O gosto não é tão agradável assim, por isso o indicado é deixá-las mais para enfeites em topos de bolo, bowls com iogurtes ou gelo para drinks. O gelo florido deixa qualquer drink lindo e é super fácil de fazer. Coloque uma pétala de rosa ou uma mini rosa em uma forminha de gelo com água e deixar dormir no congelador, se quiser ele maior, pode colocar em um balão com água e colocar para congelar.

_calêndula

As calêndulas são uma das flores comestíveis mais comuns e mais fáceis de se encontrar no mercado. Normalmente existem bandejinhas nos supermercados ou empórios, frescas ou desidratadas para fazer chá. As calêndulas são ótimas opções para saladas, enfeites e canapés e servem como um topping nada óbvio e super saboroso para seus pratos. 

_begônia

As begônias são uma das flores comestíveis com o sabor mais característico e menos comum de todos. As folhas, os ramos, flores e frutos, tanto crus como cozidos, podem ser consumidos e usados em receitas. As folhas apresentam um sabor azedo muito característico e bem gostoso. Uma forma de usar a flor na alimentação, é usando-a para refogar carnes e peixes, junto com outros temperos, ou crua para finalizar uma salada. 

_amor perfeito

Ah o AMOR! Além de lindas elas são as flores comestíveis mais conhecidas do mercado. É fácil encontrar essas belezuras decorando bolos, saladas e bowls. Uma tendência que surgiu recentemente e dominou as redes sociais foram os bolos e os biscoitos floridos decoradas com amor perfeito. Eu mesma já fiz e compartilho abaixo a receita.

_receita do biscoito florido

Deixe um Comentário
Você também vai gostar