Quais são os benefícios de esfoliar o couro cabeludo?

por Inaê Ribeiro

A esfoliação faz parte da nossa rotina de cuidados com a pele, e recentemente descobrimos que os benefícios do procedimento vão além do cuidado com a cútis, sendo excelentes também para o cabelo. Esfoliar o couro cabeludo pode parecer estranho à primeira vista, mas o processo ajuda a garantir fios mais brilhantes e saudáveis. 

Por muito tempo ignoramos a saúde no nosso couro cabeludo. Isso porque não sabíamos que negligenciar a área, e não esfoliar o couro cabeludo poderia causar: cabelos opacos, folículos entupidos e coceira. Se você está surpresa com essas informações e quer saber mais sobre, vem que a gente te conta quais são os benefícios, e como esfoliar o couro cabeludo.

Leia mais

Os benefícios do Mineral 89

@eloise.larocque - couro-cabeludo-cuidados-cabelo-longo-liso-jillian-medina - esfoliar o couro cabeludo - outono - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: @eloise.larocque (Reprodução/Instagram)

o que é

O objetivo da esfoliação é eliminar as células mortas. E quando realizada no couro cabeludo - local onde estão nossos folículos, onde nascem os fios -, ela abre caminho para uma pele fresca, onde os folículos capilares poderão dar vida a cabelos saudáveis e fortes. Além disso, a esfoliação remove o acúmulo de produtos do couro cabeludo, permitindo que nossos óleos naturais mantenham o local e os fios nutridos. Bom, já estamos dando muitos spoilers sobre os benefícios do procedimento, então leia abaixo mais alguns deles:

Lesley - couro-cabeludo-cuidados-cabelo-longo-crespo-najal - esfoliar o couro cabeludo - outono - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Lesley (Reprodução/Instagram)

os benefícios da esfoliação capilar

O ato de esfoliar o couro cabeludo vem acompanhado de vários benefícios, como - o que já adiantamos - remover o acúmulo de produtos e também a caspa. Isso é positivo pois quando nossa cabeça está com resíduos, os folículos são bloqueados, impedindo que o cabelo cresça saudável. 

O segundo benefício é algo que irá brilhar os olhos de várias pessoas: esfoliar o couro cabeludo incentiva o crescimento do cabelo. Por ajudar a criar um ambiente saudável, removendo as células mortas, há a diminuição de enzimas que contribuem para a queda. Além disso, ela estimula também a renovação celular, permitindo que outras novas, frescas e saudáveis ​​apareçam.

Marianna Hewitt - couro-cabeludo-cuidados-cabelo-longo-crespo-najal - esfoliar o couro cabeludo - outono - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Marianna Hewitt (Reprodução/Instagram)

cabelos brilhosos

A limpeza que a esfoliação oferece, promove cabelos brilhantes. Já que eles irão crescer mais saudáveis, além de prevenir que o couro cabeludo fique seco. Escamas ou pontos brancos na cabeça nem sempre são sinônimo de capas, na verdade pode ser que a região esteja muito seca ou irritada. A esfoliação permite que os óleos naturais nutram e se mantenham em nossos fios, evitando assim o ressecamento.

Leia mais

O que comprar para cuidar do seu cabelo grisalho

Julvani Hair Essentials - cabelo-lavagem-escova-espuma - esfoliar o couro cabeludo - outono - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Julvani Hair Essentials (Reprodução/Instagram)

qual a frequência ideal?

A frequência com que você deve fazer a esfoliação, pode variar de acordo com a necessidade do seu cabelo. Mas em geral, a ideia é fazer uma vez a cada sete ou dez lavagens. Se o seu couro cabeludo já é saudável, o número de vezes deve ser menor. Por outro lado, se está sentindo um acúmulo maior de produtos, repita o processo periodicamente em sua rotina.

@brittney.christinee - couro-cabeludo-cuidados-cabelo-longo-crespo-najal - esfoliar o couro cabeludo - outono - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: @brittney.christinee (Reprodução/Instagram)

como fazer esfoliação capilar

Te convencemos a testar a esfoliação capilar? Então inicie buscando um produto específico para o processo, eles vão de itens cosméticos, e até mesmo um gadget. O processo deve ser feito com delicadeza, evitando o uso das unhas, dessa maneira você irá impedir irritações. Ah! Se você possui o couro cabeludo sensível ou lida com acne, eczema ou psoríase, é importante consultar um médico antes de realizar o procedimento. 

Produto escolhido, coloque-o diretamente na cabeça e faça movimentos circulares com as pontas dos dedos, em seguida é só enxaguar e seguir com o seu tratamento capilar de rotina.

LEIA MAIS:

Guia dos perfumes: 7 opções de perfumes florais femininos para testar já

Como manter o bronzeado em dia até no inverno

Testei o demaquilante em forma de sorbet da Ricca

 

Você também vai gostar