Qual a diferença entre pressão estética e gordofobia?

por Andressa Almeida

Para começo de conversa, por que é importante sabermos a diferença entre pressão estética e gordofobia?

Saber reconhecer seus privilégios: quando reconhecemos nossos privilégios, podemos ser pessoas mais empáticas, reconhecendo que há pessoas menos favorecidas ou que passam por situações negativas que não fazem parte de nossas vidas. Aprender sobre a dor do outro pode ser um caminho para ajudar na nossa própria caminhada, além de nos fazer entender que todos temos diferentes desafios.

It girls - pressão estética - pressão estética - Inverno - Street Style - https://stealthelook.com.br
Foto: Andressa Almeida (Reprodução/Instagram)

_saber seu lugar de fala

Como resultado da pressão estética (calma que já vou falar mais sobre ela), acabamos desenvolvendo uma auto-imagem distorcida e também pensamentos distorcidos sobre nós mesmas. Como por exemplo, do que é certo e errado em relação aos corpos. O corpo gordo, por muito tempo ( e ainda hoje, infelizmente) foi considerado um corpo "errado". Logo, quando não estamos no ideal que nos foi ensinado em questão de tamanho, nos sentimos erradas, logo, gordas. Mas será mesmo que você é gorda? Acabamos assim nos considerando, muitas vezes, algo que não somos, e aí também mora o perigo. Abre um espaço para transtornos alimentares, distorção de imagem e etc. Uma pessoa não gorda não vivencia no seu dia a dia algumas situações que pessoas gordas enfrentam. Sendo assim, não faz sentido pessoas não gordas se apropriarem de falas que não lhes pertencem, é necessário assim deixá-las para quem quer, e precisa, de voz falar com propriedade. Né?! Ah, e fica chato e constrangedor se "chamar" de gorda do lado de uma pessoa gorda, não é?

_clareza

Quando temos a clareza do que significa pressão estética e gordofobia, abre porta para alguns questionamentos que podem nos fazer refletir e, porque não, até mudar de ideia em relação ao padrão de beleza, autoestima e autoaceitação. 

Dito isso, qual a diferença entre pressão estética e gordofobia?

Vou tentar exemplificar. Dia desses precisei viajar de avião à trabalho e, no simples ato de me sentar na poltrona marcada, me senti totalmente "errada" pois eu quase não coube na cadeira. Isso mesmo, eu sou uma menina padrão, me considero MidSize, e nunca passei por nenhuma situação que privasse meu direito de ir e vir, mas nesse dia me senti muito mal, não só por mim mas por mulheres maiores que eu e que simplesmente não caberiam naquela poltrona. Ali eu tive um exemplo muito claro de que o que sofro é pressão estética, e não gordofobia pois eu ainda assim consegui sentar e seguir minha viagem.

It girls - pressão estética - pressão estética - Inverno - Em casa - https://stealthelook.com.br
Foto: Andressa Almeida (Reprodução)

Na hora tirei essa foto para mandar para meu namorado pois me senti muito mal por quase não caber na poltrona do avião. Percebe-se que minhas pernas estão fechadas e meu quadril bate dos dois lados do encosto de braços.

Quem me conhece sabe que já sofri uma série de problemas relacionados à minha forma física, porém, o que sofro é essa tal de pressão estética que nada mais é do que um falso ideal de padrão de beleza que só existe no imaginário da sociedade. Por exemplo, você achar que ter estrias e celulites é errado não é culpa sua e sim da pressão estética que, revistas, propagandas, redes sociais e até mesmo influencers, mostram e dizem para você.

Diariamente somos bombardeados por propagandas que prometem resultados milagrosos como acabar com gorduras localizadas, rugas, manchas no corpo e etc. Tudo isso é uma pressão que a sociedade e a indústria da beleza, exigem de você. Você já se questionou sobre o que você acha, e o que te disseram, que é bonito? Se você não se odiar a ponto de não se aceitar e desejar mudar, a indústria não se movimenta. Sim, você se odiar é lucrativo para terceiros.

Vamos ao resumo: pressão estética, como o nome diz, é quando a sociedade te pressiona a seguir um ideal de beleza. E não vamos esquecer que o ideal de beleza também é relativo, papo para outro post

Gordofobia é quando você sofre descriminação, é ridicularizado por isso, e/ou não tem acesso à vários lugares comuns pelo fato de ter o corpo que tem.

Você também vai gostar