Qual é a diferença entre as semanas de moda: Alta costura, Prêt-à-porter, Resort

por Giulia Coronato

No dia 15 de janeiro foi dado o início da temporada de desfiles Outono/Inverno do calendário internacional das semanas de moda. Durante quase três meses, nas maiores capitais de moda do mundo, milhares de coleções e tendências são apresentadas, sugerindo a forma como iremos nos vestir nos próximos meses. 

Dentro desse grande calendário estão diversos segmentos como a alta costura, o prêt-à-porter e o resort, além das coleções masculinas e as de pré-temporada, como a pre-fall. Sim, as semanas de moda parecem à primeira vista confusas e complexas, mas, acredite, não é esse bicho de sete-cabeças. Assim que você entende a dinâmica e o que significa cada uma, fica fácil!

Para quem quer trabalhar com moda ou ama saber tudo sobre esse universo é super importante compreender as peculiaridades das semanas de moda. Por isso, hoje explicamos as diferenças entre a alta costura, o prêt-à-porter e o resort e quando cada uma acontece.

It girls - Pret-a-porter - Pret-a-porter - Verão - Runaway - https://stealthelook.com.br
Foto: Gucci, Prada, Balenciaga (Reprodução/Vogue Runaway)


Diferentemente da alta costura, as semanas de moda prêt-à-porter - ou pronto-para-vestir em tradução livre - são aquelas que acontecem nas maiores capitais da moda. As mais importantes são as de Nova York, Londres, Milão e Paris, e acontecem nessa ordem após a semana de haute couture ter chegado ao fim. Mas, o que é o prêt-à-porter? O pronto-para-vestir é a moda produzida em série, com uma grade de tamanhos ampla, preços mais baixos do que a alta costura e uma imensa variedade de modelos. É no prêt-à-porter que a maioria das tendências são lançadas, são as roupas que vemos tanto no street style, como nas vitrines das grandes marcas.

Recentemente, algumas marcas aderiram ao sistema see now, buy now - algo como "veja e compre agora" em tradução livre. Significa que aquela coleção que está sendo apresentada, já estará disponível para consumo assim que o desfile terminar. 

Os desfiles prêt-à-porter são tradicionalmente divididos em duas temporadas, Outono/Inverno e Primavera/Verão. Porém, muitas marcas do calendário já não seguem mais esse molde, apresentando suas coleções quando e onde bem entendem com o intuito de desacelerar o consumo e melhorar a qualidade da roupa em todos os sentidos. Embora aconteçam fora do calendário, também são prêt-à-porter as semanas de moda masculina e as Resorts, cujas peças ainda são produzidas em série e disponíveis para compra imediata. 

It girls - Alta Costura - Alta Costura - Verão - Runaway - https://stealthelook.com.br
Foto: Giambattista Valli, Valentino, Fendi (Reprodução/Vogue Runaway)

A semana de moda de alta costura é a semana que abre o calendário internacional. Em 2021, ela aconteceu de 25 a 28 de janeiro, dando start aos desfile Outono/Inverno que só se concluem em março. Sempre em Paris, essa fashion week é mais curta que as demais semanas de moda, normalmente tendo duração de três a quatro dias, duas vezes por ano antes dos desfiles prêt-à-porter. Todas as marcas devem ser revisadas e aprovadas anualmente pela Federação de Alta Costura e da Moda (antiga Chambre Syndicale de la Haute Couture) e, somente com o aval da instituição, as coleções são apresentadas, contendo no mínimo 35 looks. 

Diferente do que vemos hoje em dia nas semanas de moda de prêt-à-porter, com a dinâmica see now, buy now, onde aquilo que vemos na passarela já está disponível para compra em grande escala de produção, na alta costura é tudo exclusivo, feito à mão e, na maioria das vezes, sob encomenda. 

Não vemos os looks desfilados na alta costura em vitrines ou no street style, as peças couture normalmente são destinadas ao tapete vermelho ou às consumidoras extremamente exclusivas. 

It girls - Resort - Semanas de Moda - Verão - Runaway - https://stealthelook.com.br
Foto: Alexander Mcqueen, Ellery, Celine (Reprodução/Vogue Runaway)

A semana de moda Resort, também conhecida como cruise collection, é focada no verão e nas férias, apresentando peças mais frescas e itens de beachwear. Não são todas as marcas que apresentam coleções Resort e o calendário é muito mais flexível do que outras semanas de moda.

Os desfiles Resort sempre acontecem no meio do ano, um pouco antes do verão do hemisfério norte e as coleções são sempre apresentadas em lugares nada óbvios, divertidos e com uma plateia totalmente exclusiva, geralmente apenas convidados da marca. Um exemplo: quem aí se lembra do desfile Resort da Louis Vuitton no Museu do Amanhã do Rio de Janeiro? 

Enquanto algumas marcas criam algo completamente novo, inusitado e fantasioso para as coleções resort, outras optam por algo mais simples, entregando somente um lookbook ou um fashion film para apresentar as novas peças. 

STEAL THE LOOK ON instagram

Deixe um Comentário
Você também vai gostar