Quando devo fazer terapia de casal com o meu parceiro?

por The Look Stealers

Hoje, dia 12 de Junho é comemorado nacionalmente o Dia Dos Namorados. Nessa data comemorativa em que os casais e os relacionamentos são o foco, é importante também abrirmos um diálogo e mostrar um lado que muitas vezes é ofuscado. Relacionamentos nem sempre são um mar de rosas, e muitas vezes, se manter em um, ou manter aquela relação saudável, é extremamente difícil e cansativo e muitas vezes precisamos de ajuda profissional para enxergar possíveis melhoras. Mas quando será o momento ideal para procurar, por exemplo, uma terapia de casal?

Diante de tantas dificuldades em lidar e tratar questões que atrapalham a vida a dois, pode ser difícil saber quando devemos ir em busca de uma ajuda psicológica e aconselhamento profissional para tentar compreender o outro em suas particularidades e aprender a conviver com as diferenças em harmonia. 

Para esclarecer dúvidas e responder questões, convidamos a psicóloga Nathalie Magrini, especialista no assunto para nos dar um norte e responder a pergunta principal: "Quando devo fazer terapia de casal com o meu parceiro?"

It girls - terapia de casal - terapia de casal - Outono - Em casa - https://stealthelook.com.br
Foto: Modern Love (Reprodução/Amazon Prime)


_quais são os sinais de quando uma pessoa ou um casal precisam de terapia?

N.M.: Quando a comunicação, o lugar de escuta e fala, já não são mais eficientes, há um descompasso entre o desejo de um e de outro. Falta compatibilidade após muito tempo de união, dificuldade sexuais se apresentam, problemas financeiros são comuns, falta de acordo saudáveis em relação à educação dos filhos, rotinas extremamente desgastantes, infidelidades, excesso de controle, cobranças, e por aí vai.

_a terapia de casal é necessária somente para quando o relacionamento está em crise?

N.M.: Ao contrário do que se imagina, o casal não deve só procurar ajuda quando o problema já está instalado, o ideal seria antes dos conflitos. O casal deve se preocupar em sempre manter um relacionamento sadio, o que ocorre com os casais é que eles normalmente procuram ajuda somente quando a casa já desabou, quando a cumplicidade e o respeito já não fazem mais parte da dinâmica.

_quais são os possíveis obstáculos que podem ser superados com a terapia?

N.M.: A base da terapia de casal é a comunicação dentro do relacionamento, esse casal vai ter que criar um lugar de escuta e de fala saudável entre eles. Esse aconselhamento profissional vai criar um novo potencial de comunicação, possivelmente mais amorosa, sem acusações e sem cobranças.

_você acredita que a taxa de divórcio seria menor caso os participantes do casal tivessem acesso à aconselhamento psicológico?

N.M.: Nada se resolve num passe de mágica. É importante que o casal em questão, reconheça os motivos que os levaram a terapia e tomem a decisão de enfrentá-los, é necessário o envolvimento de ambas as partes e a escuta entre elas. Muitas vezes a separação também faz parte do conceito da terapia, bem como os resultados promissores, quando o casal de fato quer melhorar a relação! Não se esquecendo que os afetos, afetam. Tanto os positivos, como os negativos, e esse casal vai aprender de alguma forma a poder escutar o que o outro tem a dizer.

_em quanto tempo de terapia é possível ver melhoras e resultados, individuais e em casal?

N.M.: Como eu disse anteriormente, nada se resolve num passe de mágica, o tempo e o resultado dependem muito. É importante dizer que os terapeutas ouvem o casal, criando uma possibilidade inicial de conversa e após esse primeiro momento, é normal encaminharem os participantes do casal para um terapia individual. A terapia de casal normalmente não demora muito tempo, são poucas sessões. Por isso é importante continuar o trabalho e o acompanhamento, individualmente.

Você também vai gostar

Utilizamos cookies de estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. saiba mais em nossa política de privacidade.

Utilizamos cookies de estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. saiba mais em nossa política de privacidade.

concordar e continuar