Quando devo fazer terapia de casal com o meu parceiro?

por The Look Stealers

Hoje, dia 12 de Junho é comemorado nacionalmente o Dia Dos Namorados. Nessa data comemorativa em que os casais e os relacionamentos são o foco, é importante também abrirmos um diálogo e mostrar um lado que muitas vezes é ofuscado. Relacionamentos nem sempre são um mar de rosas, e muitas vezes, se manter em um, ou manter aquela relação saudável, é extremamente difícil e cansativo e muitas vezes precisamos de ajuda profissional para enxergar possíveis melhoras. Mas quando será o momento ideal para procurar, por exemplo, uma terapia de casal?

Diante de tantas dificuldades em lidar e tratar questões que atrapalham a vida a dois, pode ser difícil saber quando devemos ir em busca de uma ajuda psicológica e aconselhamento profissional para tentar compreender o outro em suas particularidades e aprender a conviver com as diferenças em harmonia. 

Para esclarecer dúvidas e responder questões, convidamos a psicóloga Nathalie Magrini, especialista no assunto para nos dar um norte e responder a pergunta principal: "Quando devo fazer terapia de casal com o meu parceiro?"

It girls - terapia de casal - terapia de casal - Outono - Em casa - https://stealthelook.com.br
Foto: Modern Love (Reprodução/Amazon Prime)

_quais são os sinais de quando uma pessoa ou um casal precisam de terapia?

N.M.: Quando a comunicação, o lugar de escuta e fala, já não são mais eficientes, há um descompasso entre o desejo de um e de outro. Falta compatibilidade após muito tempo de união, dificuldade sexuais se apresentam, problemas financeiros são comuns, falta de acordo saudáveis em relação à educação dos filhos, rotinas extremamente desgastantes, infidelidades, excesso de controle, cobranças, e por aí vai.

_a terapia de casal é necessária somente para quando o relacionamento está em crise?

N.M.: Ao contrário do que se imagina, o casal não deve só procurar ajuda quando o problema já está instalado, o ideal seria antes dos conflitos. O casal deve se preocupar em sempre manter um relacionamento sadio, o que ocorre com os casais é que eles normalmente procuram ajuda somente quando a casa já desabou, quando a cumplicidade e o respeito já não fazem mais parte da dinâmica.

_quais são os possíveis obstáculos que podem ser superados com a terapia?

N.M.: A base da terapia de casal é a comunicação dentro do relacionamento, esse casal vai ter que criar um lugar de escuta e de fala saudável entre eles. Esse aconselhamento profissional vai criar um novo potencial de comunicação, possivelmente mais amorosa, sem acusações e sem cobranças.

_você acredita que a taxa de divórcio seria menor caso os participantes do casal tivessem acesso à aconselhamento psicológico?

N.M.: Nada se resolve num passe de mágica. É importante que o casal em questão, reconheça os motivos que os levaram a terapia e tomem a decisão de enfrentá-los, é necessário o envolvimento de ambas as partes e a escuta entre elas. Muitas vezes a separação também faz parte do conceito da terapia, bem como os resultados promissores, quando o casal de fato quer melhorar a relação! Não se esquecendo que os afetos, afetam. Tanto os positivos, como os negativos, e esse casal vai aprender de alguma forma a poder escutar o que o outro tem a dizer.

_em quanto tempo de terapia é possível ver melhoras e resultados, individuais e em casal?

N.M.: Como eu disse anteriormente, nada se resolve num passe de mágica, o tempo e o resultado dependem muito. É importante dizer que os terapeutas ouvem o casal, criando uma possibilidade inicial de conversa e após esse primeiro momento, é normal encaminharem os participantes do casal para um terapia individual. A terapia de casal normalmente não demora muito tempo, são poucas sessões. Por isso é importante continuar o trabalho e o acompanhamento, individualmente.

Deixe um Comentário
Você também vai gostar