Quem cuida do cabelo grisalho cacheado e crespo das mulheres negras?

por The Look Stealers

A expectativa de vida das mulheres brasileiras chegou a 79,7 anos, segundo as projeções de população do IBGE. Mas, mesmo com esse avanço, o olhar da sociedade sobre o envelhecimento parece continuar o mesmo. O etarismo feminino segue sendo cruel, silencioso e muito mais presente do que se imagina — e isso reflete na falta de opções de produtos para cabelo grisalho cacheado e crespo

Mulher com grisalho cacheado volumoso, pele bronzeada, vestido tomara que caia bege e expressão serena em fundo neutro.
Foto: Karen Williams (Reprodução/Instagram)


Até na categoria de cabelo, que movimenta mais de R$130 bilhões por ano e tem papel central na autoestima da brasileira, o preconceito aparece. A relação entre homens e mulheres com os fios brancos é bem diferente, principalmente quando se trata de como esse tipo de cabelo é percebido. Enquanto homens grisalhos são vistos como “charmosos”, mulheres com fios brancos são frequentemente associadas à velhice e ao descuido.

Essa pressão estética abala a autoestima de muitas mulheres. A falta de informação, diálogo e acolhimento nessa fase intensifica sentimentos de solidão e ansiedade. Por conta disso, o fio grisalho — especialmente nos cabelos cacheados e crespos — segue invisível para o mercado.

O resultado são poucos produtos voltados para esse público, pouca representatividade no mercado e pouco cuidado com as mulheres negras grisalhas.

Assim como acontece com os cabelos cacheados e crespos, que já têm por natureza uma estrutura em espiral que dificulta a distribuição da oleosidade natural da raiz até as pontas, resultando em ressecamento e maior propensão à quebra, os fios grisalhos também pedem hidratação constante e produtos mais nutritivos. 

A diferença é que, no caso do cabelo crespo ou cacheado grisalho, esses desafios se somam: a perda de melanina altera a textura, deixando a fibra ainda mais porosa, rígida ao toque e suscetível ao frizz. Ou seja, além dos cuidados tradicionais para manter definição, brilho e saúde dos cachos, é preciso incluir ativos que protejam a cor natural dos fios brancos, combatam o amarelamento e que garantam elasticidade e maciez.

Grisalho cacheado exibe blazer branco oversized com ombros estruturados em estúdio minimalista, posando confiante e serena.
Foto: @refybeauty (Reprodução/Instagram)

Ou seja, os cabelos grisalhos já são naturalmente mais porosos e frágeis. Nas curvaturas 3 e 4, que têm tendência ao ressecamento, o cuidado precisa ser ainda mais especial. No entanto, os produtos disponíveis no mercado para esse tipo de especificidade são extremamente escassos.

Essa limitação leva as mulheres negras mais velhas a ficarem sem opções de cuidados que englobam todas as características dos seus fios — algo que acontece com frequência na indústria da beleza. 

Se há uns anos faltava uma gama diversa de tons de base e produtos de cabelo voltados para cabelos cacheados e crespos, hoje ainda há um público que é esquecido: as cacheadas e crespas grisalhas. 

Por isso, é necessário que a indústria reconheça e atenda a esse público invisibilizado. Isso implica investir em pesquisa e desenvolvimento de fórmulas específicas, incluir esse perfil nas campanhas de marketing, e respeitar a identidade estética e os cuidados capilares com textura e idade

Enquanto isso não acontece, muitas mulheres seguem sem representatividade, sem produtos adequados e sem poder ter seus cabelos valorizados em sua totalidade, como deveriam. 

Este conteúdo foi escrito por Agata Sol.