Quem é a influenciadora por trás da Portuguese Girl, tendência do TikTok?
Quem abre o TikTok e tem o seu algoritmo influenciado pelo amor à moda, já deve ter se deparado com algum vídeo da hashtag Portuguese Girl. Se já notou essa trend ou se nunca ouviu falar, fique calma que eu vou explicar, pois fiz uma investigação sobre essa tendência do TikTok e te convido a descobrir comigo todos os detalhes.
A começar pelo termo, que é atribuído a Vicky Montanari, a influenciadora por trás do vídeo “How to dress like a Portuguese Girlie”, que hoje já conta com mais de seis milhões de visualizações no aplicativo.
Como boa curiosa que sou, marquei um café com a Vicky para entender melhor como tudo começou e, claro, saber o bê-á-bá de como se vestir como uma autêntica Portuguese Girl.
“Eu já fazia muitos conteúdos no TikTok, já que adoro o formato vídeo. Um dia tive a ideia de replicar o conteúdo viral de como se vestir como uma garota de Copenhagen, mas na versão portuguesa”, explicou ela. E foi assim, de forma totalmente despretensiosa, que o vídeo (e o termo) explodiu e foi parar na boca do mundo. Basta uma rápida pesquisa na internet para ver que o Portuguese Girl está por todo o lado. Em diversos países, nas mais variadas línguas.
Uma curiosidade que muita gente pode não saber é que a Vicky não é portuguesa, e sim ítalo-brasileira. “O meu pai é italiano e a minha mãe brasileira. Vivi até os 15 anos na Itália, e dos 15 aos 21 no Brasil, no Rio de Janeiro. Depois fui estudar em Portugal e nunca mais voltei. Já são seis anos aqui”, conta.
A verdade é que todas essas vivências foram contribuindo para o estilo que ela tem hoje. “Entender e formar o nosso estilo é um processo demorado, principalmente vivendo em lugares tão diferentes. Mas eu diria que o meu interesse por matérias primas de qualidade vem da minha vivência na Itália, enquanto a minha paixão por cores e estampas vem da minha experiência no Rio. E Lisboa é a junção disso tudo, para além de ser uma cidade super ensolarada e colorida, que tem tudo a ver com esse estilo”, explica ela.
o que é preciso para criar um look Portuguese Girl?
“Parece complexo, mas não é. É tudo uma questão de combinar os padrões errados da forma certa”. Em outras palavras, o famoso “mix and please don’t match”.
Na parte de baixo, opte por calças ou saias que incluam muitas cores e estampas – as favoritas: listras, xadrez e floral. Na parte de cima, a regra é simples: basta não combinar com a parte de baixo. Ou seja, elas precisam ter estampas diferentes ou cores inconciliáveis.
Para os sapatos, a Vicky sugere uns “ugly shoes”, sapatilhas, ou um par de tênis diferente. Para arrematar tudo, um casaco com muita personalidade. “Depois de montado o look, começo a pensar nos acessórios. Adoro tudo para o cabelo, como flores, laços ou uns big scrunchies. Também aposto em colares bem diferentes e uns óculos de sol coloridos. Afinal, o clima de Lisboa pede sempre.”
Decorou? Precisa de mais inspiração? Eis mais cinco influenciadoras adeptas do Portuguese Girl para manter no radar (algumas são besties da Vicky!):
Caetana Botelho também é referência quando o assunto é Portuguese Girl.
Outra Portuguese Girl é Carol Morais.
Inês Isaías é outro nome forte entre as portuguese girls, e vale segui-la.
Para quem adora a vibe das portuguese girls, a Mafalda Patrício é outro perfil interessante.
Para fechar essa lista de portuguesas estilosas, Rita Montezuma.
bate-bola com a Vicky
Agora, para finalizar a matéria, perguntas rapidinhas para a Vicky:
Três palavras que definem o estilo Portuguese Girl:
Colorido, com personalidade, e diria que é sempre mutável.
Influenciadoras que mais a inspiram:
As musas Blanca Miró e Leandra Medine.
Marca favorita do momento:
Loewe!
Última aquisição de moda:
Tênis Miu Miu X New Balance
E você, já conhecia a trend Portuguese Girl? Qual influenciadora portuguesa é a sua favorita?