Quer trabalhar com moda? Te contamos sobre o trabalho de direção criativa

por Carolina Hossni

Sabemos que para muitas pessoas, trabalhar com moda é um sonho. Essa área é extremamente abrangente, e existe um grande processo na cadeia até transformar moda em roupa. Recentemente estivemos no La Moda Runway, evento que reúne lojistas, parceiros e imprensa, para apresentar coleções e tendências, e pudemos acompanhar de perto uma parte desse processo. Da pesquisa e concepção de ideias até o desenvolvimento e venda de produto, o diretor criativo de uma marca tem um papel fundamental. 

Para falar um pouco mais sobre a profissão, conversamos com Bianca Olivo, que, além de rosto da marca, é o cérebro por trás da My Favourite Things, do grupo La Moda. Carinhosamente apelidada de MYFT, a marca tem uma identidade muito bem definida, urbana, jovem e trendy, e conta com uma legião de fãs. Vem conhecer esse universo, e entender como funciona o trabalho de uma diretora criativa: 

Bianca Olivo - moda nacional - Grupo La Moda - trabalho com moda - My Favourite Things - https://stealthelook.com.br
Foto: Bianca Olivo no making of da campanha (@bianca.olivo Instagram/Reprodução)


STL: como é sua rotina de trabalho?

BIANCA OLIVO: 

Minha rotina é frenética, como a rotina de praticamente todo mundo que trabalha com moda. As tendências entram e saem muito rápido, e para nós que trabalhamos com um calendário de desenvolvimento mais longo, esse é um grande desafio. Às vezes eu até brinco com a equipe que usamos a nossa bola de cristal em alguns momentos para prever tendências e comportamentos.

STL: como funciona seu processo criativo na My Favourite Things? De onde vem a inspiração?

B.
O.: 

Antes de desenvolver a coleção, meu processo criativo consiste em uma pesquisa profunda e mapeamento de tendências. Também acontece uma troca muito grande de ideias com a equipe, por meio de brainstormings. Nesse brainstorming é onde eu e todo o time de estilistas e designers da MYFT trocamos sobre tendências, insights e futuro da marca.

Bianca Olivo - trabalho com moda - quais são as marcas do la moda - grupo la moda - my favourite things myft marca - https://stealthelook.com.br
Foto: O processo criativo em equipe da MYFT (@myftoficial Instagram/Reprodução)

STL: um dos maiores medos de quem trabalha com criatividade é o bloqueio criativo. Como você lida com ele?

B.
O.: 

Acredito que isso acontece com todo mundo que escolhe profissões que exigem muita criatividade. Na minha vida, o que mais funciona quando acontece um bloqueio criativo é tirar um tempo para recarregar as energias com meus filhos e marido, tirar um pouco o foco do trabalho e relaxar. Momentos de lazer e ócio criativo são sempre importantes para buscar novas inspirações.

STL: pensando em todos os processos da MYFT, o que você considera seu maior desafio no trabalho hoje?

B.
O.: 

Criação é sempre o maior desafio de trabalhar com moda! Não só dos produtos, mas também a criação de ações de marketing, que captem o interesse do nosso público e consigam ter o apelo comercial, reverberando assim em vendas e no sucesso do negócio.

STL: trabalhando como influenciadora e rosto da marca, você separa sua identidade do DNA da MYFT ou acha que é uma fusão?

B.
O.: 

Na minha vida é uma fusão dos dois papéis: não consigo enxergar a Bianca do dia a dia sem a MYFT. O que mais faz sentido para mim, como cara da marca, é o fato de poder inserir ela no meu dia a dia e fazer com que a divulgação e marketing aconteçam de uma forma orgânica e natural, mostrando que isso realmente faz parte da minha rotina.

STL: quais outras funções você já exerceu, e o que você trouxe de lição para o cargo que ocupa hoje?

B.
O.: 

Antes de chegar ao posto de diretora criativa de marca, participei de um programa como trainee por dois anos. Nele passei por diferentes setores do grupo La Moda, e foi o que, de modo geral, me fez entender muito sobre o negócio e a cadeia de produção. Então para mim, todo esse treinamento me trouxe uma experiência e repertório muito interessantes. Foi essencial tanto para o meu desenvolvimento profissional, quanto para o processo produtivo e criativo da marca.

Bianca Olivo - diretor criativo alessandro michele - Grupo La Moda - como trabalhar com moda - my favourite things myft marca - https://stealthelook.com.br
Foto: A diretora criativa coleciona collabs de sucesso (@myftoficial Instagram/Reprodução)

STL: o que você acha que é preciso para se destacar no mercado como diretora criativa?

B.O.: 

Na minha concepção, o grande diferencial é ter uma alma por trás. Percebemos muito disso quando paramos para analisar que marcas autorais tem se destacado cada vez mais no mercado. E não só da moda em si, mas pessoas se conectam com pessoas. Independente do mundo estar caminhando em direção ao digital, a humanização tem sido a palavra-chave para se manter relevante no mercado.

Se você quer trabalhar com moda e direção criativa, acumular referências, e criar um repertório rico, é extremamente importante. Pedimos que Bianca encerrasse esse papo com um conselho para quem quer seguir essa carreira.

STL: que dica ou conselho você daria para quem pensa em trabalhar com moda?

B.
O.: 

O conselho que eu daria como profissional, é de ser um inconformado. Os inconformados fazem a diferença no mundo (e na moda). O inconformismo traz muitas perguntas, e busca por essas respostas muitas vezes nos levam a soluções nunca pensadas. É esse processo que pode revolucionar e mudar a forma de pensar, e impactando no sucesso do negócio.

Você também vai gostar

Utilizamos cookies de estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. saiba mais em nossa política de privacidade.

Utilizamos cookies de estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. saiba mais em nossa política de privacidade.

concordar e continuar