Razões Para Começar A Transição Capilar

por Lara Lincoln

Estamos vivendo uma das fases mais importantes no universo da beauté: a revolução dos cachos! A transição capilar é uma das maiores febres entre os cuidados com o cabelo e convence, cada vez mais, cacheadas a assumirem as madeixas naturais e se libertarem da imposição dos alisamentos químicos. Só para ter uma noção dos números que envolvem a transição, o interesse por cabelo cacheado cresceu 232% nos últimos dois anos e, pela primeira vez, superou a busca por cabelos lisos na internet, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Google BrandLab.

A tendência é fruto de ações empoderadas que libertaram os cachos de tantos padrões estéticos impostos pelos fios lisos. E a revolução está apenas começando: 24% das mulheres entre 18 e 24 anos reconhecem o seu cabelo como cacheado e até as crianças já estão embarcando no movimento. Assim, a busca por transição capilar cresceu 55% desde 2015 e, com tanta informação sobre o processo, ficou mais fácil de entender todos os passos sobre a transição, inclusive alguns termos comuns no universo como big chop, co-wash e umectação. Para dar uma forcinha no assunto, separamos as principais razões para você começar já a transição e libertar os seus cachos. Vem por aqui:

empoderar
Alanna Arrington
Foto: Alanna Arrington

Diversas cacheadas que passam pela transição compartilham todo o processo, dicas e cuidados nas redes sociais. Elas se tornam referências para outras meninas e porta-vozes sobre o assunto. E, mesmo sendo um processo longo que exige muita paciência e atenção com os fios, é importante entrar no universo da transição e empoderar outras mulheres a assumirem os cachos. Dica: comece a usar os produtos certos, específicos para a estrutura do seu fio, isso faz toda a diferença no resultado e ainda dá uma forcinha no processo. 

fios saudáveis
Imaan Hammam
Foto: Imaan Hammam

Sim, você vai se libertar das químicas dos alisamentos. Assim, aos poucos, o seu cabelo irá se livrar de todos os componentes e ingredientes presentes nesse processo e ficará mais saudável. Aproveita para apostar em máscaras para fios cacheados, que vão ajudar na hidratação e nutrição. 

fios cacheados
Zendaya
Foto: Zendaya

Sem química e mais fortes, os seus fios começarão a crescer! Os alisamentos deixam a estrutura capilar fragilizada e quebradiça, ou seja, com o cabelo livre de componentes prejudiciais, ele ganha força e corpo.  Vale apostar no co-wash, uma técnica de higienização que usa condicionador sem parafinas, petrolatos e silicones para remover as impurezas e manter a oleosidade natural nos fios. 

cabelo
kalysse anthony
Foto: Kalysse Anthony

Sim, você vai começar a sentir o que o seu cabelo realmente precisa, já que os fios não estão maquiados com o alisamento. Um segredo é o cronograma capilar, que envolve uma agenda de hidratação, nutrição e reconstrução para manter a saúde completa das madeixas. 

cortes
Maria Borges
Foto: Maria Borges

Durante a transição, você vai querer apostar em vários cortes de cabelo, isso porque, uma simples passada de tesoura já remove as pontinhas lisas e melhoram - e muito - o aspecto dos fios. É importante entender que o cacho que cresce na sua raiz não é o mesmo cacho após a transição. Isso porque enquanto a química está no cabelo ela não deixa os espirais - responsáveis pela definição - se abrirem e desenvolverem. Scab hair é o nome desse cabelo que aprece bem no início do processo, que é conhecido por ser mais poroso e frágil. Algumas mulheres apostam no big chop, um corte bem curtinho que remove toda a química de uma vez e acelera a transição.

cacho
Logan Laurice
Foto: Logan Laurice

Depois de passar pelo scab hair, você, finalmente, vai começar a enxergar os seus cachos naturais. Eles se dividem em diversas categorias, que englobam cachos mais soltos, estreitos, finos, com volume e outros. Conforme a transição vai chegando ao fim, ficará evidente qual a categoria do seu cacho e como cuidar melhor dos seus fios. Durante essa fase, aposte em diversos óleos, que mantêm a nutrição e melhoram o aspecto do scab.

cacho
Lesley
Foto: Lesley

A sua prioridade irá mudar, agora, você perderá mais tempo em processos de texturização e finalização. Os leave-ins ativadores de cacho passam a ser protagonista da fitagem - técnica que aplica o produto em diversas fitas por todo o cabelo antes de secar. 

ingredientes naturais
Yara Shahidi
Foto: Yara Shahidi

Sim, os óleos naturais serão indispensáveis! Eles são importantes na rotina capilar das cacheadas por manter a umidade no interior dos fios, o grande responsável pela definição e na lutra contra o frizz. O óleo de coco nunca foi tão importante e poderoso como agora e ajuda a criar cachos poderoso. 

Fonte da pesquisa: Google BrandLab.

Deixe um Comentário
Você também vai gostar