Recessioncore e o novo minimalismo

por Sofia Alvarenga

Se em 2022 os “cores” nasceram nas redes sociais, e trouxeram novas estéticas e microtendências, em 2023, a origem do core do momento é um pouquinho diferente. Baseado na situação econômica mundial, o “Recessioncore” veio como o resultado que este tema desempenha na maneira que nos vestimos e nos relacionamos com a moda.

Segundo o relatório State Of Fashion, desenvolvido em parceria do Business Of Fashion com a McKinsey, um dos pontos de atenção para os próximos anos é o impacto deixado pelas crises política, econômica e sanitária que o mundo enfrenta desde 2020. O final da pandemia de COVID 19, levou euforia aos nossos closets!

Cores vibrantes, estampas, brilho, recortes, muitos acessórios eram mandatórios na hora de se vestir. A partir de agora, o que estamos vendo é o reflexo da recessão! De acordo com o mesmo relatório, a tendência é que as vendas do mercado de varejo de roupas sofra uma grande queda, quando comparado com o ano passado, desacelerando a indústria. Esse fato, acontece em decorrência de uma somatória de fatores, entre eles o aumento da taxa de juros e a hiperinflação. A consequência imediata é a diminuição do poder de compra do consumidor de classe média, que deve começar a ranquear suas prioridades quando o assunto é onde investir seu dinheiro.

Emily Alyn Lind - Recessioncore - Recessioncore - inverno - street style - https://stealthelook.com.br
Foto: Emily Alyn Lind (Reprodução/Pinterest)


Ainda dentro do tópico comportamento de consumo, é provável que algumas agendas guiem essa relação. A primeira é a sustentabilidade e a possível busca por produtos com significado, que traduzam a identidade pessoal. Um consumo mais saudável e consciente, pensado no futuro e no planeta como um todo. A segunda, que vai de encontro com esta, é a relação valor agregado x preço. Quando falamos de crise, existem dois comportamentos presentes, o primeiro é focado no preço, ou seja, quanto mais barato melhor. Já o segundo, mais ligado ao valor que aquele bem pode oferecer, um pensamento a longo prazo. A última agenda fica para o inconformismo com a realidade, um sentimento de impunidade e revolta que traduz o momento de crise.

White Lotus - Recessioncore - Recessioncore - inverno - street style - https://stealthelook.com.br
Foto: White Lotus (Reprodução)

Abrindo um parênteses nesse último, diversas vezes na história durante grandes crises nos deparamos com de contracultura. Em 2023, a narrativa vigente é essa revolta direcionada a elite e sua riqueza, que só cresceu nos anos de pandemia. Sendo muito provável, que essa ideia tome o conceito criativo dentro do entretenimento (alô, White Lotus). E aqui, podemos observar um paradoxo no mínimo curioso. Mesmo com a crítica e sátira em relação aos donos de grandes fortunas, ainda existe uma curiosidade em relação a esse lifestyle. Os herdeiros “old money” começaram a virar assunto entre a geração Z (nascidos entre 1995 e 2010), gerando conteúdos com muitos bilhões (rs) de visualizações no TikTok. A estética é luxuosa e discreta, nomeada “Quiet Luxury”, ou melhor o famoso: quem sabe, sabe. Peças bem acabadas, tecidos com ótima qualidade e marcas que a massa nem sabia que existiam. Virou cool ser nepo baby.

Desfile Gucci - Recessioncore - Recessioncore - inverno - street style - https://stealthelook.com.br
Foto: Desfile Gucci (Reprodução)

Traduzindo, na moda, a tendência é que comecemos a nos inspirar cada vez mais na década de 2010, deixando os anos 2000 e a nostalgia positiva de lado. Após a crise de 2008, o minimalismo voltou a se destacar, e é isso que aconteceu em diversas coleções durante a última temporada internacional. Vamos deixar o “dopamine dressing” de lado e tirar do guarda roupa os básicos essenciais, cores e modelagens clássicas e mais confortáveis.

Alfaiataria, oversized e padronagens clássicas, como xadrez e risca de giz, vem tomando as passarelas e os closets das fashionistas de plantão!

Inclusive, as marcas já estão se movimentando para colocar o pé no chão, substituindo grandes ícones maximalistas por conceitos mais despretensiosos. É como se saíssemos da era logomania e entrássemos na era “discrição acima de tudo”. O minimalismo também já tomou os red carpets, com celebridades quase sem acessórios, ou pelo menos sem os tradicionais diamantes no pescoço.

Margot Robbie - Recessioncore - Recessioncore - inverno - street style - https://stealthelook.com.br
Foto: Margot Robbie (Reprodução)

Enfim, do street style, aos tapetes vermelhos mais vigiados do mundo, a onda “menos é mais” vem tomando espaço, e mesmo nesse contexto pessimista, a moda continua rendendo. O look do caos é aquele essencial, clássico e sem grandes destaques. Afinal, como já diziam algumas teorias, quando o dinheiro diminui, os comprimentos aumentam.

 

Este texto foi produzido em colaboração com Sofismos.

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