Retrospectiva fashion: veja os momentos mais marcantes do mundo da moda em 2021
O ano de 2021 foi um ano e tanto, enfrentamos muitas incertezas mas também tivemos momentos de alegria. Podemos dizer que foi mais um ano atípico em nossas vidas, onde foi necessário nos adaptarmos e nos acostumarmos com certas novas normalidades. Celebramos mais cada pequena conquista e aprendemos a dar mais valor para a vida. E a nossa retrospectiva fashion desse ano não será diferente, afinal, ao mesmo passo que nos maravilhamos com as inovações e a introdução tão forte do metaverso no mercado de moda, que antes pareciam tão futuristas, também passamos por momentos mais introspectivos e de reflexão por conta de perdas repentinas de grandes nomes da indústria.
A retrospectiva fashion de 2021 é repleta de momentos estratégicos, mas também muito sentimentais que com certeza marcaram o mercado da moda, como um verdadeiro divisor de águas. Vimos o surgimento de novos segmentos de mercado, com destaque para o universo da moda digital, assim como grandes marcas tradicionais de luxo colaborando entre si. Nos alegramos com o movimento de retomada dos desfiles de moda presenciais, e pela primeira vez em pouco mais de dois anos, foi possível sentir de perto a emoção que esses shows entregam. Esse ano está chegando ao fim, mas certamente deixou sua marca na história da moda. Vem com a gente conferir alguns dos acontecimentos!
a volta dos eventos presenciais
Após um longo período de restrições sanitárias rigorosas, o surgimento das vacinas contra o COVID-19 contribuiu para que pudéssemos retornar com com certa normalidade algumas atividades, como foi o caso dos tradicionais desfiles das semanas de moda mundiais.
Ainda que muitas marcas tenham optado por manter as apresentações de suas coleções de forma digital, através de fashion films, por exemplo, tradicionais casas de moda voltaram às passarelas com todo gás. Além disso, fomos presenteados com looks icônicos nos red carpets dos grandes eventos de moda como o Met Gala, que trouxe para esse ano o tema Moda Americana, além do prestigiadíssimo CFDA Fashion Awards.
ícone fashion Zendaya
Falando em CFDA Fashion Awards e retrospectiva fashion, não poderíamos deixar de citar Zendaya. A atriz de 25 anos, que vem construindo muito bem o seu legado no mundo da moda, foi a artista mais jovem a receber o prêmio de ícone fashion do CDFA. Uma das atrizes da nova geração mais promissoras de Hollywood, Zendaya chama atenção por suas produções impecáveis, assinadas pelo stylist Law Roach, de tirar o fôlego para entrevistas e premieres de seus últimos filmes.
conceito Kim Kardashian
A retrospectiva fashion de 2021 está recheada de celebridades premiadas. Kim Kardashian já é naturalmente destaque por onde passa, mas esse ano recebeu mais um reconhecimento sobre suas contribuições para o mundo fashion. Esse ano a musa recebeu o prêmio de ícone da moda no People's Choices Awards e, em seu discurso, agradeceu o ex-marido, Kanye West, por tê-la apresentado a moda mais profundamente. Vale ressaltar que, além do senso fashion, o prêmio contempla seu sucesso comercial e a transformação e impacto que Kim trouxe para a indústria.
Outro momento marcante de Kim foi sua passagem pelo tradicional tapete vermelho do MET Gala, onde vestiu o icônico look Balenciaga, assinado por Kanye West e Demna Gvasalia, que a cobria o corpo dos pés à cabeça, literalmente.
a inovadora Balenciaga
Esse foi um ano e tanto para a grife espanhola Balenciaga. Além da volta triunfal para as passarelas de alta costura, após 53 anos, como forma de fortalecer suas raízes, a marca firmou inúmeras parcerias inovadoras e icônicas que fizeram com que se tornasse um desejo das novas gerações.
Entre as grandes colaborações está o marco Balenciaga X Fortnite, que, apesar de não ser a primeira collab do gênero moda X games, certamente foi um dos de maiores cases de sucesso. A coleção explorava o universo de moda digital, onde os jogadores do battle royale podiam trajar seus personagens com skins super estilosas e exclusivas para o jogo, sendo que algumas peças também eram físicas e estavam disponíveis para compra nas plataformas e lojas da marca espanhola.
a centenária Gucci
Seguindo na linha das grandes marcas de luxo, esse também foi um ano incrível para a italiana Gucci. Em 2021, a grife completou 100 anos de existência em grande estilo. Vimos desde colaborações inesperadas com outras grandes marcas de luxo, como com a própria Balenciaga e com a gigante dos esportes ao ar livre The North Face, até uma collab inusitada com a gigante dos consoles Xbox da norte-americana Microsoft.
Quando dizemos que 2021 foi um bom ano para Gucci, que tem como diretor criativo Alessandro Michele, nós não estamos brincando. Um grande exemplo foi o emblemático Gucci Love Parade, direto de Hollywood Boulevard. Com uma lista de convidados e modelos que mais parecia uma constelação, o icônico desfile resgatou com maestria a essência das antigas, glamorosas e transgressoras produções da Old Hollywood, com alguns elementos fetichistas e extravagantes.
Não podemos deixar de destacar também o lançamento de uma das grandes produções do ano, o tão esperado filme House of Gucci, estrelado por gigantes como Lady Gaga, Adam Driver, Jared Leto, Al Pacino e Salma Hayek. Apesar de ter recebido algumas críticas por parte de membros do clã Gucci, o filme foi um enorme sucesso ganhando fãs por todo mundo.
moda digital
O ano de 2021 foi um marco para o mercado de moda digital, onde conceitos como metaverso e NFT - bens de consumo existentes somente no mundo virtual - foram palavras de lei para a retrospectiva fashion. Aparentemente e visualmente muitos futuristas, a mescla entre a vida real e virtual se tornou mais 'palpável' do que nunca.
Vimos a efetivação de influenciadores, modelos e humanos virtuais, que, em muitos casos, geram mais alcance e engajamento do que pessoas reais, roupas e acessórios. São os chamados tokens - ou skins no caso dos games - exclusivos para avatares, que só existem no metaverso como, por exemplo, as metabirkins e as colaborações exclusivas de grandes marcas de luxo com gigantes dos games, como foi o caso de Gucci Garden + Roblox e SPFW + Free Fire.
and just like that...
Esse foi um ano de grandes produções cinematográficas que tinham pelo menos alguma relação com o mundo da moda. Já citamos o aclamado filme House of Gucci, cujo figurino era simplesmente impecável e luxuoso conforme a fama da grife italiana.
Vimos também o recente lançamento da série Emily in Paris, que gera controvérsia em relação aos figurinos, um tanto polêmicos e escolhidos para representar os personagens. Mas, o destaque na retrospectiva fashion ficou por conta do super aguardado spin-off da série de sucesso Sex and the City, intitulada agora de And Just Like That.
Já sabíamos desde as primeiras imagens de gravação que AJLT teria muita moda e looks icônicos, mas quando a série foi finalmente lançada no final deste ano causou verdadeiro frisson entre os fãs e entusiastas de Carrie, Miranda e Charlotte que agora vivem os dramas da casa dos 50 anos. Além de resgatar elementos sentimentais da série original, como o famoso par de sapatos azuis Manolo Blahnik, a série buscou abordar a diversidade, além de temas atuais e um tanto mais profundos, mas sem perder o característico tom bem humorado.
Leena Nair e Chanel
O mercado da moda de luxo ganhou mais uma mulher em uma posição de comando quando Leena Nair foi anunciada a nova CEO do grupo Chanel esse ano. A executiva, de 52 anos e nacionalidade indiana, começou como estagiária na gigante dos bens de consumo Unilever, onde, durante 30 anos, foi crescendo e consolidando seu nome e sua carreira, atingindo o marco de primeira mulher de descendência asiática a comandar o recursos humanos da multinacional.
Vale ressaltar que não é comum a prática de contratação de profissionais de outras áreas para atuar nas grandes empresas de moda, sendo assim podemos dizer que a nomeação de Nair é um verdadeiro marco para a indústria.
estrelas não se apagam
Infelizmente, a nossa retrospectiva fashion não é composta somente de momentos bons e, em 2021, perdemos grandes nomes da indústria. Logo no começo do ano, aos 80, perdemos Elsa Piretti, que faleceu de causas naturais. Elsa, que era modelo e designer de joias, consolidou seu nome na moda por conta de suas criações para a tradicional marca norte-americana de joias Tiffany Co.
Em abril, em decorrência de complicações por conta da COVID-19, se foi o estilista marroquinho Alber Elbaz. Conhecido por seu grande trabalho de revitalização da grife francesa Lanvin, Elbaz havia recentemente criado sua própria marca.
Uma das perdas mais recentes foi a do diretor criativo da linha masculina da Louis Vuitton e fundador da marca sportwear de luxo Off White, Virgil Abloh. O falecimento do estilista norte-americano, que estava no auge da carreira, por conta de um câncer foi um grande choque para a indústria da moda como um todo. Muito criativo e visionário, Virgil revolucionou a indústria e a maneira como o mundo a enxerga, firmando parcerias com marcas de dentro e de fora do mundo fashion, como no caso da colaboração com a Mercedes Benz.
E, por fim, não poderíamos deixar de fazer uma menção honrosa ao ator norte-americano Willie Garson, que faleceu em decorrência de um câncer e ficou mundialmente conhecido por seu papel como Stanford Blatch, melhor amigo da personagem Carrie da série Sex and the City e depois na continuação, And Just Like That. Não conseguimos citar todos, mas fica aqui a nossa homenagem a todas as estrelas e pessoa anônimas queridas que nos deixaram neste ano.