A Semana Fashion Revolution acontece todo ano nas últimas semanas de abril em mais de 100 países para conscientizar e buscar formas de garantir dignidade para os trabalhadores que fazem nossas roupas - além mobilizar a sociedade por uma indústria da moda que considere as pessoas e o planeta. Neste ano, ela acontecerá entre os dias 19 e 25 de abril em formato digital.
Este ano, a campanha é em torno dos temas Direitos, Relacionamentos e Revolução, propondo mobilizar redes para além da comunidade já existente, amplificar vozes não ouvidas ou marginalizadas, e trabalhar juntos por soluções inovadoras e interconectadas.
O Brasil é o quarto maior produtor de roupas do mundo, gerando 8 milhões de empregos diretos e indiretos, sendo que 75% da mão de obra é composta de mulheres (ABIT). No Brasil, entre 2016 e 2018, a cada cinco trabalhadores resgatados em situação análoga à escravidão, quatro eram negros (Reporter Brasil via SIT). Trabalhadores e trabalhadoras da moda ainda não têm seus direitos fundamentais garantidos, estão com cada vez mais trabalhos informais e terceirizados, e com a pandemia suas condições tornaram-se mais precárias e fragmentadas. Ademais, a indústria da moda é uma das maiores poluidoras do mundo, impactando a biodiversidade, o solo, a água e a vida de comunidades. O Fashion Revolution reforça a necessidade de mudanças radicais para problemas radicais e isso requer uma revolução em nossa forma de pensar, consumir e produzir.
A Semana Fashion Revolution é realizada de forma horizontal e colaborativa, e conta com articulações de mais de 70 representantes e dezenas de estudantes e docentes embaixadores voluntários em parceria com atores das cenas locais. Para se cadastrar e conferir a programação do evento, clique aqui.