Desde que o Fashion Rio deixou de fazer parte do calendário oficial da moda brasileira, estávamos carentes de um palco que valorizasse o design carioca. Mas o sentimento de saudade não durou muito, pelo contrário, foi extinto ontem, quando teve início a primeira semana de desfiles do Rio Moda Rio.
Com uma proposta diferente da tradicional e maior semana de moda brasileira (a.k.a SPFW), o Rio Moda Rio propõe ser um movimento, e não um evento. Não entendeu? Calma, nós explicamos! Fora os desfiles que começaram ontem, serão também organizados ciclos de palestras, exposições e até um edital aberto para novos estilistas - alô, alô estudantes de moda, essa pode ser a sua chance de participar do que promete ser um dos maiores acontecimentos da moda nacional.
Outra novidade é o esquema see now, buy now (ou veja agora, compre agora). Se antes as marcas mostravam nos desfiles suas coleções futuras, que chegavam às lojas meses depois da apresentação, agora as peças vistas na passarela podem ser compradas imediatamente após o desfile. Bacana, né?
O line-up conta com nomes renomados e intimamente conectados com o selo carioca, tipo Blue Man, Lenny Niemeyer e Osklen, ou seja, proposta bacana e marcas de peso: estamos animadas para acompanhar de perto o que vem por aí!
O show de abertura, que rolou ontem, foi incrível e cheio de história, homenageou quatro marcas icônicas dos anos 80: Yes, Brazil, Company, Maria Bonita e George Henri. Com peças de acervo e Xuxa na passarela, o espetáculo encantou todos da plateia estrelada, que contou com a presença de Paolla Oliveira e Marisa Orth.
Mas se você pensa que semana de moda é privilégio de poucos, aqui vem a melhor parte: o Rio Moda Rio é um espetáculo aberto e vende ingresso ao público, por R$65, a inteira, perfeito para quem sempre teve curiosidade de ver de perto como funciona um fashion week. Olha só um pouquinho do que rolou por lá: