Rita Lee, rainha do rock brasileiro, morre aos 75 anos; Saiba a importância dela na moda

por Baárbara Martinez

Quando pensamos em ícones, que possuem obras icônicas e que mudaram o mundo, automaticamente achamos que eles são eternos. Poderiam ser. Ontem à noite (8), Rita Lee nos deixou. Rainha do rock brasileiro, a artista mudou o rumo do que conhecemos como música brasileira. 

A compositora, diagnosticada com câncer de pulmão em 2021, vinha fazendo tratamentos contra doença. Segundo a assessoria de imprensa, ela faleceu em casa, em São Paulo. Em uma carreira imensa, ao todo foram 40 álbuns, sendo 6 dos Mutantes, 34 na carreira solo.

Rita Lee - Macacão prata - Rita Lee - Verão - Rita Lee - https://stealthelook.com.br
Foto: Rita Lee (Reprodução / Divulgação)


trajetória

Gigante, Rita Lee ajudou a incorporar a revolução do rock à explosão criativa do tropicalismo. Ela formou a banda brasileira de rock psicodélica mais significativa do Brasil, os Mutantes, composta também por Sérgio Dias e Arnaldo Batista.

Em 1972, ela acabou expulsa da banda, marcando também o fim da formação clássica dos Mutantes. Ainda sim, a cantora criou canções na carreira solo com enorme apelo popular sem perder a liberdade e a irreverência. O que nem sempre ocorre. Músicas de grande sucesso como Mania de Você, Chega Mais, Doce Vampiro, Lança Perfume, Nem Luxo Nem Lixo e muitos outros vem dessa época.

na moda

Rita era considerada um dos ícones fashion do Brasil. Ela usou a moda como complemento de sua obra. Afinal de contas, mais do que ninguém, a cantora sabia que figurino é linguagem. Com influências de David Bowie e Mick Jagger, ela fazia o figurino das capas dos CDs dela e ajudava a vestir os seus colegas dos Mutantes.

Alguns visuais marcaram a carreira dela, como o visual nude coberto por estrelas psicodélicas ou o icônico vestido de noiva usado no Festival Internacional da Canção após as desclassificações de Gilberto Gil e Caetano Veloso. 

Rita Lee - Rita Lee - Figurino - Inverno - Morte - https://stealthelook.com.br
Foto: Rita Lee (Reprodução e Divulgação)

Agora, como vamos olhar um cabelo vermelho liso e de franja certinha e não lembrar dela? Como não ver óculos redondinhos de lentes coloridas e não imaginar Rita Lee? Ficamos com seu legado, tanto na moda como na música.

Você também vai gostar

Utilizamos cookies de estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. saiba mais em nossa política de privacidade.

Utilizamos cookies de estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. saiba mais em nossa política de privacidade.

concordar e continuar