Quando o assunto é cartela de cores, a gente já sabe que vermelho e tons de marrom estão em alta faz tempo e que recentemente, o amarelo manteiga, mais suave, e os tons neon entraram na roda trazendo contraste e dividindo opiniões. Mas agora chegou a vez de uma outra opção, menos óbvia e cheia de simbolismos, pronta para roubar a cena: sim, o roxo é tendência.
Místico, espiritual, luxuoso e misterioso, ele carrega uma série de significados. Antigamente, foi o corante mais caro do mundo, virando símbolo de status reservado à alta sociedade, como a realeza e o alto clero. Mas além da nobreza, o roxo também é associado à magia, criatividade e individualismo. Já em versões suaves como o lavanda, é conhecido por seus poderes terapêuticos, evocando calma e serenidade. E oferece, de quebra, frescor e um toque lúdico, confirmando ainda mais seu potencial.
Apesar de todo esse currículo, a cor é muitas vezes considerada difícil de combinar, mas se depender das passarelas, inspiração para aderir não vai faltar. De Chloé a Gucci, passando por McQueen e Saint Laurent, o roxo — em todas as suas variações — foi queridinho dos desfiles de Inverno 2025.

nas passarelas
Para sua estreia na Dries Van Noten, Julian Klausner buscou inspiração na paleta de tonalidades encorpadas características da marca e o roxo foi uma das estrelas. Surgindo em estampas, em composição monocromática e com cinza.
Na YSL, a cor se destacou em brocados com motivos florais e o apelo vintage foi modernizado através da combinação com jeans.

Na Gucci, a aposta foi no styling com neon, renovando os looks de alfaiataria lady-like.

Na McQueen, o clima meio vitoriano, meio biker reinou e o roxo em toda sua gama estava presente, com vestidos fluidos acompanhados de itens pesados como casacos de couro e botas.

O apelo luxuoso do roxo é perfeito para tecidos mais especiais como cetim e veludo e na Nina Ricci, ele fez par com verde.

Falando em combinações, na Miu Miu, é o marrom quem foi eleito para dar match com o roxo.

Já na The Attico, o sex appeal imperou e a composição ton sur ton, com roxo escuro na roupa e lavanda nos pés ficou linda.

no dia a dia
Usar na prática é mais simples do que parece. A gama de tons é versátil e transita com facilidade do lúdico ao sexy. Misturar versões claras e delicadas, como o lavanda, com outros tons pastel é uma ótima pedida.

Em versão violeta, a cor adiciona um toque de irreverência a peças hit, como a blusa de babados, e deixa a produção com short de oncinha mais original.

Muita gente pensa que a cor só funciona no inverno, mas tudo depende da peça e da tonalidade. É raro ver o roxo na moda praia, mas o efeito é incrível.

Os tons de vermelho também seguem como preferidos e o combo com roxo é um dos mais charmosos para testar. Tanto no frio quanto no calor.

Na dúvida, optar por inserir a cor através dos acessórios é infalível. No fim das contas, injetar cor é uma das formas mais práticas de mudar instantaneamente a cara do look e o roxo é um ótimo candidato para experimentar. E você, o que acha?
