Se você faz parte da Geração Z ou é uma consumidora assídua do TikTok, provavelmente já deve ter ouvido falar na estética Sade Girl que está bombando por lá. Essa estética é inspirada no estilo pessoal de Sade Adu (pronuncia-se "chá-dê"), uma cantora e compositora anglo-nigeriana.
Sade Adu é um ícone da música dos anos 80 e 90, e se apresentava com uma banda que misturava jazz com um toque de R&B e soft rock. Agora, em 2024, 40 anos após o lançamento de um dos seus maiores clássicos, “Smooth Operator”, que transcende gerações, vemos o seu estilo dentro e fora dos palcos se tornar viral.
Na década de 80, ser exagerado e extravagante estava na moda, com o uso de cores vibrantes tanto nas roupas quanto na maquiagem, ombreiras, mangas bufantes e estampas de animal print. Artistas como Michael Jackson, Tina Turner, Prince e Madonna, entre outros, adotaram essa estética marcante. No entanto, Sade Adu se destacava por ser diferente, adotando um estilo clássico e sem esforço.
como se vestir como uma Sade Girl?
O estilo de Sade incluía peças vintage com um toque minimalista, elegante e moderno. Tecidos de alta qualidade e bem estruturados eram sua prioridade, como vestidos e ternos com corte de alfaiataria em tons neutros. Por isso, se você deseja se vestir como uma Sade Girl, precisa estar atenta a esses elementos-chave.
Uma das cores-chave do guarda-roupa da cantora é o branco, muitas vezes protagonizado pela icônica camisa branca de alfaiataria que compõe o look, assim como em visuais totalmente brancos.
Calças de cintura alta, camisas brancas, golas altas, jeans, sapatilhas de ponta, botas de couro, cintos largos, braceletes, anéis, colares e o aclamado brinco de argola fazem parte da estética Sade Girl.
a beleza da Sade Girl
A marca registrada dessa estética inclui um batom vermelho marcante, olhos esfumados no canto externo com um leve delineado, uma maquiagem discreta, utilizando pouca base e corretivo, e um blush apenas para deixar um aspecto saudável.
Para o cabelo, o penteado principal é o rabo de cavalo baixo, que traz um ar de elegância, sofisticação e modernidade. Muitas vezes, Sade também era vista com uma trança na mesma altura. Esses dois penteados são perfeitos para dar destaque à maquiagem e ao icônico brinco de argola dourada, que era sua assinatura.
Essa estética, assim como todas, também diz respeito ao comportamento. Ser uma Sade Girl é uma volta ao passado que continua presente em peças clássicas e atemporais que nunca saem de moda. Para a cantora inspirada nessa tendência, a sofisticação significa estar bem consigo mesma; então, nada melhor do que peças confortáveis, de qualidade e que possam acompanhar você durante muitas décadas.
Agora me conta, você vai incorporar essa estética à sua vida pessoal? Porque eu, particularmente, estou obcecada e com certeza irei.