Saiba o que é o projeto Nordestesse e porque ele é importante pra moda brasileira
A valorização da moda brasileira é uma questão a ser pautada a todo momento, afinal, além de fomentar a economia, é uma forma de expandir novos horizontes para as marcas e trazer mais visibilidade aos criadores. Foi pensando nisso que o projeto Nordestesse foi criado. Com ênfase no resgate de tradições, o hub incentiva criadores dos nove estados do nordeste.
O estímulo a saberes e matérias-primas da região também é um ponto forte. O objetivo é abrir portas, disseminando o design autoral e expressões artísticas populares que resgatam uma identidade ancestral do povo, valorizando suas crenças, tradições e costumes.
Agora, o projeto Nordestesse chega ao SuperApp Magalu e traz com exclusividade 18 novas marcas de produção artesanal voltadas para a moda feminina e masculina, abrindo espaço para diferentes oportunidades e novos nomes nacionais, além de capacitar e promover autonomia digital para pequenos empreendedores. Quer saber mais? Continue com a gente abaixo:
sua importância
Longe de ser algo caricato e estereotipado, o projeto Nordestesse traduz a singularidade regional e desenvolve uma moda global genuína e cheia de bossa. “Esta união reforça a missão do Magalu como catalisador da digitalização do varejo no Brasil e também seu posicionamento como um destino de moda completo e acessível, que valoriza a moda brasileira”, comenta Silvia Machado, diretora-executiva de moda e beleza do grupo Magalu.
Para as etiquetas selecionadas, o mergulho dentro do processo de digitalização passa por uma curadoria para que os produtos alcancem ainda mais um público que parece estar mais interessando em consumir itens que valorizem os pequenos produtores, e que, além disso, fazem a diferença na vida das comunidades envolvidas, uma vez que a logística e cadeia produtiva valorizam pela preservação das técnicas tradicionais, como a cestaria e as vertentes da renda.
Como parceiro, o Magalu evidência o projeto Nordestesse e apresenta as marcas para um público mais amplo, explorando a omnicanalidade, ou seja, une o digital com o físico, trabalhando os múltiplos canais de venda e de comunicação com o consumidor. A imersão no digital também passa por outros critérios, como a possibilidade de reprodução das peças - uma vez que muitas delas trabalham com itens artesanais únicos -, e o tíquete médio, que precisa ser atrativo para aqueles que ainda não conhecem as marcas. “O objetivo é fomentar a moda nacional e promover visibilidade e suporte para pequenas marcas, além de oferecer aos consumidores produtos autorais de forma acessível e democrática”, completa a executiva.
as marcas
Uma das marcas no portfólio do Mundo Moda Magalu é a Meninos Rei, que foi criada em Salvador no ano de 2015, pelos irmãos Céu e Júnior, quebrando as barreiras e imposições de padrões dentro do vestuário masculino. Sua base são os tecidos africanos com modelagens ousadas e pouco óbvias, resultando em um combo estiloso e único. Hoje, eles desfilam na SPFW e já chegaram a vestir nomes como Ivete Sangalo e Gilberto Gil.
Já a cearense Catarina Mina, que também faz parte do projeto Nordestesse, trabalha com bolsas feitas em crochê com detalhes de palha que conquistaram o Brasil e clientes mundo afora, e isso graças as artesãs que trabalham com Celina Hissa, a fundadora da marca. Não só isso, mas a Catarina Mina foi pioneira em abrir seus custos para o público, deixando claro quanto paga para cada artesã. Iniciativa que rendeu o prêmio Vogue EcoEra em 2015 e, em 2016, o Brasil Design.
Em total sinergia com a ideia de diversidade do Magalu, a marca DePedro é mais um destaque do projeto Nordestesse no SuperApp. A marca é de Seridó, no sertão do Rio Grande do Norte e, além de handmade e slow fashion, veste todos os corpos e gêneros com suas camisas bordadas, túnicas e shorts em crochê. As peças, feitas em matéria-prima sustentável, buscam inspirações no regionalismo, exaltando técnicas tradicionais do sertão e também tem como missão humanizar a cadeia produtiva, formada por 220 artesãos que trabalham do interior ao litoral.
Criada durante a pandemia, a Ateliê Mão de Mãe é uma marca autoral soteropolitana, que tem como missão destacar toda a riqueza do trabalho colaborativo artesanal. O crochê é o carro-chefe, suas cores e materiais são inusitados e buscam fugir do óbvio. Comandada por Vinicius Santana e Patrick Fortuna, a marca compõe o projeto Sankofa no SPFW e suas peças já passaram por celebridades como Pabllo Vittar, Isis Valverde e Camilla de Lucas.
Natural de Recife, a Firulinha é uma das etiquetas selecionadas dentro do projeto Nordestesse. Voltado para uma moda divertida, colorida e sustentável, a marca valoriza a arte e cria estampas exclusivas, que contam histórias assinadas por seus designers, parceiros locais e ilustradores.
A Gonzalo é uma marca Cearense recém-nascida que preza pelas questões ambientais e pela criação de células de trabalho, preocupando-se com todos os envolvidos dentro dos processos criativos, garantindo qualidade de vida, rentabilidade mensal para as famílias e lutando pela extinção da exploração dos artesãos. Além disso, a avó do diretor criativo, Walber Goes, foi a principal inspiração para a construção da Gonzalo.
Traduzido do Yorubá, Munira significa "brilhante, reluzente". Criada em Salvador no ano de 2019, a etiqueta trabalha a narrativa do resgate e autoestima, inspirando-se na história e potência das comunidades negras, simbologias culturais e afetivas, trazendo uma realidade de acolhimento e liberdade corporal.
Mantida pela Catarina Mina, o projeto Olê conta a história das Rendeiras de Trairi, onde cada peça vem assinada pela artesã que a fez e, dessa forma, valorizando as pessoas que criam, pensam e costuram o birlo - a renda do Ceará. Ao todo, são mais de 5 mil mães e avós que passam os ensinamentos às crianças da família, fortalecendo a tradição e mantendo viva a arte da técnica.
como comprar
Todas as peças estão disponíveis no SuperApp Magalu e estão divididas em quatro grupos diferentes, cada uma com sua peculiaridade e marcas do projeto Nordestesse.
_Urbano: Dendezeiro, Gefferson Vila Nova, Azulerde, Baba;
_Étnico: Santa Resistencia, Meninos Rei, Firulinha;
_Artesanal: DePedro, Ole Rendeiras, Catarina Mina, Atelie Mão de Mãe, Gonzalo;
_Minimalista: MBconceito, Munira, Sau, Souldila, Grao, Sillas Filgueira.
Para garantir, é só baixar o aplicativo no seu celular, clicar em "moda" e acessar a categoria "Nordestesse", lá você encontrará as 4 categorias, as novidades e todas marcas que estarão disponíveis.