Nos últimos dias, não se fala em outra coisa senão Margaret Zhang, a nova editora da Vogue China. Apesar de somente agora o seu nome se tornar assunto por aqui, a nova chefe de conteúdo da edição chinesa da revista já é bem conhecida na moda e no universo das influenciadoras digitais. A contratação, inclusive, foi surpresa para todos, afinal, no auge dos seus 27 anos, Zhang é a mulher mais jovem a ocupar um cargo tão importante como esse.
Com os cabelos tingidos de azul e um estilo mais casual, Margaret é a voz de uma nova geração do país asiático. Aliás, em 2019, a China se tornou o país com maior poder de consumo do mundo e, talvez por isso, a escolha para uma pessoa mais nova tenha sido uma estratégia certeira de levar um novo público para o título.
Margaret Zhang começou a carreira em 2009, aos 16 anos, escrevendo seu próprio blog "Shine by Three". O conteúdo era uma mistura de dicas de moda com reflexões pessoais e, com o passar dos anos, começou a abordar também a rotina de trabalho da influenciadora, escritora e diretora criativa.
Nascida na Austrália, mas filha de chineses, Zhang passou os últimos anos se dividindo entre Sydney, onde ainda mora, e Pequim, para onde pretende se mudar muito em breve. Foi em suas passagens por Nova York, onde frequentou os mais badalados eventos de moda, que alcançou o status de ícone das semanas de moda e logo foi notada por diversas marcas do mercado, como Gucci, Dior e Louis Vuitton.
Além da promissora carreira como editora-chefe da Vogue China, Margaret Zhang tem um extenso currículo na área como fotógrafa, stylist e diretora criativa, e já passou por diversas publicações importantes como Elle, Nylon, Marie Claire e Harper's Bazaar.
A própria Anna Wintour, diretora global da Vogue, fez questão de comentar sobre a nova contratação, destacando que Margaret tem "expertise digital em múltiplas plataformas", revelou.
Ocupando um cargo que por 16 anos foi de Angelica Cheung, a nova editora-chefe da Vogue China traz um frescor e uma nova perspectiva para as leitoras e, inclusive, levará o seu próprio público para consumir os conteúdos da revista.