Lançado nos últimos dias de 2022, o longa "Glass Onion" de Rian Johnson se tornou um hit instantâneo da Netflix. Continuação do filme "Knives Out" - em português, "Entre Facas e Segredos" -, a nova aventura vê o retorno do detetive Benoit Blanc tentando desvendar outra trama de intrigas e mistérios, dessa vez protagonizada por um bilionário excêntrico e seu seleto grupo de amigos durante um fim de semana luxuoso em uma ilha grega. A produção conquistou ainda mais sucesso do que a primeira, graças a uma combinação de elenco com nomes estrelados, roteiro sensacional e personagens com personalidades bem originais e distintas, enfatizadas pelo figurino impecavelmente lapidado e planejados sob medida para expressar a essência de cada indivíduo.
O filme anterior, ambientado no auge do inverno, transformou em hit o suéter do tipo cable knit usado em várias cenas pelo personagem de Chris Evans. Agora, o cenário paradisíaco de "Glass Onion" estabelece o tom e inspira os looks de clima dolce far niente, novamente assinados pela figurinista Jenny Eagan. As roupas têm papel importante na narrativa, já que ajudam a apresentar a personalidade de cada um: as escolhas práticas e zero trendy da assistente Peg, o estilo genérico de Miles, a vibe over do influencer problemático Duke, o conservadorismo da política Claire, o boho com apelo sexy da jovem Whisky e a elegância fashionista e multicultural de Lionel servem como extensão de suas identidades. Isso pode ser observado com mais força no guarda-roupa de três dos personagens que a gente analisa a seguir:
birdie
A ex-modelo vive uma existência privilegiada e sem muito contato com a realidade, isso é demonstrado na cena de abertura, quando, em plena pandemia, ela decide abrir mão da máscara facial correta, preferindo cobrir o rosto com um modelo de mesh, cheio de glamour, porém completamente inapropriado para o momento.
A aparência é prioridade de Birdie e ela favorece peças statement que a coloquem no centro das atenções. Adepta à filosofia "mais é mais" quando o quesito é estilo, a década de 80 é a mais referenciada: cores vibrantes, estampas variadas, texturas especiais como babados, acessórios mil e, claro, metalizados figuram entre seus favoritos.
O vestido arco-íris de lamê é um dos momentos mais impactantes e, assim como todos os outros figurinos usados pela personagem, foi confeccionado especialmente para o filme.
cassandra
A sofisticação da ex-sócia de Miles é ainda mais ressaltada ao lado dos excessos de Birdie, mas vale mencionar que, apesar de ser indiscutivelmente chique e priorizar uma cartela de tons neutros com toques estratégicos de cor, seu estilo passa longe da monotonia.
Em seus looks, o que brilha são: o design e o caimento impecável das peças. Sua escolha por não misturar várias cores ao mesmo tempo, ajuda a manter a atenção nas silhuetas e, na versão Resort, os maiôs com decotes assimétricos, pantalonas e comprimentos maxi são certeiros, assim como a alfaiataria.
Em Glass Onion, suas produções traduzem bem sua mente afiada e espírito inovador através das formas arrojadas aliadas à elementos clássicos, evidenciados ainda mais pela postura autoconfiante.
benoit blanc
O detetive é dono de um estilo excêntrico, que mescla elementos clássicos permeados por uma nostalgia old school à uma irreverência que pode ser percebida através das silhuetas e cartelas de cores. O conjuntinho listrado e colorido com styling de lenço amarrado no pescoço é exemplo perfeito desse equilíbrio.
Seu guarda-roupa é repleto de traços retrô e charme, evidenciados pelas peças extremamente bem cortadas, mas sempre com toques especiais. Demonstrando sua personalidade fora da curva: Uma atenção importante aos detalhes, tanto na hora de investigar seus casos, quanto na hora de se vestir, assim como a o apreço à solidez e códigos tradicionais enfatizados pela preferência por itens de alfaiataria.