Saúde mental: 5 maneiras que a decoração pode te ajudar

por The Look Stealers

Nossa casa é o nosso refúgio, e precisamos nos sentir muito bem nela para que a nossa saúde mental também fique bem, mas nem sempre estamos felizes com a decoração ou com a disposição dos móveis. Por isso, muitas pessoas estão mudando constantemente os seus lares. Com a pandemia, estamos passando mais tempo em casa do que antes, o que pode nos deixar ainda mais incomodadas com algumas coisas “fora do lugar”.

Em alguns casos, não podemos mudar o que nos incomoda, porque pode ser caro, ou às vezes porque moramos em um apartamento alugado e não podemos fazer grandes mudanças. De acordo com um vídeo de TikTok da designer de interiores, Brie Turton, algumas escolhas de design podem ajudar na sua saúde mental, e hoje, nós viemos falar um pouco sobre elas e te ajudar a trazer aquele toque acolhedor e wellness para dentro do seu lar - e sem gastar muito ou precisar recorrer aquelas obras intermináveis.

_linhas curvas, esferas e cantos suaves

Shannon Claire - 2021 - saúde mental - curvas - decoração - https://stealthelook.com.br
Foto: Shannon Claire (Reprodução/Instagram)

Ao invés de linhas retas e sólidas, tente apostar em algo com curvas. “Em 2020, a autoridade global em tendências de consumo e design, WGSN, reportou que linhas curvas, esferas e cantos mais suaves eram sinônimos de calma”, disse Brie Turton em um de seus vídeos no TikTok.

_iluminação e sinais sensoriais

Kleidermaedchen - 2021 - saúde mental - baixa iluminação - luz baixa - https://stealthelook.com.br
Foto: Kleidermaedchen (Reprodução/Pinterest)

Com os dias e noites emendando uns nos outros e misturando os limites entre trabalho e vida pessoal, precisamos controlar as luzes para separar essas duas áreas de nossas vidas. De acordo com Turton: “podemos treinar nosso cérebro para reagir às mudanças de iluminação dentro de casa”. A designer recomenda usar iluminação direta e clara até terminar o expediente, e quando estiver próximo do horário de encerramento, desligar estas luzes e ligar a iluminação ambiente mais baixa, como abajures.

_flores e plantas

Janea Brown - 2021 - saúde mental - flores - decoração - https://stealthelook.com.br
Foto: Janea Brown (Reprodução/Pinterest)

De acordo com a designer de interiores, uma explosão de cores e frescores das flores pode ajudar com sua saúde mental, uma vez que são um sinal de vida, trazendo um up para qualquer ambiente. O mesmo vale para fruteiras e outras plantas.

_aromas

Shannon Claire - 2021 - saúde mental - aromas - decoração - https://stealthelook.com.br
Foto: Shannon Claire (Reprodução/Instagram)

Nosso olfato é um sentido poderoso que pode nos trazer memórias. Para Brie Turton, “o cheiro é o sentido mais forte em relação a nos trazer memórias”. Achar aromas que te lembrem alguns momentos de alegria no passado, como festas de fim de ano com a família, ou outros momentos importantes na sua vida, podem ajudar bastante também.

_cores e emoções

Anita Yokota - 2021 - saúde mental - cores - decoração - https://stealthelook.com.br
Foto: Anita Yokota (Reprodução/Pinterest)

É importante usarmos as cores certas nos ambientes, já que elas nos trazem sensações diferentes a depender do que precisamos. Cores quentes como vermelho, laranja e amarelo podem nos dar mais energia, usar essas cores em ambientes como seu quarto pode não ser a melhor escolha, pois pode causar ansiedade. Já cores frias como azul, verde e roxo tem exatamente o papel contrário, podendo passar a sensação de relaxamento.

Agora que você já sabe de pequenos detalhes na sua casa que podem te ajudar com sua saúde mental, que tal aplicar algumas destas técnicas para te ajudar, se você estiver precisando?

Deixe um Comentário
Você também vai gostar