Addio, Milano! Hoje (25) marca o penúltimo dia da Semana de Moda de Milão, que trouxe um panorama interessante e diversificado das tendências para o outono de 2024. Entre os desfiles que agitaram as passarelas da capital italiana da moda, destacam-se marcas como Gucci, Versace, Bottega Veneta, Ferragamo e muitas outras, cada uma sob a direção criativa de nomes como Beate Karlsson, Donatella Versace, Matthieu Blazy e Maximilian Davis.
Desde a proposta ousada da AVAVAV até a elegância minimalista da Bottega Veneta, a semana foi marcada por uma enorme variedade de estilos, abordando temas que vão desde a nostalgia até a celebração da liberdade e da expressão criativa. Com desfiles que desafiaram as convenções e lançaram novas perspectivas sobre a moda contemporânea, a Semana de Moda de Milão mais uma vez reafirmou sua posição como um dos eventos mais aguardados e influentes do calendário fashion mundial e abaixo, te contamos mais sobre o highlights dos últimos dias. Vem ler mais!
Sabato De Sarno trouxe para o seu inverno o que nós já esperávamos: a confirmação do seu legado para a nova Gucci. Suas peças são minis, o brilho está presente, e a transparência também marca presença. Todas elas mostram qual é a visão do estilista para a grife italiana: sexy, sensual e comercial. De Sarno declarou que não pensa em temas para suas coleções, mas sim em roupas que são indiscutivelmente bem-feitas e despertam um certo desejo em nós. Mas será que isso é suficiente para manter o hype? Alguns acreditam que, apesar de transmitir a personalidade do diretor criativo, ainda falta algo ali.
A mulher Prada está cada vez mais cosmopolita, elegante e, ao mesmo tempo, despojada. Ela está acompanhando as tendências atuais, mas também é fiel ao seu estilo e à sua história. Ela é tudo! Ela é o momento! Miuccia e Simons trouxeram um pouco dos laços para as passarelas e também brincaram com jaquetas bomber adornadas com um P (de Por favor, alguém mande uma dessas para a minha casa?) com o ano de fundação da Prada, 1913, costurado nos braços.
Além disso, os suéteres coloridos, chapéus similares a quepes e vestidos à la anos 50 também apareceram, mostrando que os diretores estão atentos ao que é desejável e à história da casa.
Glenn Martens continua sacudindo a Diesel, sem dúvida. O estilista belga segue brincando com inovações, tecidos, recortes e estampas, conquistando o público jovem da marca. Com aquele "quê" de parece, mas não é, o casaco todo felpudo, que parece pelo, mas na verdade é jeans, conquistou a todos e viralizou nas redes sociais, algo em que Martens é expert. Ele ainda teve fôlego para brincar com mix de estampas, incluindo a oncinha, um pouco de minis e até mesmo saias e vestidos mais longos, trazendo um ar "comportado" à marca, que ainda é fielmente sexy.
Giuliano Calza apresentou sua coleção outono 2024 para a GCDS, intitulada "Toys for Adults", oferecendo uma visão mais introspectiva da moda pop. Inspirado pela nostalgia de sua infância, Calza combinou elementos de sua juventude, como brinquedos e filmes de terror, para criar uma coleção sofisticada e sensual. Entre eles, detalhes de brinquedos, como a Hello Kitty, adornavam ternos e vestidos, enquanto o icônico boneco Chucky inspirava acessórios, como bolsas e joias.
Calza demonstrou sua habilidade em equilibrar elementos contrastantes, como a combinação de pelúcia Lurex com silhuetas estruturadas, oferecendo uma abordagem inusitada e divertida da cultura pop. A GCDS, não é mais uma criança, ela está na fase rebelde, pronta para chacoalhar as ruas.
Analisar e assistir aos desfiles da AVAVAV é sempre muito interessante. Depois de surpreender com a quebra de paradigmas, exibindo looks incompletos e quebrando saltos, Beate Karlsson mais uma vez causou impacto ao pedir para que os convidados atirassem lixo nos modelos enquanto desfilavam. A mensagem por trás dessa ação pode ser interpretada de várias maneiras, mas parece evidente que a intenção da diretora criativa era expor como o ódio gratuito nas redes sociais está se tornando cada vez mais desenfreado. Ao final da coleção, uma mensagem surgiu no telão: "Thank you for your feedback", exibindo comentários pouco amigáveis feitos nas redes sociais.
Fica claro que nada jamais estará perfeito. O lixo simboliza os comentários negativos que rodeiam as marcas, incluindo a AVAVAV, quando, na desculpa de estarem na internet, as pessoas sentem-se à vontade para criticar livremente. Este é mais um desfile de Karlsson que mergulha no cerne do nosso cotidiano, quer gostemos ou não. Por isso é polêmico, e por isso é tão genial de se assistir.
Meio punk, meio Wandinha, quem é a Versace no inverno 2024? Um pouco de tudo, eu diria. Abandonando os tons pastel vistos no desfile de primavera/verão do ano passado, desta vez o clima é de vermelho escuro. Embora o tweed tenha sido introduzido para adicionar um toque sofisticado à produção, alguns clássicos vestidos sensuais, peças de couro e cores com uma vibe mais sombria foram responsáveis por criar a atmosfera "Julia Fox" no desfile de Donatella.
Matthieu Blazy voltou-se para o cotidiano nesta temporada, buscando criar roupas que refletissem a vida diária. A coleção, embora prática, destacou-se por volumes únicos e detalhes impressionantes. Os vestidos elegantes apresentavam fechos assimétricos e acabamentos refinados, como franjas e tecidos desfiados. Blazy incorporou técnicas inovadoras, como impressões de "memória" e estampas "futuristas" sutis.
Maximilian Davis trouxe uma nova energia para Ferragamo, expressando liberdade criativa e buscando atrair um público mais jovem. Para o outono, ele mergulhou na década de fundação da casa, inspirando-se na celebração da liberdade dos anos 1920. A coleção começou com tons de verde-oliva e peças de lã e caxemira, evocando uma estética minimamente militar. Depois de quatro coleções, é possível ver a marca italiana caminhando para um novo sucesso, estamos ansiosos para ver o que mais vem por aí.