Seria a “no makeup” makeup o novo padrão de beleza?

por Inaê Ribeiro

De Nova York à Paris Fashion Week, não importa qual temporada seja, nós temos a certeza de que iremos encontrar alguma - ou várias - marcas apostando no famoso estilo “no makeup” makeup, ou seja, aquela maquiagem que fazemos para parecer que não estamos utilizando maquiagem nenhuma. Já faz alguns anos que a tendência aparece nas principais passarelas, e se no começo isso era animador, hoje nos perguntamos o que aconteceu com a beleza dos desfiles de moda. Para onde foi aquele nosso apreço e desejo pela cor de batom que cruzava a passarela?

O desejo por parte dos consumidores ainda existe, tanto que hoje é comum ver as amantes do mundo beauty revelando em redes sociais o fato de não aguentarem mais ver a make nadinha. Pessoalmente, eu compartilho desse pensamento, afinal, era mais animador fazer report de tendências quando encontrávamos um olho poderoso ou uma cor de esmalte que tinha tudo para ser o novo objeto de desejo.

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Foto: Hermés Spring Summer 2024 (Reprodução/ Vogue Runway)


era mais animador fazer report de tendências quando encontrava um olho poderoso ou uma cor de esmalte que tinha tudo para ser o novo objeto de desejo.

Mas o que há por trás da tendência “no makeup” makeup? Se hoje grandes marcas como Dior, Chanel, Prada e YSL possuem suas linhas de beleza próprias, o que as faz não linkar os momentos e aproveitar os holofotes da semana de moda para lançar um novo produto? Durante uma entrevista à Dazed Magazine, o maquiador da Dior, Peter Philips, foi questionado se ele sentia que as makes de backstage haviam se tornado um pouco mais limitadas criativamente e ele afirmou que dependia do designer. “Agora, por exemplo, com a Maria Grazia, não sinto que tenho liberdade criativa, mas, por outro lado, também não me sinto limitado porque existe uma relação de confiança entre a Maria Grazia, o Guido Palau e eu”, contou o maquiador acrescentando que a sua missão era garantir que a visão de Maria Grazia seja completada através da maquiagem.

O que levaria então um designer a abandonar as diversas tendências de beleza e apostar apenas no visual que alude à falta de maquiagem? É inegável o poder das mídias sociais nesse processo de “desimportância” da beleza das passarelas, já que hoje basta que alguma influenciadora poste uma foto com certo estilo de maquiagem e uma legenda de nome fofo para que um visual seja declaro tendência e se torne a nova obsessão - alô, Hailey Bieber e a strawberry makeup.

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Foto: Christian Dior Spring Summer 2017 (Kristy Sparow/Getty Images)

A Laís, do portal Cherry Gloss, revelou que é exatamente esse o seu entendimento. Hoje, são as redes sociais e o dia a dia quem influenciam as passarelas e não ao contrário, como foi há muitos anos. “Para mim, há 20 anos atrás a gente tinha as passarelas demonstrando as belezas criadas por maquiadores renomados e eram essas as belezas que ditavam tendência do que seria trend de maquiagem e penteado na próxima estação, mas hoje em dia tudo mudou. Com o advento das redes sociais, a ordem se inverteu”, continua a jornalista.

“Ao invés de serem as passarelas que ditam as tendências e as pessoas copiam, agora são as redes sociais quem as criam e os desfiles se inspiram no que bomba, porque se tá ali já é algo aceito, que as pessoas já estão acostumadas e gostam. E é exatamente isso que aconteceu com o sucesso da maquiagem naturalzinha, de pele com pouca cobertura, nada muito impactante, trabalhado ou até mesmo criativo, um visual que já tem feito muito sucesso nas redes sociais. Eu acredito que esse foi o motivo da estética natural estar tão presente nas passarelas, elas refletem o gosto popular”, afirmou. 

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Foto: Prada Spring Summer 2024 (Reprodução/ Vogue Runway)

Por outro lado, podemos fazer questionamentos ainda mais profundos. Se antes ficávamos ansiosas para usar o esmalte verde menta desfilado pela Chanel em 2009, onde todo mundo criou misturinhas para chegar na cor - e as marcas entendiam esse poder, afinal, alguns meses após o desfile a grife francesa anunciou o lançamento do produto que virou febre -, o que traz hoje a mudança no cenário?

A moda, além de ser uma forma de expressão, possui um histórico de gerar um desejo e é impossível negar o seu papel nos padrões de beleza. Seria então a tendência da maquiagem natural mais uma forma de gerar um novo padrão de beleza? Afinal, a tão famosa make nada, na verdade, precisa de uma boa construção de pele, e mais do que isso, gera uma necessidade ainda maior de a cútis estar impecável, afinal, os visuais clean que vemos são em dermes sem marcas ou manchas.

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Foto: Kylie Jenner (Reprodução/ Instagram)

É claro que é mais fácil para um modelo, atriz renomada ou até quem sabe para uma Kylie Jenner, apostar no visual tendência, já que mesmo após anos criando diversos padrões de beleza e fazendo parte de uma família que claramente passou por vários procedimentos estéticos, essas pessoas possuem acesso aos melhores produtos de skincare, a médicos e alimentos selecionados a dedo. Mas e nós que não temos acesso a tudo isso, lidamos com acne e textura real de pele, mas ainda assim somos influenciadas? 

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Foto: Pamela Anderson na PFW (Reprodução/ Getty Images)

Ao mesmo tempo em que essa vertente de maquiagem é tendência, ainda vemos manchetes surpresas quando celebridades aparecem realmente sem make. Vide Alicia Keys e toda a repercussão quando ela anunciou que não usaria mais nenhum produto que não fosse essencial, ou, ainda mais recente, Pamela Anderson na Paris Fashion Week. Pois sim, enquanto modelos de grandes marcas desfilam a sua maquiagem perfeita e super natural, a atriz era fotografada e lidava com perguntas nos tapetes vermelhos do porquê ela estava frequentando um desfile sem maquiagem. Chega a ser irônico, né?

No fim, a “no makeup” makeup gerou um aumento nas vendas e busca por produtos de skincare, afinal, descobrir qual é a cor do batom ou a do esmalte tornou-se algo fácil de ser feito, mas ter a pele perfeita, que permite que você utilize pouca maquiagem não é assim tão simples. 

E você, o que acha dessa tendência? É fã da maquiagem simples ou das mais trabalhadas? Vamos conversar!

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