Por Gabriela Rezende
Depois de ter ficado de fora da última semana de alta-costura por conta das polêmicas, a Balenciaga retornou com uma coleção um tanto quanto monótona, sem muita inovação e quase como um pedido de desculpas. Apesar de trazer muito da essência da marca e referenciar Cristobal Balenciaga, Demna parece estar com medo de se envolver em novas polêmicas, e deixou de lado o apelo inovador e “fora da caixinha” que vinha explorando antes das problemáticas que enfrentou ano passado.
Talvez como uma forma de se reposicionar no mercado e buscar por transparência, mesmo que não seja a cara da alta-costura, a marca lançou um site onde lista os valores de cada peça, exemplificando técnicas, materiais e detalhes da produção, basicamente como uma ficha técnica do desfile. Como essa parka vermelha de algodão, que foi inspirada em uma em uma jaqueta couture de Cristobal, produzida com uma técnica de selagem quente nas costuras, tela de alfaiataria interna, forro de lã de seda e caxemira, que custa 25 mil euros.
Desfilada novamente no ateliê original do estilista espanhol, a questão que fica é: será que a marca realmente está preocupada em trazer algo novo e se reinventar? E quais seriam as atitudes ideais para deixar esse passado obscuro para trás?