Basta uma visita nas redes sociais para encontrarmos diversos tutoriais que envolvam o lápis labial. Trends como lip combo e ombré lips trouxeram o produto de volta para os holofotes, fazendo ele se tornar um verdadeiro fenômeno.
Só no TikTok, a hashtag #lipliner soma mais de 136 mil posts com tutoriais e resenhas mostrando como o lápis labial pode ser um item versátil, fazendo dele agora um item indispensável em qualquer nécessaire. Claro que esse sucesso nas redes refletiu no mercado. Com o aumento da demanda, várias marcas começaram a investir em lançamentos cada vez mais inovadores para atender aos diversos gostos. Mas você sabe a sua história e as maneiras de uso? Abaixo te contamos mais sobre esse produto que (re)conquistou a internet.
a história do lápis labial
Apesar do sucesso atual, a verdade é que esse não é o primeiro momento de fama do lápis labial. Segundo Lisa Eldridge, maquiadora e fundadora de sua marca homônima, a nossa obsessão pelos lábios começou com os talkies e fanzines de Hollywood, mas, naquela época, o produto era um item exclusivo para as produções cinematográficas. “Das décadas de 1950 e 1960 em diante, ele ganhou mais força”, relatou a maquiadora.
No início, era preciso ter acesso ao produto e, mais do que isso, treinamento em técnica, mas tudo mudou quando a M.A.C lançou uma linha de lápis de lábios nos anos 1990. E por falar nessa era, é impossível não citar que foram as mulheres negras as grandes responsáveis pela popularização dos lábios delineados.
Leia mais: Tudo sobre o batom da Isamaya que viralizou
A combinação do delineado escuro e gloss transparente foi liderada por mulheres negras, cantoras do hip-hop, além das latinas. Mas obviamente, na época, a indústria da beleza não pensava nessas pessoas, então era preciso inovar e misturar bases ou até mesmo utilizar delineador e lápis de sobrancelha para preencher os lábios que estavam completos com o uso de um gloss.
mas afinal, para que serve o lápis labial?
O lápis labial é utilizado para definir e realçar o contorno dos lábios. Além disso, ele cria um acabamento perfeito para aplicação do batom. O produto serve como uma base que aumenta a durabilidade do item mais comum nos nécessaires e ainda impede que ele escorra, mas, claro, você pode usá-lo sozinho também, como algo para substituir o batom.
Hoje, uma das formas de uso mais amadas é para delinear os lábios, seja valorizando o formato da sua boca ou até mesmo criando novas linhas e formas. Com sua variedade de tons semelhantes à tonalidade dos lábios, há quem ame fazer um lifting labial, levantando os cantos ou apenas dando equilíbrio entre o lábio superior e o inferior. Mas com certeza, o efeito favorito é o de criar a ilusão de boca mais cheia.
Leia mais: As cores de batom mais clássicas de todos os tempos
Entretanto, não se amarre a essas recomendações, pois é mais sobre olhar para seus lábios e entender o que funciona para o seu rosto e desejos. É sobre aproveitar a diversidade de tons e criar novas formas ou reproduzir o visual dos 1990 em que o traço era super escuro e o centro claro.
o lápis labial hoje
Se o interessante do lápis labial é ter uma cor que combina com o seu lábio natural, é essencial que o produto possua uma variedade de cartela de cores. Felizmente, a indústria avançou e o lápis labial ganhou ainda mais versatilidade.
Pensando no mercado, é impossível falar do item sem citar a marca da Kylie Jenner, Kylie Cosmetics, que anos atrás lançou o seu kit de batom e lápis labial. Hoje, a marca possui uma nova versão do item, o Precision Pout Lip Liner, de longa duração, que permite esfumar e misturar suas oito tonalidades.
Já a marca brasileira Bruna Tavares possui a BT LipShape, uma lapiseira labial que dispensa o uso do apontador e está disponível em 10 tons, permitindo que cada pessoa encontre a tonalidade perfeita para seus lábios.
Na semana passada, foi a vez da Fenty Beauty lançar sua versão do produto: o Trace'd Out Pencil Lip Liner. Com uma ponta cremosa e duração de mais de 8 horas, ele está disponível em 10 tonalidades diferentes. Mas se a intenção é por lábios mais volumosos, vale testar o Lip Injection Extreme Lip Shaper da Too Faced, com tecnologia de volumização que garante preenchimento instantâneo e de longo prazo.
Além dessas marcas, várias outras também estão investindo no produto, cada uma trazendo a sua inovação e cartela de cores.
A diversidade de acabamentos e texturas atende aos diferentes gostos, e agora mulheres negras conseguem encontrar o tom ideal para seus lábios, sem precisar usar delineador ou lápis de olhos. Afinal, ter um lápis que combina com a cor natural dos seus lábios é a maneira mais rápida de conseguir uma boca mais volumosa.
Leia mais: Testei o batom da MAC que promete 24 horas de duração
como escolher a sua cor
Agora que você já conhece a história do lápis labial e algumas versões disponíveis, é hora de aprender como escolher a sua cor. Você pode optar por um lápis vermelho, ideal para usar com batom do mesmo tom, ou escolher um mais escuro para um visual dos anos 90. Se o seu desejo é trazer volume e forma à boca, a dica é escolher um lápis exatamente do tom da sua pele ou dois tons mais escuros e frios que a sua boca. A tonalidade mais escura ajuda a criar dimensão e traz o tão desejado volume.
E aí, você já se rendeu ao item viral?